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7 motivos (comprovados pela ciência) para beber mais água

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Assim como nosso planeta, somos predominantemente água. A desidratação interfere com inúmeras condições necessárias para o adequado funcionamento do organismo. Geralmente é recomendada a ingestão de 2 – 3L de água por dia.

Selecionamos 7 motivos principais para você não deixar de beber água:

 

1.  Beber água é bom para o cérebro

Seu cérebro é fortemente influenciado pelo estado de hidratação. Mesmo a desidratação leve pode prejudicar a função cerebral. Estudos demonstram alterações no humor, memória, concentração e aumento de dor de cabeça, ansiedade e fadiga em pessoas com desidratação leve.

 

2.   Beber água melhora o desempenho físico

Nossos músculos são 80% água. A desidratação pode levar à alteração do controle da temperatura corporal, redução da motivação, aumento da fadiga e a sensação de que fazer o exercício seja muito mais difícil, tanto física como mentalmente.

 

3.   Beber água é bom contra dores de cabeça

A desidratação pode desencadear dores de cabeça e enxaquecas em alguns indivíduos. Dependendo do tipo de dor, vários estudos têm demonstrado que a água pode aliviar dores de cabeça naqueles que estão desidratados.

 

4.   Beber água melhora a imunidade

A Imunoglobulina A (IgA) é a imunoglobulina de maior importância na defesa das mucosas dos aparelhos digestivo, respiratório e urinário, onde exerce efeito antibacteriano, antiviral e antiparasitário. Na desidratação ocorre redução da saliva, lágrimas (que normalmente drenam para cavidade nasal e protegem contra infecções), urina e hidratação das mucosas e, consequentemente, redução da ação da IgA.

Além disso, a desidratação interfere na fluidez do sangue, que vai interferir no transporte de nutrientes e oxigênio e na atividade adequada das células e, consequentemente na resposta imunológica.

 

5.   Beber água reduz a constipação

A famosa prisão de ventre é uma condição comum. O Aumento da ingestão de líquidos é muitas vezes recomendado como parte do protocolo de tratamento. O baixo consumo de água é um fator de risco para constipação em indivíduos jovens e idosos.

 

6.   Beber água previne e trata pedras nos rins

As temidas cólicas renais são geralmente causadas por aglomerados de cristal mineral que se formam no sistema urinário. As mais comuns são as “pedras” nos rins. Maior ingestão de líquidos aumenta o volume de urina passando pelos rins, o que dilui a concentração de minerais, por isso eles são menos propensos a cristalizar e formar aglomerados.

 

7.   Beber água ajuda a perder peso

Beber bastante água pode aumentar a saciedade e aumentar seu metabolismo. Enganar a fome fica muito mais fácil quando a água é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e ajudam a aumentar a saciedade.

 

Referências:

Mild dehydration affects mood in healthy young women. J Nutr. 2012

Mild dehydration impairs cognitive performance and mood of men. Br J Nutr. 2011

Water, Hydration and Health Nutr Rev. 2010 Aug; 68(8): 439–458

Fluid replacement following dehydration reduces oxidative stress during recovery Biochem Biophys Res Commun. 2009

Water-deprivation headache: a new headache with two variants. Headache. 2004 Jan;44(1):79-83

Imunoglobulina ASalivar (IgA-s) e Exercício: Relevância do Controle em Atletas e Implicações Metodológicas – Rev Bras Med Esporte – Vol. 15, No 6 – Nov/Dez, 2009

Diarréia na criança: Conduta – Gastroenterologia Pediátrica – Hospital Infantil Joana de Gusmão Florianópolis – SC

Association between dietary fiber, water and magnesium intake and functional constipation among young Japanese women. European Journal of Clinical Nutrition (2007) 61, 616–622.

Water for preventing urinary stones Cochrane Database of Systematic Reviews 13 June 2012 Acesso:

Acute effect of oatmeal on subjective measures of appetite and satiety compared to a ready-to-eat breakfast cereal: a randomized crossover trial. J Am Coll Nutr. 2013;32(4):272-9.

Water-induced thermogenesis. J Clin Endocrinol Metab. 2003 Dec;88(12):6015

Carla Torres

Médica (Universidade Federal Fluminense – 2004) e mãe. Atua nas duas funções em tempo quase integral e é apaixonada pelo que faz.

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