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Dicas para fazer seu filho dormir melhor: do recém nascido aos 3 anos

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Não há nada que afete mais a família, a mãe principalmente, do que dormir mal no primeiro ano do bebê. Pior ainda quando isso se prolonga por mais anos. Dizem os pais mais experientes que depois que temos filho nunca mais dormimos igual. Mas nesse post vamos explicar porque isso ocorre, quanto é normal dormir para cada fase e dar dicas de como estimular seu filho a dormir melhor.

“Cada bebê tem seu tempo”, você já deve ter ouvido sua mãe falar. E é verdade!  “Adormecer” não é uma coisa tão natural assim! Como quase tudo na vida do bebê, a habilidade de adormecer é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento do sono durante o início da infância. E quanto a isso, não há muito o que se fazer, não adianta ter pressa, pois esse desenvolvimento depende das constantes modificações que vão ocorrendo, de acordo com o grau de maturidade e desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê .

Adormecer não é tão natural assim, é uma importante habilidade a ser desenvolvida durante o início da infância.

 

Mudanças do Sono ao Longo dos Meses

 

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Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, no primeiro mês de vida o sono ocorre em ciclos de 3 a 4 horas contínuas, intercalados por mais ou menos 1 hora de despertar, independente de ser dia ou noite. No final do primeiro mês de vida, os períodos de sono noturno passam a ser mais longos.

Entre a 3ª e 4ª semana de vida, o bebê começa começa a adequar seu ritmo biológico, e fica mais agitado e chorando no final da tarde ou início da noite (entre 17 e 22h). Mudanças estruturais importantes na arquitetura do sono iniciam no terceiro mês de vida.

No 6º mês de vida, os períodos de sono já chegam a 6 horas, geralmente com dois períodos noturnos separados pelo despertar para mamar. A consolidação do sono noturno ocorre gradualmente a partir daí.

Entre 2 e 3 anos, o sono noturno deve estar consolidado, e as sonecas durante o dia tendem a diminuir ou acabar. A dificuldade de separação dos pais se reflete na ansiedade, na dificuldade de dormir e nos medos noturnos, sendo fundamental manter as rotinas para dormir.

Os distúrbios de sono são comuns entre 20% e 30% das crianças entre 2 e 3 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria.

O quadro abaixo resume bem o padrão de sono normal por faixa de idade:

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O que fazer para o bebê dormir melhor?

Sempre escutamos que rotina antes de dormir é importante para o bebê adormecer melhor. E é verdade mesmo, porque sabendo o que vai ocorrer nos minutos seguintes eles ficam mais seguros e relaxados, e consequentemente adormecem mais facilmente. Um estudo feito nesse ano pela Universidade da Virgínia mostrou que a rotina antes de dormir foi relacionada a mais horas de sono em crianças de 3 anos. Outro estudo publicado mostrou que a criança que dorme mais tarde pode ter mais problemas relacionados ao sono. Isso possivelmente é causado pela alteração do controle fisiológico do sono devido a soneca mais longa durante o dia (regulado pelo relógio biológico).

Alguns passos funcionam bem para estabelecer a rotina do sono! Anote aí!

Para os bebês:

  • ligar uma música bem tranquila, como whitenoise, que você pode baixar no celular. Há diversos tipos de música desse tipo, como aquelas com sons de água.
  • fazer uma massagem relaxante antes do banho
  • dar um banho morno antes de dormir

 

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É importante sempre fazer o mesmo ritual todos os dias. Rotina é tudo na vida do bebê!

A partir de 2 anos

Quando os bebês crescem, eles vão ganhando mais autonomia e já começam a negociar na hora de dormir. Aí chega a hora de coloca-lo para dormir, e ele pede água, mais uma historinha, chama pelo pai , pelo irmão, pede música, brinquedo, e por aí vai… Enquanto isso as horas vão passando e você, exausta depois de um dia intenso, ainda nem comeu nem tomou banho ainda… Acontece assim com você também? Então vamos aos recursos para driblar esses danadinhos fujões do sono!

  • Tente ensiná-lo a esperar por você na cama por alguns minutos. Em seguida apareça, e repita mais algumas vezes. Dessa forma ele saberá que você está perto e sempre aparecerá. E tem chance dele aprender a dormir sozinho (tem chance, mas isso não é para todos, infelizmente 🙁 ).
  • Seja consistente quanto ao horário de dormir. Se ele pedir para ficar acordado mais tempo, diga o limite. Ou dê uma opção que não mude muito o horário, dizendo que ele pode escolher dormir naquela hora ou 5 minutos mais tarde.
  • Não se deixe enrolar. Minha filha sempre arruma um pedido na hora de dormir, e quando eu caio no erro de atender ela sempre pede outra coisa em seguida. Quer dizer, ela não quer realmente uma boneca, outro livro, mais mamadeira. Ela quer escapar do sono! Então se você perceber que essa é a intenção, limite os pedidos. Diga que vai pegar mais 1 livro, somente 1.
  • Seja calma mas firme. Não perca a paciência, apesar de toda luta para dormir. Seja firme, diga que é a hora de dormir.
  • Fique atenta aos medos de dormir. Pode ser que ele esteja numa fase de medo de monstros. Se for o caso, deixe uma luz discreta acesa, e procure os monstros com ele para deixa-lo tranquilo e seguro.

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O desenvolvimento da habilidade de adormecer depende do grau de maturidade e desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê, ou seja, cada bebê tem seu tempo!

 

Fontes:

  • Bedtime routines in early childhood: prevalence, consistency, and associations with nighttime sleep. University of Virginia. Monofr Soc Res Child Dev, 2015 Mar.
  • Association between delayed bedtime and sleep-related problems among community-dwelling 2-year-old children in Japan. J Physiol Anthropol, 2015 Mar.
  • Site da Sociedade Brasileira de Pediatria.
  • A Clinical Guide to Pediatric Sleep, Williams e Wilkins, 2003. 

 

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

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2 respostas para “Dicas para fazer seu filho dormir melhor: do recém nascido aos 3 anos”

  1. Carolina Costa Ferreira disse:

    Muito bom,e nos ajuda bastante em muitos momentos difíceis com nossas crianças.

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