Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Meu filho colocou um objeto no ouvido, e agora?

foto corpo estranho ouvido

Infelizmente vi muitas vezes no meu consultório mães dizendo: “Meu filho colocou um objeto no ouvido!”. Chegam crianças com corpos estranhos nos ouvidos, como miçanga, brinco, pequenos pedaços de plástico, feijão, milho… Algumas vezes são encontrados insetos, que entram no ouvido e ficam presos, causando muito sofrimento ao paciente. Muitas vezes a criança esconde o fato por medo, fazendo com que os pais não suspeitem logo dessa possibilidade.

Como suspeitar que meu filho tenha colocado algo no ouvido?

Podem surgir dor, secreção no ouvido e sangramento. Além disso, a criança pode reclamar que não está ouvindo bem, ou está ouvido um barulho estranho.

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia em janeiro de 2008 analisou 1356 pacientes atendidos no hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, do ano de 1992 a 2000. O objeto mais freqüente foi o feijão, mais comum na idade de 1 a 4 anos. Dentre os insetos, o mais comum foi a barata, seguida de larva de mosca.

 

Isso pode ser grave?

Pode haver complicações porque o canal auditivo externo é estreito na criança, e o objeto pode estar próximo ao tímpano. É  importante saber que isso pode levar a perfuração do tímpano e perda de audição. Ainda mais porque muitas vezes a criança esconde o fato por medo de ser repreendida, atrasando e complicando o tratamento.

 

Quais as complicações possíveis?

Pode haver sangramento, ruptura do tímpano, infecção do ouvido, hematoma dentro do ouvido.

 

O quê fazer numa situação dessa?

Se isso acontecer com alguma criança próxima a você, leve-a imediatamente ao otorrinolaringologista. Não tente remover o objeto.

Algumas pessoas aplicam álcool ou óleo no ouvido para matar o inseto, evitando uma picada e um grande sofrimento. Porém, esse procedimento tem um grande risco: se a pessoa tiver uma perfuração do tímpano, ela pode ter graves consequências. Por isso, a melhor atitude é procurar um médico otorrinolaringologista.

Como saber se tenho perfuração de tímpano?

O mais importante é ir ao otorrinolaringologista para saber. Além disso, uma história de secreção com pus (às vezes também com sangue) saindo dos ouvidos é um forte indício de perfuração timpânica. 

 

FONTE:  

Corpo estranho de orelha, nariz e orofaringe. Tiago LSR et al. Rev Bras Otorrinolaringol 2006; 72(2):177-81

Complicações de corpos estranhos em otorrinolaringologia: um estudo retrospectivo. Figueiredo RR et al. Rev Bras Otorrinolaringol 2008; 74(1):7-15

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

3 respostas para “Meu filho colocou um objeto no ouvido, e agora?”

  1. Suzanna disse:

    O amiguinho do meu filho colocou uma bolinha de papel no ouvido .Ele reclamou de dor no ouvido eu lhe dei o catonete sem saber o que tinha acontecido …Ele empurrou mais ainda pra dentro ele não tá reclamando de dor mais eu estou desesperada me ajude

  2. CarlosSilva disse:

    tenho imenso prazer de ter conhecido este artigo que trouxe muitas imformação para o meu dia a dia de trabalho online…..uma pergunta posso divulgar o seu site nas rede sociais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *