Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

5 dicas para fazer seu filho cooperar com a arrumação

Tags:,

bagunça

Brincar e limpar podem combinar! Brincou? Tem que guardar! Mas como ensinar isso para a criança? A partir de que idade podemos começar a envolvê-la na organização dos brinquedos? Reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar!

Bagunça

Tem coisa pior que pisar numa pecinhas dessas?

Organização em primeiro lugar!

Uma coisa que percebi quando meu filho começou a falar é que muitas vezes, quando ele virava a caixa de brinquedos no chão, fazendo aquela bagunça que deixa qualquer mãe louca, ele estava apenas procurando determinado brinquedo!

Quando percebi isso, comecei a ensiná-lo a perguntar pelo brinquedo e a procurar revirando a caixa com as mãozinhas, sem ter que virar tudo. Mas isso não bastou! Minha parte foi setorizar e organizar os brinquedos dele para facilitar as buscas.

caixas organizadoras com brinquedos

Cada tipo de brinquedo em uma caixa diferente. As caixas transparente para a criança identificar o conteúdo.

Dicas para envolver a criança na arrumação

Não adianta brigar! Arrumar bagunça é entediante mesmo, até para a gente, imagine para as crianças?! Afinal, elas ainda não têm a mesma noção de organização de uma adulto. E não tem como correr, você vai ter que participar desse momento.

Pare a brincadeira antes da hora crítica: cansaço, sono, fome! Crie uma música e faça da arrumação um momento divertido. Meu filho, por exemplo, adora “apostar corrida” comigo, para ver quem consegue guardar mais rápido (ele com uma caixa e eu outra).

Mesmo crianças pequenas podem ajudar a arrumar, é uma oportunidade de dar ao seu filho uma noção de como contribuir com a família  e o ajudará a ser mais responsável.

Enfim, não deixe a bagunça virar um obstáculo para a brincadeira! Confira nossas dicas para evitar a desorganização e conseguir a cooperação do seu filho quando ela for inevitável:

 

Luciana Vinagre

Luciana Vinagre

Pedagoga e mãe canguru. Tem paixão pelo mundo infantil e descobriu a sua verdadeira vocação na maternidade. Ama fazer tudo com a família.
Luciana Vinagre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *