Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

A arte contribui para o aprendizado escolar

IMG_6729

As crianças nascem com um grande desejo de explorar o mundo ao seu redor, e dessa curiosidade inata a criatividade se desenvolve. A criança que tem a oportunidade de praticar arte durante seu desenvolvimento ganha no aprendizado escolar.

Segundo Bernadette Duffy, autora do livro “Supporting creativity and imagination in the early years”, a criatividade é parte de cada área do currículo escolar, e todas as áreas de aprendizado têm o potencial de ser experiências criativas, incluindo matemática, literatura, arte, música, etc.

A criatividade e imaginação contribuem para o aprendizado escolar.

Experiências de alta qualidade com arte ou cultura no começo da infância podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades artísticas que serão úteis por toda a vida. Podem contribuir para o aprendizado de todas as disciplinas escolares.

Além disso, atividades com arte e cultura fortalecem o vínculo dos pais com as crianças porque permite o envolvimento de toda a família no aprendizado delas.

Essas experiências fortalecem a autoconfiança, autoestima, habilidades sociais e emocionais, ajudam a quebrar a barreira da língua e diferenças socioculturais, reduzindo os problemas sociais.

A contribuição da arte para todas as áreas de conhecimento:

-aumenta a concentração, persistência nas atividades, capacidade de resolver problemas

-permite a representação de experiências, sentimentos e pensamentos

ajuda a aprender a dividir, interagir e observar

-ensina sobre a cultura da criança e de outras sociedades

-cria um senso de autorespeito e valorização dos outros

-ajuda na compreensão de representações bi e tridimensionais que ajuda as crianças a identificar os padrões de números mais tarde

-os conceitos de tamanho, formato, área vão ser úteis para classificar e identificar os objetos

-oportunidades de falar e ouvir

-habilidade motora fina que será necessária para a escrita

Entre muitas outras… a arte acrescenta tantas habilidades às nossas crianças, que vale a leitura do livro de Bernadette Duffy.

 

 

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *