Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

As crianças de 3 anos e as mentiras

IMG_6007

Na idade entre 3 e 4 anos notei que a  minha filha mentia em algumas situações. Se ela fazia algo inapropriado, se tinha batido no irmão, se tinha comido o chocolate que eu não havia autorizado… Algumas vezes confesso que fiquei chocada com a naturalidade com que ela contava a mentira. O site Babycenter explica bem essa fase, e vou dividir com vocês o que tenho lido.

 

Por que uma criança tão pequena mente??

As crianças nessa fase não conseguem lidar bem com a dor emocional, então se elas fazem algo errado, tipo quebrar um objeto da mamãe, elas ficam com tanta vontade de “desfazer a arte”, que se convencem e tentam convencer os outros de que não fizeram aquilo.

Elas reinventam sua própria realidade ou jogam a culpa em outra pessoa. Não é malícia nem manipulação.

E esse processo se torna automático depois que a criança se convence de que não fez de fato a arte. Quer dizer, ela passa a acreditar que foi o irmão que derrubou o suco no chão. Saber disso é reconfortante, não?

 

O que fazer quando meu filho mente?

A intenção de enganar e a manipulação não acontecem nessa idade. Então é importante tentar não acusar o pequeno, especialmente se ele é realmente culpado. Tente dizer algo tipo “Eu vi você derrubando o suco. Você precisa me falar as coisas como elas acontecem. Vem me ajudar a limpar.” É importante que a criança se sinta à vontade de falar as coisas para você, sem receio de repreensões duras. Acima de tudo, nossos pequenos precisam saber que os amamos apesar de todos os erros.

 

Fonte: Babycenter UK

 

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Uma resposta para “As crianças de 3 anos e as mentiras”

  1. Nossa, muito importante isso né?!

    Bjooos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *