Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Meu filho, se eu não estiver mais aqui…

image

O que eu quero de dia das mães? Estar aqui com vocês, meus filhos, por muitos dias das mães…

Minha mãe morreu quando eu tinha 20 anos. A mãe dela morreu quando ela nasceu. Então esse falecimento precoce me assombra. Por isso escrevi uma carta para o meu filho, mas espero que eu possa dizer tudo isso a ele pessoalmente, enquanto ele cresce.

Filho,
Muitas das coisas essenciais da vida eu estou te ensinando desde que você nasceu. Mas outras coisas só conseguirei te ensinar quando você crescer, conforme elas forem acontecendo. E espero que eu esteja aqui durante todo esse tempo.
Quando você namorar uma pessoa, e ela te decepcionar, chore, você pode. Homem também chora, tá? E se eu não estiver aqui para te abraçar, abrace seu pai, sua irmã, sua tia. Um abraço limpa o coração. Se ficar com raiva dessa pessoa, neutralize esse sentimento. Trabalhe a perda, mas entenda que nada de bom vem da raiva. Com o tempo você vai aprender a diferenciar quem merece sua confiança e quem não merece. Mas até lá, algumas pessoas podem te ferir. Faz parte, meu filho. Eu passei por isso também. Quero muito estar aqui quando você se tornar adulto. Eu não quero que você ache que esse machismo que te cerca é normal. Não é. Ninguém pertence a ninguém, e isso inclui as mulheres. Quero que mesmo com as decepções, você não deixe de acreditar nas pessoas.
Quero que você veja a sua responsabilidade nos problemas que tem. Que não culpe os outros pelos seus erros. E se você decidir casar, e tiver filhos, lembre que magoar quem está ao seu redor é o mais fácil. Mas é o mais grave erro, que algumas vezes não tem volta. Quando você tiver 20, 30, 40 ou 50 anos, quero que você lembre que é o responsável pelos problemas e belezas da sua vida. E que sem trabalho duro as coisas boas não vêm. Tomara que eu esteja aqui nos próximos 60 anos para te mostrar tudo isso, meu filho. Mas se eu não estiver, por favor não se esqueça.

Viu nosso post com a carta de um filho para sua mãe? 

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *