Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Manteiga é melhor do que margarina – Minha avó sempre soube!

Tags:, ,

manteiga

Por décadas sendo acusada de causar quase todos os males existentes no mundo, a manteiga vem sendo absolvida por importantes estudos.

Poucas coisas me irritam mais do que aqueles selinhos nas embalagens de margarina de “aprovado pela Sociedade médica tal”, induzindo as pessoas a acharem que estão fazendo a melhor opção ao escolher este produto ao invés de manteiga.

A manteiga não deve ser consumida em excesso, mas é um excelente alimento. O ideal mesmo seria consumir a manteiga feita a partir de leite de vaca que come grama.

Veja alguns benefícios da manteiga:

Coração

coração-saudávelEm um dos mais respeitados estudos da medicina, o Framingham Heart, os investigadores verificaram que a margarina aumenta de forma significativa o risco de problemas cardiovasculares, enquanto a manteiga não teve qualquer efeito. Outro estudo respeitável revelou que o consumo de laticínios gordos reduziu o risco de problemas cardiovasculares por uns incríveis 69%! Muito provavelmente devido ao aumento da ingestão de vitamina K2. Além desta vitamina, a manteiga contém muitos nutrientes que protegem seu organismo contra a doença cardíaca, incluindo as vitaminas A, D e E, a lecitina, o iodo e o selênio. Outro estudo importante mostrou que os homens que comiam manteiga corriam metade do risco de desenvolver doença cardíaca do que aqueles que comiam a margarina.

Além de vitamina K, a manteiga contém muitos nutrientes que protegem seu organismo contra a doença cardíaca, incluindo as vitaminas A, D e E, a lecitina, o iodo e o selênio.

Ossos fortes

ossos fortes

As vitaminas A, D e K2 encontrados na manteiga são essenciais para a absorção correta do cálcio e do fósforo e, portanto, são necessárias para ossos e dentes fortes.

Tireóide potente

glandula tireóide

A vitamina A na manteiga é essencial para o funcionamento correto da glândula da tireoide, e esta glândula também se beneficia do iodo, que se apresenta de uma forma altamente absorvível na manteiga.

Crescimento nas crianças

Muitos fatores na manteiga garantem o crescimento ideal das crianças, especialmente o iodo e as vitaminas A, D e K2.  As dietas baixas em gordura são ligadas ao déficit de crescimento em crianças.

forte

Sistema digestivo protegido

O butirato é um tipo de ácido gordo criado pelas bactérias do cólon quando estas são expostas à fibra dietética (esta pode ser a principal razão para as fibras proporcionaram benefícios para a saúde dos seres humanos). A manteiga é composta por cerca de 3-4% de butirato. Nos seres humanos, o butirato é anti-inflamatório e tem efeitos protetores potentes no sistema digestivo.

Em estudos realizados com ratos, a suplementação com butirato preveniu o aumento de peso derivado de uma má dieta, aumentando o dispêndio de energia e reduzindo a ingestão de alimentos. Também melhorou o funcionamento das mitocôndrias e reduziu os níveis de insulina e de triglicerídeos em jejum.

Controle de peso

Cintura das mulheres está cada vez maior

As autoridades de nutrição mais proeminentes costumam recomendar o consumo de lacticínios pobres em gordura. A ideia é que dessa forma, podemos obter o cálcio de que necessitamos sem todas essas gorduras más e calorias excessivas. Mas apesar do conteúdo mais elevado de calorias, a ingestão de lacticínios gordos não está associada à obesidade. De fato, um artigo de revisão que foi publicado em 2012, examinou os efeitos do consumo de lacticínios gordos na obesidade, doenças cardiovasculares e outras desordens metabólicas. Eles descobriram que os lacticínios gordos não aumentam o risco de doença metabólica e que foram associados a um risco significativamente mais reduzido de obesidade.

O ácido linoleico conjugado (o famoso CLA tão usado na suplementação com objetivo de emagrecimento) está presente em boa quantidade na manteiga.

Além de tudo, a manteiga é gostosona!! Eu adoro notícias boas. E é mesmo verdade. Minha avó sempre soube que manteiga é melhor do que margarina!

avó-sabida

Referências:

 

Carla Torres

Médica (Universidade Federal Fluminense – 2004) e mãe. Atua nas duas funções em tempo quase integral e é apaixonada pelo que faz.

2 respostas para “Manteiga é melhor do que margarina – Minha avó sempre soube!”

  1. kaliny disse:

    ok, a gente abre a receita pra fazer biscoitos e simplesmente tem MANTEIGA!!!!! Como assim? pensei que as receitas eram sem lactose !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *