Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Cuidado com o excesso de antialérgicos

Tags:, , ,

image

Com a temperatura mais fria costumam surgir secreção nasal, tosse, espirros… E muitas mães, já acostumadas ao uso de antialérgicos, prontamente dão uma dose “para cortar a tosse”. Mas o que muita gente não sabe é que o medicamento nem sempre é indicado. Cuidado com o excesso de antilalérgicos.

sinusite

Isso mesmo, em alguns casos o antialérgico pode atrapalhar o quadro do paciente.
Por isso, cuidado com o excesso de antialérgicos! Nem todo resfriado deve ser tratado com essa medicação.

Por exemplo, num momento que a criança tenha secreção mais grossa, esverdeada, o antialérgico pode engrossar ainda mais a secreção e contribuir para a evolução para sinusite. Ou até mesmo para otite média aguda. As regiões do nariz, ouvido e garganta são interligadas e mais estreitas na criança. A tuba auditiva, que liga o nariz aos ouvidos, é mais curta e horizontalizada na criança, o que favorece a migração de bactérias do nariz para os ouvidos. Mostramos como é essa região no post sobre dor de ouvido. Por isso qualquer dificuldade na eliminação de secreção pode ser muito ruim. A região respiratória com secreção acumulada vira um ambiente favorável para proliferação de bactérias, aí podem surgir as otites e sinusites.

E para tosse, pode dar antialérgico?

Quando a criança tem tosse, várias  causas podem estar associadas: rinite alérgica, sinusite, bronquite aguda, crise de asma, bronquiolite e até pneumonia. Em alguns desses casos o antialérgico pode piorar o quadro do pequeno paciente. Na dúvida, procure sempre o pediatra e otorrino de suas crianças. Qualquer medicamento só deve ser administrado com prescrição de  um médico.

Você viu nosso post sobre oque fazer quando seu filho tem otite?

amamentacao-e-otite

 

 

 

Dra luciana novellino pereira

Dra luciana novellino pereira

Dra Luciana Novellino Pereira. Medica otorrinolaringologista. Tel: 21 2512-6870, 3369-8600.

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *