Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Dor de de ouvido – Saiba tudo!

Tags:, , , ,

dor de ouvido

Quem já sentiu sabe como é… Dor de ouvido dói MUITO!

Infelizmente essa é uma condição relativamente comum em crianças.  O médico especialista é o otorrinolaringologista, o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar adequadamente.

Mas como agir enquanto aguarda pela avaliação adequada? Respondemos as perguntas mais comuns a seguir:

Como saber se o bebê que ainda não fala está com dor de ouvido?

Como a comunicação é limitada nos bebês, precisamos observar o comportamento e os sinais corporais. Geralmente o bebê fica muito irritado e eventualmente consegue colocar as mãozinhas nas orelhas, indicando o local da dor. Se há a suspeita, pode ser que se pressionar a parte anterior da orelha (tragus) ou na parte posterior da orelha (na mastóide) o bebê chore ainda mais, aumentando a suspeita.

orelha-do-bebe

O que causa a dor de ouvido?

A dor de ouvido pode ter várias causas, algumas inclusive sem localização no ouvido (por exemplo: a dor de garganta pode ter dor que irradia para dentro do ouvido, o mesmo pode ocorrer com a dor de dente e dor na articulação da mandíbula). Mas de forma geral é causada por otite externa, quando a inflamação se localiza no conduto auditivo externo e/ou parte visível da orelha, dá para observar vermelhidão e inchaço até a olho nu; ou otite média, quando a inflamação é mais profunda, na orelha média, visualizada pelo médico através do tímpano.

filhinhos da mamãe

 

O que causa as otites?

No caso da otite externa, o contato com a água ou uso excessivo de cotonete são fatores que comumente desencadeiam a inflamação.

Nas otites médias a inflamação geralmente é consequência de uma infecção respiratória. Isto porque o nariz se comunica diretamente com a cavidade nasal através da tuba auditiva. Por esse motivo, a lavagem das narinas com soro fisiológico faz parte do tratamento.

O tratamento é com remédio de pingar no ouvido?

Depende. No caso das otites externas as gotas podem ajudar, mas no caso da otite média não tem efeito nenhum. É importante lembrar que tem vários tipos de gotas otológicas, algumas são analgésicas, outras contém antibióticos e antiinflamatórios. Só o médico sabe identificar qual a adequada para o caso.

Toda otite dá febre?

Não. A otite externa pode ser extremamente dolorosa e não causar febre. Por outro lado, a otite média comumente se acompanha de febre.

Vc viu nosso post 6 motivos para usar soro fisiológico nas narinas das crianças?

solucao-salina-150x150

O que fazer até conseguir levar o bebê ao médico?

Independente da causa da dor de ouvido, o uso de analgésico oral vai aliviar. Por isso, se  suspeita de dor de ouvido, use o analgésico que seu filho esteja acostumado. Não pingue nada no ouvido, deixe o médico decidir se há indicação. Uma fraldinha de pano morninha pode ajudar a acalmar o bebê.

Quais os sinais de gravidade?

Se o estado geral do bebê estiver ruim, se ele parecer “cadinho” é  sinal de infecção importante. Febre alta que retorna após pouco tempo de uso de antitérmico  é outro sinal de alerta. Se a área da mastóide, localizada atrás da orelha, estiver vermelha e quente também significa gravidade, e devem-se procurar atendimento rápido, se for o caso, no pronto socorro.

bebe-chorando

Dor de ouvido não é moleza!
Compartilhe com seus amigos.

 

Carla Torres

Médica (Universidade Federal Fluminense – 2004) e mãe. Atua nas duas funções em tempo quase integral e é apaixonada pelo que faz.

Uma resposta para “Dor de de ouvido – Saiba tudo!”

  1. […] a migração de bactérias do nariz para os ouvidos. Mostramos como é essa região no post sobre dor de ouvido. Por isso qualquer dificuldade na eliminação de secreção pode ser muito ruim. A região […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *