Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Bebê conforto ou cadeirinha?

post-bebe-conforto-ou-cadeirinha

Hoje em dia sabemos da importância do transporte seguro de bebês e crianças em veículos. Muitas vidas são salvas todos os anos graças a esses dispositivos de retenção.

Mas até quando usar o bebê conforto?

No site do DENATRAN há as seguintes orientações:

  • crianças até 1 ano: usar bebê conforto ou poltrona reversível voltado para a traseira do veículo
  • crianças entre 1 e 4 anos: usar poltronas
  • crianças de 4 a 7 anos e meio: usar assentos de elevação
  • crianças maiores de 7 anos e meio: usar cinto de segurança do carro

As crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação.

Mas especialistas criticam essas normas e preferem que a orientação seja dada baseado no peso e altura da criança. Cada cadeirinha tem um limite de peso e altura, que vem explicado no manual. É fundamental que se respeite esse limite. Por exemplo, um bebê-conforto pode ter o limite de 9 kg, ou de 13kg. Assim, se seu filho atingir esse peso você precisará comprar uma cadeirinha, mesmo que ele ainda não tenha 1 ano. Nesse caso, será preciso uma poltrona reversível virada de costas. Guarde sempre o manual para conferir tudo isso. O recomendado é que se mantenha o bebê de costas o máximo de tempo possível, para que ele tenha maior proteção.

É preciso mudar do bebê conforto para a cadeirinha quando seu filho atingir o peso ou altura limites previstos no manual do fabricante do dispositivo

Quando colocar a cadeirinha virada para frente?

Antes de 1 ano não pode virar o bebê conforto ou a cadeirinha para frente. Depois de 1 ano, você deve virar a cadeirinha para frente quando o peso ou altura do seu filho chegar ao limite mencionado no manual do fabricante. Não tenha pressa, a posição virada de costas protege mais o pescocinho e a cabeça do bebê. Mas quando chegar ao limite de acordo com o manual da cadeirinha, vire a posição.

Lembre-se que o bebê conforto nunca pode ser colocado virado para frente, ele foi projetado para ficar virado para trás.

Cada cadeira tem um limite de peso e altura diferentes. Por isso, antes de comprar procure o manual na internet para conferir todas as especificações. Assim, poderá usar seu dispositivo por mais tempo.

 

Fonte:

http://www.denatran.gov.br/ultimas/20100906_norma_transporte.htm

 

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *