Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

5 super alimentos para o cérebro

Tags:, , , , , ,

cérebro

Alimentação boa tem efeitos em toda a saúde. Ainda mais das crianças, que precisam dos alimentos para poder crescer e desenvolver todo seu potencial. Escolhemos 5 alimentos deliciosos, daqueles que tem tudo para agradar a criançada e que ajudam na função cerebral. Conheça nossa lista, para seu filhote ficar ainda mais inteligente!

1 – Ovo

A gema do ovo é riquíssima em colina, essencial para a síntese de acetilcolina, o principal neurotransmissor do cérebro. Escolha preferencialmente ovos enriquecidos em ômega 3 e orgânicos.

2 – Abacate

A gordura do abacate é muito saudável. Além de excelente fonte de energia, ajuda na formação da capa de gordura (conhecida como bainha de mielina) que envolve as células cerebrais, os neurônios.

3 – Mirtilo

Essas deliciosas frutinhas são muito ricas em antioxidantes e eleva os níveis cerebrais de dopamina, um importante neurotransmissor cerebral.

4 – Coco

O coco é rico em um tipo muito específico de gordura: os Triglicerídeos de Cadeia Média. O metabolismo desta gordura gera corpos cetônicos, que podem ser usados pelo cérebro. Estudos mostram benefícios inclusive no cérebro de pacientes com Alzheimer.

5 – Avelã

Essa gostosura é rica em gorduras boas (ácidos graxos monoinsaturados), que são essenciais para a estrutura do sistema nervoso. Além disso, tem Vitamina E, um antioxidante importante no combate aos radicais livres (o cérebro é um grande produtor de radicais livres). A avelã também é rica em vitaminas do complexo B, essenciais ao metabolismo cerebral.

 

Carla Torres

Médica (Universidade Federal Fluminense – 2004) e mãe. Atua nas duas funções em tempo quase integral e é apaixonada pelo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *