Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Dentinhos crescendo, o que fazer para aliviar o incômodo do meu filho?

Tags:, , , ,

Em geral, os primeiros dentinhos de leite começam a surgir em torno dos seis meses de idade (em alguns casos, até antes) e é nessa época que nossos bebês ficam enjoadinhos. Choro e falta de apetite são alguns dos sintomas mais comuns. Quando o dente começa a nascer, a gengiva fica inchada e vermelha causando coceira e, às vezes, dor. Por isso, nesta fase, a criança produz saliva em excesso e tem a necessidade de morder algo. Daí, as tão famosas “mãozinha na boca” e “tudo na boca”.

Mas, o que fazer para aliviar o incômodo do nosso filhinho? Listamos algumas dicas. Confira!

  • Mordedores: eles são excelentes para seu bebê e estão disponíveis no mercado em diferentes tamanhos e formas. Uma dica: coloque os mordedores na geladeira. Geladinhos, eles agem como anestésico aliviando o desconforto.
  •  Gel anestésico: converse com o pediatra de seu bebê e veja qual a melhor opção. Mas, saiba que o efeito é temporário. Ou seja, ele só funciona durante o tempo de ação do anestésico.
  • Analgésico: às vezes o incômodo é tanto que é necessário fazer uso de analgésico via oral. Converse com o pediatra.
  • Massagens: envolva uma gaze, embebida em água filtrada gelada ou soro fisiológico gelado, e faça massagens bem de levinho na gengiva do seu bebê. O procedimento alivia o desconforto dos primeiros dentinhos.
  • Alimentação: dê preferência a alimentos pastosos e frios. Assim, a hora  de comer não se tão torna dolorosa nesta fase.

É importante lembrar que todo e qualquer mordedor ou dedeira deve ser bastante higienizado e opte sempre por produtos BPA Free, além de ser indicado pelo pediatra do seu filhinho. Cada bebê pode se adaptar a um tipo, mas um médico ajuda a identificar o modelo de mordedor mais indicado para cada tipo de rebordo gengival.

Luciana Novellino
Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

Deixe uma resposta