Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

6 maneiras de evitar que seu filho fique doente

Tags:, ,

image

Pergunte a 10 mães o que elas mais querem na vida e as 10 responderão: “Que tenham saúde!”. E não é para menos, é terrível ver nossos filhos doentes. Quando atendo meus pequenos pacientes no meu consultório, vejo também o sofrimento das mães, que algumas vezes é até maior que o das crianças.

E tem como evitar isso? Tem sim! Algumas medidas podem ser feitas na rotina da sua casa:

  • 1.Lavar as narinas das crianças com soro fisiológico. Essa é uma medida simples e que deve ser feita diariamente, mesmo quando a criança não tem nada. E deve ser feita várias vezes ao dia, especialmente depois da criança ter ficado em ambiente fechado, com ar condicionado, tapete, bichos de pelúcia e pessoas doentes.
  • 2.Limpar diariamente os brinquedos de plástico do banho das crianças. Vimos nesse post como fungos e bactérias se acumulam dentro dos brinquedos e causam diarréia e dermatite.
  • 3.Evitar o açúcar na alimentação dos pequenos. O açúcar é lesivo para os dentes, e as infecções dentárias podem causar outras doenças. Além disso, há muitos outros danos que o açúcar causa no nosso organismo, como falamos nesse post. Não precisa priva-los de tudo, mas fazer bolo, biscoitos e sorvetes caseiros é uma opção muito melhor do que comprar os industrializados, que são cheios de açúcar, sódio e conservantes. Quer receitas? Que tal esse bolo de banana integral reduzido em açúcar?
  • 4.Pegar sol. A vitamina D, produzida pelo nosso organismo quando nos expomos ao sol, tem importante efeito na imunidade, como vimos nesse post de 7 hábitos para fortalecer a imunidade do seu filho.
  • 5.Beber água. A água é fundamental para o funcionamento do nosso corpo e para a eliminação das toxinas.
  • 6.Evitar o consumo de alimentos com agrotóxicos. Essa é uma luta trabalhosa, mas é importante. Vários estudos associam pesticidas a intoxicações e desenvolvimento de múltiplas doenças, que atingem o sistema nervoso, reprodutivo, hematológico… várias associações com câncer e doenças psiquiátricas. Vimos nesse post o efeito dos agrotóxicos no corpo.

 

 

Dra luciana novellino pereira

Dra Luciana Novellino Pereira. Médica otorrinolaringologista. Tel: 21 2512-6870, 3369-8600.

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *