Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Adenóide e o sono das crianças

Tags:, ,

O sono das crianças pode estar agitado por vários motivos. Um deles é o aumento da adenóide, que em muitos casos dificulta a respiração, a alimentação e as atividades dos pequenos. Entenda a relação entre a adenóide e o sono das crianças neste texto.

 

O quê é adenóide?

É um tecido linfóide, parecido com o dos gânglios que possuímos pelo corpo. É localizada no fundo do nariz, na parte superior da garganta, e fica bem próximo das tubas auditivas (que ligam o nariz aos ouvidos). Juntamente com as amígdalas, forma o Anel Linfático de Waldeyer, que pode estar aumentado nas crianças, e geralmente regride durante a infância, sendo raramente observada no adulto. O ar que respiramos passa pelas adenóides, por isso a respiração pode ficar prejudicada quando há um aumento da adenóide.

 

A adenóide tem alguma função?

Sim, seu papel é estimular a resposta imune.

 

Posso ver a adenóide do meu filho?

Não é possível ver sem equipamento específico. Muita gente pensa que as adenóides são essas “bolinhas” que vemos dentro das narinas, mas não são (na verdade essas “bolinhas” são os cornetos inferiores).

 

Como saber se a adenóide está aumentada?

O médico otorrinolaringologista avalia o tamanho da adenóide através da radiografia do cavum e através da endoscopia nasal.

 

Quais os problemas que a adenóide pode causar?

Pode haver infecção de repetição (adenoidite), obstrução da respiração, roncos noturnos, deformidade da arcada dentária devido à respiração pela boca, além de otite média serosa e otite média aguda de repetição.

 

Quando é preciso retirar as adenóides através da cirurgia?

Quando há infecções de repetição, otite média serosa, ou quando a respiração da criança está dificultada pela presença das adenóides. Lembrando que após a cirurgia a criança pode continuar tendo roncos por outros motivos, como rinite alérgica, hipertrofia de amígdalas, dentre outras doenças menos comuns.

 

Dra luciana novellino pereira

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

7 respostas para “Adenóide e o sono das crianças”

  1. Malena Costa Xavier disse:

    Meu filho tem 6 anos..Quando durmo com ele, não consigo dormir..Ele ronca, se.movimenta de um lado para o outro na cama, interrompe a respiração..Ele.ja foi encaminhado pra cirurgia de adenoide..O.medico diz que os roncos não são tão graves quanto parecem.. Mas fico muito assustada..Parece que ele vai perder o ar definitivamente..Até a cirurgia não há nada que possa ser feito pra minimizar esses roncos é essa perda respiratória ( nem sei se posso chamar assim)…Beijos!

  2. TALITA VALERIA TRINDADE DE SOUZA GOMES disse:

    Meu filho tem adenoides 40%. Os médicos dizem que ele ainda tem bastante espaço para respirar, que não é um problema. Porém, ele vive com a garganta inflamada, toma sempre antibióticos, dorme mal, é irritado e disperso. Todo este quadro pode ser pelo aumento das adenoides ou outra coisa? Fico em dúvida porque os médicos relatam que é um aumento leve e não precisa tratamento ou cirurgia. Ele tem 3a11m

    • Luciana Novellino disse:

      Oi Talita! Realmente já vi alguns casos como você descreveu, e há outros fatores para as infecções e dificuldades para respirar. Por exemplo, a rinite alérgica, que pode causar grande dificuldade para respiração, secreção que se acumula nas vias respiratórias, aumentando a chance de infecções. A rinite alérgica é um estado inflamatório crônico que facilita as otites, sinusites e amigdalites.

  3. Rachel disse:

    Boa noite!
    Tenho um bebê de 1 ano e 9 meses.
    Suspeito que ele pode ter adenoide grande!
    Ele tem constantes crises alergica ,ronca muito e dorme de boca aberta e não fala muitas coisas (e se fala com dificuldade nas mesmas),durante o sono tem apineia.
    Já levei no otorrino e ele disse que meu filho é muito novo pra pensamos em cirurgia.
    Tem uma certa idade pra poder operar?

    • Luciana Novellino disse:

      Oi Rachel, desculpe a demora. Os sintomas do seu filho podem ser causados pela rinite alérgica, pela adenóide aumentada ou pelos dois. Quando há indicação, pode ser feita em bebês da idade do seu filho. Mas muitas vezes o tratamento da rinite ajuda bastante. A questão de não falar deve ser investigada, para verificar o que está atrapalhando o desenvolvimento da linguagem. A idade do seu filho corresponde a um período muito importante para a aquisição da linguagem, procure novamente um otorrino para esclarecer tudo isso. Abraços!

  4. Hebergeur disse:

    Certamente houve uma reducao grande no numero de casos em que se indica cirurgia de amigdalas e adenoide nos ultimos 20 ou 30 anos. Contudo, quando realmente ha indicacao , nossa experiencia e que a cirurgia e uma verdadeira guinada para melhor na vida da crianca. Nao raro as maes usam a expressao “nossa, e outra crianca” apos alguns meses da cirurgia.

    • Luciana Novellino disse:

      Olá Hebergeur. Eu também acho que quando indicada corretamente melhora muito a qualidade de vida dos meus pacientes. Afinal, respirar bem e dormir com uma oxigenação adequada é essencial para o pleno desenvolvimento das crianças.

Deixe uma resposta