Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Como as crianças superam estresse

Tags:, ,

Resilencia

Essa é uma tradução literal do artigo publicado no site de Harvard “Developing Child”.

Reduzir os efeitos de grandes adversidades no desenvolvimento saudável das crianças é essencial para o progresso e prosperidade de qualquer sociedade. A ciência nos mostra que algumas crianças desenvolvem resiliência (habilidade de superar dificuldades graves), enquanto outras não conseguem. O entendimento de por quê algumas crianças se saem bem apesar de passarem por experiências ruins é crucial, pois pode indicar políticas e programas mais eficientes para ajudar as crianças a atingirem seu máximo potencial.

 

O que é resiliência?

Uma maneira de entender o desenvolvimento de resiliência é visualizar uma balança. Experiências protetoras e habilidades para lidar com os problemas num lado contrabalançam a grande adversidade do outro lado.

A resiliência é evidente quando a saúde e desenvolvimento da saúde evoluem positivamente -mesmo quando muitos fatos negativos pesam do outro lado da balança.

O fator mais comum nas crianças que desenvolvem resiliência é pelo menos uma relação estável e sólida com um parente, cuidador ou outro adulto. Esses relacionamentos garantem o cuidado personalizado e proteção que afastam a criança do dano no seu desenvolvimento.

Essas relações também constroem capacidades fundamentais (como a habilidade de planejar, monitorar e regular o comportamento) que permitem que a criança se adapte à adversidade.

 

Como se forma a resiliência?

Essa combinação de relacionamentos de apoio, construção de habilidades de adaptação e experências positivas é a base da resiliência.

 

Crianças que passam por dificuldades sérias sem grandes danos geralmente têm uma resistência biológica à adversidade e relacionamentos fortes com os adultos importantes de sua família e comunidade.

Resiliência é o resultado de fatores protetores. Nem as características individuais nem o ambiente social isolados garantem desfechos positivos para crianças que passam por períodos longos de grande estresse. É a interação da biologia com o ambiente que constroi a habilidade de uma criança em lidar com adversidade e superar ameaças ao desenvolvimento saudável.

Pesquisas têm mostrado um grupo de fatores que predispõem as crianças a superar graves adversidades. Indivíduos que mostram resiliência em resposta a um tipo de adversidade não necessariamente mostrarão em resposta a outro tipo de estresse. Porém, quando essas influências positivas estão funcionando bem, conseguem “aumentar o peso” na balança com peso positivo e otimizar resiliência em múltiplos contextos.

Esses contrapesos incluem:

1- Relacionamentos de confiança entre a criança e adultos

2- Criar um senso de competência pessoal 

3-  Promover oportunidades de fortalecer as habilidades de adaptação

4- Mobilizar a fé, esperança e tradições culturais

 

Aprender a lidar com dificuldades é crítico para o desenvolvimento de resiliência.

Nem todo estresse é danoso. Há inúmeras oportunidades na vida das crianças para vivenciar o estresse – e com a ajuda de adultos de confiança, esse “estresse positivo” pode promover o crescimento. Com o tempo, vamos nos tornando mais capazes de lidar com os obstáculos da vida, tanto fisicamente quanto mentalmente.

As capacidades que constroem a resiliência podem ser fortalecidas em qualquer idade. O cérebro e outros sistemas biológicos são mais adaptáveis no começo da vida. Porém, nunca é tarde para desenvolver resiliência.

Atividades saudáveis podem aumentar significativamente as chances de um indivíduo se recuperar de uma experiência estressante.

Por exemplo, atividade física regular, técnicas para reduzir o estresse, e programas que ativamente constroem funções de auto-controle podem aumentar as habilidades de adultos e crianças em lidar com e se adaptar às adversidades. Os adultos que fortalecem essas habilidades em si próprios criam um exemplo mais saudável para suas crianças, aumentando dessa forma a resiliência na geração seguinte.

Dra luciana novellino pereira

Dra luciana novellino pereira

Luciana Novellino
Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

Uma resposta para “Como as crianças superam estresse”

Deixe uma resposta