Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Síndrome do ovário policístico e a infertilidade

Tags:, , , ,

açucar-demais-612x250

No post anterior da série “Dificuldade para engravidar”,  falamos sobre as possíveis causas da infertilidade. Nesse post vamos focar na causa mais comum:  a Síndrome dos ovários policísticos (SOP). Provavelmente você já ouviu falar, mas você conhece?

A Síndrome do ovário policístico é uma condição heterogênea, quer dizer, pode ser diferente em cada mulher, e é caracterizada por excesso de androgênio (hormônios masculinos), disfunção da ovulação e ovários policísticos (vários pequenos cistos nos ovários).

sindrome dos ovarios policisticos

Imagem: endometriose.org

Trata-se da alteração metabólica mais comum entre mulheres em idade reprodutiva, afetando entre 6,5 a 8% das mulheres. Na SOP as alterações metabólicas principais são a resistência à insulina e o hiperinsulinismo compensatório. Quer dizer, o organismo tem dificuldade em diminuir o açúcar do sangue porque a insulina tem um efeito menor nessas mulheres, e para compensar ocorre uma maior produção desse hormônio.

Pode haver progressão para diabetes e síndrome metabólica se a SOP não for tratada.

Diagnóstico

Os critérios de Rotterdam são amplamente usados pelos médicos para o diagnóstico, sendo necessária a presença de pelo menos duas das seguintes condições: hiperandrogenismo (é o excesso de hormônios masculinos, que deve ser analisado pelo médico), disfunção ovulatória e ovários policísticos. Muitas mulheres têm menstruação irregular, aumento de pelos, acne, dermatite seborreica e dificuldade para engravidar.

 

açucar demais

 

[alert style=”info”] O açúcar tem um papel importante nessa síndrome justamente porque aumenta a insulina. Há várias histórias de mulheres que engravidaram após perder peso, mostrando a importância da alimentação nesses casos. [/alert]

 

Tratamentos

MUDANÇAS DE HÁBITOS E DIETA 

Varia de acordo com os sintomas presentes e se a mulher deseja engravidar. Deve incluir sempre  mudanças de hábitos de vida, especialmente da alimentação com redução do açúcar, mesmo nas mulheres magras. Além disso, a prática de atividades físicas é fundamental.

Um estudo publicado esse ano mostrou que dieta hipocalórica e anti-inflamatória associada à atividade física por 12 semanas melhorou o ciclo menstrual, a pressão arterial, controle da glicose e do colesterol, reduziu a proteína C reativa e amiloidose A sérica (marcadores de risco cardiovascular).

MEDICAMENTOS

Os contraceptivos orais podem ser indicados para regularizar a menstruação e redução dos sintomas de hiperandrogenismo, como a acne e excesso de pelos.

Os indutores de ovulação podem ser prescritos pelo médico, e nunca devem ser tomados sem acompanhamento.

A Metformina (medicamento que diminui a resistência à insulina, usada para diabetes) pode ser indicada para as alterações metabólicas, e também nunca deve ser tomada sem prescrição médica.

tratamentos sop sindrome dos ovários policísticos

 

[alert style=”info”] É muito importante que as mulheres com SOP procurem tratamento porque podem apresentar complicações na gravidez, como hipertensão gravídica, pre-eclampsia e diabetes gestacional. [/alert]

 

Fontes:

  • Hyperinsulinism and polycystic ovary syndrome (PCOS): role of insulin clearance. J Endocrinol Invest. 2015 Aug.
  • Metabolic Syndrome: Polycystic Ovary Syndrome. FP Essent 2015 Aug.
  • Complications and challenges associated with polycystic ovary syndrome: current perspectives. Int J Womens Health 2015
  • Anti-inflamatory dietary combo in overweight and obese women with polycystic ovary syndrome. Jul 2015
Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Uma resposta para “Síndrome do ovário policístico e a infertilidade”

  1. Pascualina disse:

    Muito til esse website. No gosto nem de me lembrar das dores nas costas. Isso quase acabou com minha vida, fiquei travada por causa da hernia de disco Nem sei se postei o link direito. O infravermelho desse colcho terapeutico me aliviou bem. Se me ajudou deve aliviar mais algum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *