Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Festa caseira da Peppa Pig

Tags:, ,

bolo peppa pig

Uma festa caseira não é, necessariamente, uma festa muito barata. Mas se o céu não for o limite e tivermos muita disposição para garimpar produtos mais em conta, o “faça você mesmo” pode ajudar a economizar e proporcionar o mesmo brilho de uma festa paga.

A festa caseira traz uma outra vantagem, nos bastidores, que é a aproximação da família e amigos. Cada um que participa (diga-se empresta ou faz alguma coisa) se sente muito gratificado em ver o resultado. Nessa festa, a maior motivação foi o desafio de se superar, em especial superar a falta de habilidade com trabalhos manuais e poder mostrar para a filhinha, a alegria que esse universo infantil, da imaginação, pode proporcionar para os pais.

Os pais ficam mesmo exaustos, mas também muito orgulhosos pela alegria que proporcionam ao filho e seus amiguinhos. Na festa da Isabela, todas as crianças passaram a festa descalços, brincando muito! Final de festa com todos suados, bochechas vermelhas…são os sinais de que a missão foi cumprida!

Festa caseira à moda antiga

Quando planejamos a festa, a ideia não era buscar inspiração em festas com super produção, nem no estilo provençal, mas sim que tivesse jeito de feito em casa mesmo, que os convidados pudessem perceber que tudo foi feito pela família.

Com as artes produzidas pelo papai, as comidinhas da mamãe, e a ajuda dos familiares na decoração, e do ensolarado inverno carioca, a festa ficou com o jeitinho da família: simples, alegre e divertida. As imagens falam por si!

decoração festa peppa pig

A titia fez o painel com TNT e a Peppa em EVA, e as letras com o nome, que foram feitas com isopor e Contact com a turma da Peppa (de papelaria).

No chão, os brinquedos da própria aniversariante sobre um tapetinho de grama . Os vasinhos no chão foram emprestados pela vovó. As poças de lama no chão, que seriam apenas decorativas, agradaram demais as crianças, que se divertiram pulando, assim como a Peppa (super fácil de fazer em EVA, vendido a metro por menos de 10 reais)!

DSC_0051

Poças de lama de EVA

Detalhes da decoração da mesa

O bolo foi um destaque na festa: encantou as crianças e os adultos. Não foi feito em casa, mas foi como se fosse, todo coberto com açúcar, sem pasta americana!

bolo peppa pig

Além do trabalho artístico, o bolo estava delicioso, todo comestível, sem pasta americana

No centro da mesa foram colocados os docinhos tradicionais, que todos amam: brigadeiro (é o preferido, deve ser sempre em maior quantidade), cajuzinho, beijinho, casadinho e de leite Ninho, além de trufas e alguns cupcakes decorados.

A bandeja rosa no centro (comprada em loja de plantas artificiais – na faixa de 10 reais) e as forminhas dos docinhos em formato de flor já transformam a decoração. As pelúcias e as bandejas provençais que estão na mesa foram emprestadas de uma amiga da família.

docinhos

A bandeja rosa no centro foi comprada em loja de plantas artificiais – na faixa de 10 reais

Um buchinho de grama artificial com uma plaquinha espetada já dá uma graça na mesa. Vasos que temos em casa mesmo e um pouco de criatividade dão esse tom singular da festa.

artes visuais

A plaquinha da família Pig está disponível no site www.fazendoanossafesta.com.br, só imprimir e colar no palito

A bicicleta com os personagens dentro deu um charme especial à mesa e não custou quase nada (menos de 10 reais), sendo que uma delas fazia parte da decoração da casa. O tapetinho de grama sobre a mesa comprada em loja de plantas artificiais remeteu à natureza e custou menos de 5 reais.

bicicleta

Para decorar o teto, um detalhe bem charmoso na decoração foram os móbiles feitos com lanterna japonesa, pompom de seda e fita de cetim (na lateral da foto)

Para a decoração da mesa ficar harmônica, os elementos que a compõem devem ser duplicados.

Decoração do salão

Pense em uma decoração linda e barata! Pompons e lanternas coloridos: super dica de decoração! Dá para usar de várias formas, colocar sobre a mesa, no chão, não precisa ser um móbile como da foto acima. Os preços das lanternas e pompons variam, são vendidas a partir de 4 reais em lojas de festas ou de plantas artificiais.

[alert style=”info”] Não é só em lojas de artigos para festas que encontramos produtos para decoração de festas, as lojas de plantas artificiais vendem muitas coisas super charmosas! [/alert]

Mesa dos Convidados

Fazer uma festa caseira é como receber convidados em casa. Esses centros de mesa da foto foram feitos com artigos que já existiam em casa: vidros vazios, alguns aviamentos, flores artificiais, e um cartãozinho de agradecimento  e um adesivo da Peppa Pig comprado pronto em lojas de artigos para festas.

blogfestaisa05 (1)

centro de mesa

O charme aqui ficou por conta de variação dos formatos e decoração dos vasos

Recebendo com Carinho

Uma mensagem de boas-vindas na entrada, bem dentro do espírito que inspirou a festa já faz com que todos entrem no clima ao chegar.

recepção

Já tinha tudo em casa, só as flores de EVA foram compradas e coladas com cola quente no porta retrato

A personalização dá destaque a coisas simples.

Comidinhas

A ideia era oferecer comidas que as pessoas pudessem servi-se, sem precisar de garçons. Então, para servir os adultos foi contratado um buffet de crepe e para complementar, foi montada uma mesa com algumas comidinhas feitas em casa: mozarela com molho de mostarda e mel; barquetes, compradas prontas, com recheio de pasta de tomate seco; canudinhos (prontos também) recheados com uma pasta à base de molho de tomate com azeitona.

Além disso, foi feito em casa também o clássico cachorro quente, servido em um rechaud alugado para mantê-lo quentinho o tempo todo, assim cada um complementava como queria.

DSC_0058

 

[alert style=”success”] Receitas de pastinhas super fáceis para recheios:

> Tomate seco: junte 300 g de tomate seco com creme de leite e bata no mixer.

> Tomate com azeitona: misture creme de leite, molho de tomate com azeitona e molho inglês.  Para colocar o recheio no canudinho, use saco de confeitar ou então um saco de arroz (higienizado).[/alert]

 

Outra comidinha fácil de fazer e de comer também é o salpicão! Foi servido em copinhos de acrílico com garfinhos! Esse tem que fazer no dia e deixar na geladeira até a hora de servir, exceto o frango desfiado, que dá para fazer um ou dois dias antes.

[alert style=”info”] #DicaDeMãe: Para preparar o frango desfiado, coloque-o temperado com um pouco de água na panela de pressão de 10 a 20 minutos depois que der pressão (o tempo depende da quantidade). Depois de pronto é só retirar a pressão e sacudir a panela com a tampa fechada. Ele ficará todo desfiado! [/alert]

 

Algumas lojas que vendem utensílios para restaurantes também possuem muitas coisas para alugar: mesas, suqueiras, toalhas, objetos de decoração, etc.

Para as crianças, não tem como fugir dos clássicos: pipoca, muita gelatina e pão de queijo, que eles amam, são um trunfo para as festas infantis!

O mais legal mesmo foi a mesa de doces! Foram servidos espetos de morango com brownie (invenção da mamãe), gelatina, mas a estrela da mesa foi o “brigadeiro a jato”, que pode ser feito de véspera e fica ótimo. As pessoas podiam ainda se servir com confeitos, dispostos ao lado. As crianças acabaram inovando e colocando também na gelatina!

Brigadeiro a jato

Brigadeiro a jato: as pessoas podem servir-se a vontade usando copinhos de acrílico e os confeitos que desejarem!

>> Confira aqui a receita do brigadeiro a jato

 

Para arrematar a decoração, cartõezinhos impressos com os nomes das comidas fixados em porta-recados de plástico (mais uma criação do papai).

Os sucos ficaram disponíveis para os convidados em suqueiras, que são um verdadeiro charme e decoram a festa também (custa menos de 50 reais)!

suqueiras

As tags com os nomes dos sucos foram coladas em fita de cetim e amarradas em volta, tudo bem caprichado nos detalhes.

Lembrancinhas e Brincadeiras

Para lembrancinhas foram compradas sacolas de feltro da Peppa que foram cheias de brinquedos: peteca, bola pequena e óculos sem lente. Além disso, foram preparadas canecas com os nomes dos pequenos convidados e cheias com pães de queijo. Eles adoraram e usavam para tudo na festa (depois também, carregando os docinhos para casa)!

blogfestaisa04

Mesinhas alugadas para os pequenos comerem (com “jogos americanos” de EVA preparados pela mamãe), e usarem para pintar desenhos da Peppa com giz de cera que foram distribuídos.

Mesinhas com canecas personalizadas

Mesinhas com canecas personalizadas com os nomes dos pequenos convidados

Foi alugada também uma piscina de bolinhas, mas o que agradou mesmo foi o “tapetão” feito com 2 metros de EVA forrado no chão com brinquedos da própria aniversariante! Além disso, tinha um excelente espaço para correrem.

DSC_0078

 

Precisa de mais alguma coisa para divertir as crianças?! Ah, sim, música!

Às vezes não damos muita importância para a lista de músicas em festa de criança, mas o papai foi super cuidadoso e escolheu as músicas junto com a aniversariante, que foi aprovando ou reprovando (sim, porque criança não gosta de ouvir só a Galinha Pintadinha não!). A seleção incluiu músicas de vários estilos e de épocas, além das infantis, claro. Alguns convidados elogiaram e agradeceram por não terem que ouvir só música infantil!

A festa não foi perfeita, mas nos mostrou que somos capazes de coisas incríveis quando nos dedicamos, por amor. E apesar do cansaço, as boas lembranças desses momentos ficam para sempre!

DSC_0481 (3)

Luciana e família, curtindo a bela festa preparada com todo amor para sua doce Isabela!

Obrigada Luciana, por compartilhar conosco dicas preciosas para fazermos uma festa linda como essa!

[hr style=”bold”]

Gostou? Confira também outras festas e inspire-se:
Luciana Vinagre

Luciana Vinagre

Pedagoga e mãe canguru. Tem paixão pelo mundo infantil e descobriu a sua verdadeira vocação na maternidade. Ama fazer tudo com a família.
Luciana Vinagre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *