Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Dificuldade para engravidar (Parte 1) – O emocional

Tags:, , ,

Mulher angustiada

Tentante, termo conhecido por todas que querem engravidar. Quando uma mulher decide que é o momento certo de começar as tentativas, não espera que tenha dificuldade para engravidar. Afinal, não faz parte da nossa natureza?

Quando isso acontece, mais do que os problemas físicos que possam existir, o emocional da mulher começa a ser atingido, e este post abordará essa questão. Esse é o primeiro de uma série sobre dificuldade de engravidar.

mulher triste

Com o anúncio da gravidez da esposa de Mark Zuckerberg, do Facebook, vimos que isso acontece com muitos, e nem todo o dinheiro do mundo garante uma gravidez para quem deseja. Ele divulgou uma carta contando sua trajetória sofrida para tentar ter um filho e emocionou muita gente.  Ele e a esposa tiveram dificuldades sérias para engravidar, e disse que se sentiam “defeituosos”.

estresse tentantes

Eu vivi isso quando decidi começar a tentar. Antes de conseguir engravidar da minha filha, fiquei 2 anos tentando. Só quem passou por isso sabe como a gente se sente quando o bebê não vem. Mês após mês, dezenas (isso, dezenas!) de exames negativos, muita frustração e angústia. Li uma vez num artigo de uma revista de psicologia que o estresse que uma mulher passa com a dificuldade de engravidar se assemelha ao de um diagnóstico de câncer. Quem nunca viveu isso dirá “mas que exagero, relaxa que acontece!”. Nada pior para se dizer a alguém que está nessa luta.

Mulher angustiada

É um caminho solitário, angustiante, que muitas vezes leva à depressão. É considerado ainda um tabu, algo que acontece com os outros, não com a gente.  E como as mulheres não falam abertamente sobre isso, falta um suporte que seria essencial para superar esse momento tão difícil. O isolamento só piora… e muitas acabam buscando apoio em grupos na internet. Existem milhares deles, e é no anonimato que muitas conseguem esse “ombro amigo” de que tanto precisam.

Parece que a natureza te fala todos os meses: “Você não!”

Se você está passando por isso ou conhece alguém que esteja, não perca os demais posts sobre o tema, onde serão abordadas as causas para a dificuldade de engravidar, os exames necessários, e os tratamentos.
Esperamos que outras mulheres compartilhem de suas experiências para ajudar aquelas que estão passando por isso.
Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

4 respostas para “Dificuldade para engravidar (Parte 1) – O emocional”

  1. Marcy disse:

    Ótimo post! Me sinto sufocada com esta angústia pq em casa é um assunto chato, falar disso. Então fico na minha. E também existe o fato de eu já ter um filho, então muita gente fala: ah, já tem um, está ótimo. Só que não é assim. Tenho um real desejo de ter outro filho e passei por acontecimentos bem tristes nestas tentativas: gravidez tubária e aborto espontâneo. E agora, sou tentante há quase 1 ano.No anonimato da internet, me refugio, encontro outras mulheres nesta situação, me sinto mais acolhida.

    • Luciana Novellino disse:

      Oi Marcy, é uma luta muito solitária. Só quem já passou sabe como é. As pessoas muitas vezes não tem sensibilidade com essa questão, e acabamos ouvindo coisas como essa que você falou. Que triste você ter sofrido um aborto espontâneo e gravidez tubária. É uma dor grande. Mas tenha fé porque isso tudo vai passar. Muita gente passa por isso mas não fala. Eu perdi um bebê nesses 2 anos de tentativa. Depois quando fui tentar o segundo, perdi outro de novo. Mas ele veio e tudo ficou bem. Ficara pra você também! Fique bem!

  2. Michele disse:

    Bom dia!
    Parabéns pelo trabalho desenvolvido!
    Realmente é angustiante esperar um positivo que não chega no ” seu ” tempo. Tenho aprendido há cada dia esperar no Senhor pois Ele, somente Ele tem o melhor.
    Não penso em desistir, só peço ao meu Deus q me der sabedoria.

    • Luciana Novellino disse:

      Oi Michele! Obrigada, é bom saber que você gostou. Sei o que você está passando. Mas segura firme que seu sonho vai se realizar. Se quiser trocar experiência, estamos aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *