Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Dia das crianças: sua presença é o melhor presente

Tags:,

image

O Dia das Crianças é uma data especial para lembrarmos que todas as crianças precisam ser amadas e valorizadas, que precisam de respeito e dedicação  para desenvolverem  todo o seu potencial.

É um dia para mostrar ao seu filho e a todas as crianças que fazem parte da sua vida que você se importa com elas!

Claro que é um dia de ganhar presentes, afinal brinquedos devem fazer parte da infância. Mas o Dia das Crianças também pode ser uma oportunidade para dar o presente mais precioso que o seu filho pode ganhar: a sua presença.

Estar completamente com o seu filho é ir muito além de uma simples companhia. Significa fazer escolhas sobre como nós gastamos os nossos momentos. E sabemos que as distrações e pressões da vida moderna são muitas…temos que estar atentos para agarrarmos os momentos e não perdermos a infância dos nossos filhos.

image

Muitas vezes ficamos tão presos em nossas obrigações, nossas rotinas, que até dar atenção ao filho passa a ser mais uma “tarefa”. Quantas vezes esperamos que os nossos filhos sejam capazes de se entreter sozinhos, vendo televisão ou no videogame para podermos fazer os nossos trabalhos? 

Você já se sentiu culpado por isso? Você não está sozinho!

Todos nós, pais e mães, gostaríamos de estar mais disponíveis e menos ocupados. Mas, para isso, temos que assumir as nossas responsabilidades e estabelecer o tempo para “estar presente” com os nossos filhos.

Quer saber como? Não existe uma receita pronta pra isso, cada família, cada pai, mãe e filho, conectam-se de forma singular. Mas algumas dicas podem ser úteis para ajudar a encontrar o caminho de estar realmente presente com o seu filho:

Desacelere

Temos vivido uma vida em que somos multitarefa,não é mesmo? Desacelerar significa fazer as coisas num prazo mais longo (e não fazer menos). Não consegue parar de se preocupar com a louça suja? Então, quando seu filho se pendurar nas suas pernas chamando “mamãe, mamãe”, ao invés de dizer que está ocupada demais, abaixe-se e convide-o para ficar por perto e cantar uma música com você, por exemplo.

Desligue o celular, o tablet, a TV

telefones-celulares-proibida_318-9058Reserve um tempo para ouvir e falar, faça perguntas, conte sobre você…Converse.  Apenas a família, sem interferências.

Diminua as suas expectativas sobre manter tudo arrumado em casa

image1

Crianças não têm a mesma noção de organização e limpeza que um adulto. Portanto, não espere que a sua sala fique o tempo todo lindamente arrumada para receber visitas. Seja mais flexível com você mesmo e com a sua família em relação às tarefas domésticas.  mais flexível.

Estar presente não exige muito. Significa apenas fazer escolhas, independente da sua profissão, da sua escolaridade, do seu nível social ou da forma como você vive.

Luciana Vinagre

Luciana Vinagre

Pedagoga e mãe canguru. Tem paixão pelo mundo infantil e descobriu a sua verdadeira vocação na maternidade. Ama fazer tudo com a família.
Luciana Vinagre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *