Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

A criança que ronca

image

Uma criança que ronca durante o sono tem algo que dificulta sua respiração. Pode ser algo simples, como um resfriado, ou algo mais sério. Vamos falar o quê você precisa saber para tomar os devidos cuidados nesses casos.

Quais as causas para o ronco?

São várias:

  • resfriado
  • rinite alérgica (falamos sobre ela aqui)
  • desvio de septo
  • corpo estranho nas narinas (a criança introduz algum objeto)
  • adenóide aumentada
  • amígdala aumentada
  • outras mais raras, como cistos e pólipos

 

Como diferenciar?

Leve seu filho a um pediatra e a um otorrinolaringologista para uma avaliação especializada. Sozinha é difícil diferenciar.

 

Tem outros sintomas além do ronco?

Uma criança que tem dificuldade para respirar à noite e roncos não consegue ter um sono de qualidade. Por isso, pode apresentar irritação durante o dia, dor de cabeça, dificuldade para dormir durante o dia e dores de garganta freqüentes.

 

O quê posso fazer se meu filho roncar e tiver dificuldade para dormir?

Você pode lavar as narinas dele com soro fisiológico, aspirar suas narinas se tiver secreção, fazer nebulização com soro fisiológico. Em seguida marque uma consulta. Se você achar que ele está respirando com dificuldade, leve-o imediatamente à emergência.

 

Como suspeitar de um corpo estranho na narina do meu filho?

Já atendi muitas crianças com essa história, que é decorrente da curiosidade e inocência próprias da idade. Pode ser um pedaço de esponja, milho, feijão e até um parafuso!! As criança começa a ter uma secreção amarela ou verde em um lado só da narina, fica com mau-cheiro e pode ter dor no local. Não tente remover nada sozinho, é uma região com muitos vasos e muito delicada.

Como é o tratamento do ronco na criança?

Depende do caso. Pode ser  um tratamento da alergia, ou pode chegar até a cirurgia.

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

2 respostas para “A criança que ronca”

  1. Luciana Novellino disse:

    Álvaro, pelo que você relatou é muito importante levar seu filho numa consulta com otorrinolaringologista.

  2. Álvaro disse:

    Meu filho é autista e ele não assoa o nariz e de uns dias pra cá vem tendo dificuldade para respirar na hora de dormir, até consegue dormir, mais eu não, fico ouvindo ele respirar e é bem parecido com a apneia de adultos. Pq ele respira e demora um segundo pra soltar a respiração…fico muito preocupado por ser um menino especial, o que posso fazer , já colocamos aquele negócio no nariz dele, estilo naridrin, mais não adiantou muito, opiniões, por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *