Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Batata-doce. Ela é mesmo tudo isso que andam dizendo?

Tags:,

batata-doce

Atualmente muito se tem dito a respeito da batata-doce, virou sinônimo de boa alimentação. Será que ela é isso tudo mesmo?

Um estudo recente fez uma revisão sistemática dos benefícios da batata doce e concluiu que, além de deliciosa, ela é mesmo tudo de bom e um pouco mais:

  • A batata-doce (ou Ipomoea batatas) é um vegetal extremamente versátil. Usada em várias partes do mundo para o tratamento de diversas doenças, como diabetes, hipertensão, fadiga, artrite reumatoide, diarreia e doenças inflamatórias. Também possui atividade antimicromiana, analgésica, anti-espasmódica, anticoagulante, anti-inflamatória e anticancerígena.

Nutrientes da batata-doce (e o tal frango com batata-doce)

frango com batata-doce

Frango com batata-doce, uma cominação de peso.

A onda fitness do momento é o frango com batata-doce, (acho que passa de onda, e chega à paranoia para alguns). Fato é que a combinação tem mesmo fundamento. A batata-doce é um alimento de alto valor nutritivo, exceto para proteínas (e niacina). É aí que entra o frango. O peito do frango é 34,5% de pura proteína e 100g de frango suprem 56% da necessidade diária de Niacina. Bingo!

Mas quanto à batata-doce: para a maioria das pessoas, fornece mais do que 90% de nutrientes por caloria. É uma importante fonte de carboidratos e vitaminas (provitamina A, B1, B2, B5, B6, C e E) e minerais (potássio e ferro, principalmente). Perfil excelente de alimento para quem executa trabalhos extenuantes (incluindo fazer bagunça o dia inteiro!!).

Frango com batata-doce, uma combinação de peso: a batata-doce é um alimento de alto valor nutritivo, exceto para proteínas e niacina. O peito do frango é 34,5% de pura proteína e 100g de frango suprem 56% da necessidade diária de Niacina.

Efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e imunológicos

 batata-doce 1

Estudos recentes mostram que tem excelente capacidade de aumentar os níveis sanguíneos de Vitamina A, principalmente em crianças; sendo essencial na saúde visual e integridade da pele e mucosas. Também é boa fonte de flavanóides e compostos fenólicos que, juntos com as vitaminas C, E , A e betacaroteno, formam uma potente fonte de combinação natural antioxidante.

A batata-doce mostrou atividade antioxidante 3,2 vezes maior do que a blueberry, aquela frutinha deliciosa, mas que custa bem caro aqui no Brasil.

A batata-doce contém uma proteína especial, usada pela planta como fonte de alimento durante vários estágios do seu crescimento, a glicoproteína SPG-1. Pesquisas na China mostraram que esta proteína tem efeito na imunidade, podendo estimular a atividade dos glóbulos brancos.

As folhas da batata doce são ainda mais nutritivas do que a própria raiz. Sendo rica em proteína bruta, fibra, energia, elementos hidratantes, zinco, manganês, cálcio, potássio e baixo níveis tóxicos.

pão de batata-doceVocê viu nosso post de receitas para imunidade? Tem um pão integral de batata-doce que é excelente!

Engorda muito?

Bom, o ganho de peso vai depender basicamente do balanço energético (quanto você ingere X quanto você gasta). Quanto ao valor calórico, a batata-doce se encontra na média dos alimentos ricos em amido: 100 g de batata-doce equivalem em média a 90 calorias (contra 70 calorias/100 g de outros tipos de batata (Solanum tuberosum).

Mas a batata-doce é mais nutritiva. Como em outras batatas, a energia vem principalmente do amido, um carboidrato complexo e não contém gorduras saturadas. Mas a batata-doce é rica em fibras, anti-oxidantes, vitaminas e minerais

Já viu nosso post Como Recuperar a forma física no pós parto?. 

E para quem tem diabetes? Esse doce vai aumentar muito o açúcar do sangue?

A batata-doce tem uma proporção amilose/amilopectina maior do que comparada com outras batatas. Isto é importante porque a amilose aumenta os níveis de açúcar no sangue de forma mais lenta do que os açúcares simples, por isso é mais saudável, inclusive para pessoas com diabetes.

Então só vou comer batata-doce…

 batata doceCom exceção do leite materno para menores e seis meses, nenhum alimento é completo. E a ingesta excessiva de determinados alimentos sempre traz consigo problemas.

No caso da batata-doce, há quantidades razoáveis de ácido oxálico, um substancia natural que pode cristalizar e formar pedras de oxalato, por exemplo, nos rins. Pessoas que tem histórico de cálculos de oxalato urinário devem evitar o uso frequente da batata-doce e manter boa hidratação para evitar a formação de cálculos (isto serve para todos).

Pessoas que tem histórico de cálculos de oxalato urinário devem evitar o uso frequente da batata-doce e manter boa hidratação para evitar a formação de cálculos

Referências

Carla Torres

Médica (Universidade Federal Fluminense – 2004) e mãe. Atua nas duas funções em tempo quase integral e é apaixonada pelo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *