Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Mingau de Aveia e Pêra… delícia nutritiva

Tags:,

mingau de aveia

Que tal um mingau morninho delicado e delicioso? Seu bebê vai gostar e você também.

  • Rale 1/2 pêra (ralador grosso) – você pode variar usando maçã.
  • Junte à 100 mL de água filtrada e 1 colher de sopa de aveia em flocos.
  • Leve ao fogo baixo e mexa sempre até engrossar. Retire do fogo e adicione 3 medidas do leite infantil habitual (Aptamil, Nan, Nestogeno, Ninho…) .
    Sirva frio ou morninho.

Mingau de aveia e pêra: umacomidinha cheia de textura, com um sabor suave e muitos nutrientes. Excelente para o café da manhã,lanchinho da tarde ou ceia.

mingau de aveia e pêra

Mingau de aveia e pêra, bom também pra mamãe.

 

mamae-sabida-150x150

A aveia é uma alimento muito rico – tem  fibras (reconhecidamente melhoram a glicose e os níveis de colesterol sanguíneo, previne contra doenças intestinais – como a diverticulite), tem  proteínas, ferro, cálcio. Vários estudos correlacionam sua ação na beleza da pele. Por ser tão rica em fibras, garante boa saciedade e é um bom alimento para a mamãe (que pode preparar com leite desnatado).
Importante lembrar: aveia contém glúten, por isso é considerado um alimento com alto poder alergênico (como o trigo).
Atualmente sabe-se que adiar a apresentação de um agente alergênico não protege o bebê de desenvolver alergia. Pelo contrário, deve-se apresentar estes elementos precocemente. Mas o ideal é que esses alimentos sejam oferecidos em pequenas quantidades entre os 6 – 9 meses de idade (nunca antes dos 6 meses e, preferencialmente, até os 9 meses).
 Atualmente sabe-se que adiar a apresentação de um agente alergênico não protege o bebê de desenvolver alergia.

******************************

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Carla Torres

Médica (Universidade Federal Fluminense – 2004) e mãe. Atua nas duas funções em tempo quase integral e é apaixonada pelo que faz.

25 respostas para “Mingau de Aveia e Pêra… delícia nutritiva”

  1. Narda disse:

    Olá,
    Se sobrar pode guardar de um dia pro outro ou é melhor descartar? Obrigada!

    • Carla Torres disse:

      Oi Narda, não estraga (guardado na geladeira, claro). Mas a textura muda muito. Fica bem duro. Não sei se seu pequeno gourmet vai gostar não. Abraços.

  2. Célia França disse:

    Fiz toda empolgada, pena que minha bebê não gostou. Todas as experiências que faço que coloco a fórmula ela não adere. Só toma o leitinho puro. Farei outras tentativas. Beijos

    • Carla Torres disse:

      Que pena! Mas é assim mesmo, Célia. A maternidade testa nossa criatividade, nossa disposição de tentar várias e várias cosias diferentes. Vem junto com o pacote, um treinamento intensivo de paciência 🙂 Mas os bebês ãs vezes voltam a reconsiderar suas preferências… de tempos em tempos volte a oferecer alimentos que ela tenha recusado.

  3. Alessandra Giacomini disse:

    Fiquei com uma dúvida.
    Quando coloco a pera e a aveia para engrossar devo colocar um pouco de água junto?

    • Carla Torres disse:

      Isso, coloca água, pêra e aveia. Engrossa e no fim coloca a fórmula em pó (não deve ser cozida para não diminuir as propriedades nutricionais). Abraços.

  4. cidinha disse:

    olá.. meu filho gostou muitíssimo, mais não conseguir dissolver o pó do leite. ficou com bolotas do pó. como faço? e o que posso usar a banana, tem q levar ela ao fogo tbm?

  5. Tamires disse:

    7i meses poso fazer so commmmmmm agua sem acrescentar o leite,verdade que aveia e bom p intestino preso

    • Carla Torres disse:

      Pode fazer sem o leite, só não fica tão gostoso nem tão nutritivo. Aveia é boa para o funcionamento do intestino sim, porque é rica em fibras. Mas deve-se lembrar sempre de manter uma boa hidratação. Muitas fibras e pouca ingestão de líquidos pode “prender”o intestino. Abraços.

  6. Crisla Bessa disse:

    Será que da pra fazer com leite materno? Minha bebé tem quase onze meses, mas até agora o único leite que ela toma é o meu.

    • Carla Torres disse:

      Dá sim! Faz o mingau com bem menos água e depois de desligar o fogo e a temperatura tiver por volta dos 45 graus (que se aguente tocar sem estar quente demais), acrescente o leite materno. Bjs.

  7. Jessica disse:

    Meu bebê só mama peito. Ele não toma nenhuma fórmula. O que usar?

    • Carla Torres disse:

      Olá! Seu bebê tem que idade? Se ele tiver mais de 6 meses e vc não quiser oferecer fórmula cozinha o mingau com bem pouca água e depois adiciona o leite de peito. Ele não pode ser cozido, vc sabe, não é? Perde as propriedades. Se tiver menos de 6 meses deixa só no peito, não oferece nada. Abraços.

  8. Clara Medeiros disse:

    Essas 3 medidas de leite que acrescenta no final,é o leite em pó ou reconstituído com a agua.

  9. Débora Uiterwaal disse:

    Boa noite Dra. Carla.

    Meu bebê está com 8 meses, super saudável, forte, amamentei exclusivamente até seis meses e meio.
    Estou super satisfeita com suas receitas.
    Vou preparar para meu bebê, com certeza.

    Pergunta: Ainda não dou janta para o baby nem mingau.
    Quando é necessário?

    Bjs e obrigada.
    Débora.

  10. DEA disse:

    Oi.
    Quando você fala “adicione 3 medidas do leite infantil habitual” , você quer dizer 3 medidas de leite em pó+ a água corresponde, ou só o leite em pó?

  11. admin disse:

    chirleymarcia9 de abril de 2014 18:54
    Ola carla minha filha vai fazer 3 meses dia 15/04/14 e gostaria de saber como engrossar a mamadeira dela pois volto ao trabalho dia 11/04/14 ela toma aptamil 1, ja pensei em colocar aveia por ser saudavel mas nao sei como, me ajuda bjs.

    • admin disse:

      Carla Torres9 de abril de 2014 20:40
      Oi Chirley, obrigada pela visita. Não acho que vale a pena engrossar a mamadeira não, ela é muito novinha. As fórmulas de leite até os 6 meses oferecem a maioria dos nutrientes essenciais; logo ela vai começar a comer as frutinhas básicas (banana, maçã, pêra).
      A aveia, apesar de ser muito saudável e natural, tem uma possibilidade grande de causar alergias alimentares, eu só ofereci para minha filha depois de 8 meses de idade. Quando comecei a engrossar a mamadeira (ela tinha uns 7 meses), usava um pouco de Mucilon de arroz, por indicação da nutricionista. Antes de voltar ao trabalho, tente agendar uma consulta com o pediatra de sua bebezinha e converse bastante sobre isso. Abraços pra vc.

  12. admin disse:

    Mimo Atelier30 de janeiro de 2014 16:35
    Esse mingau é maravilhoso, fiz e ficou muito gostoso, meu filho não comeu tudo e eu comi o resto de tão bom.

  13. admin disse:

    Carla Torres27 de maio de 2013 20:31
    Oi Luci. Parabéns pela sua menininha. Seu pediatra deve ter te passado todas as “regras”… lembre-se sempre de introduzir um alimento de cada vez, as frutas básicas primeiro: maçã, banana, pêra e mamão e depois vai misturando e colocando outros alimentos. Inicialmente só uma vez ao dia, até chegar às alimentações normais como o resto da casa. Boa sorte para vc e sua linda. Bjs.

  14. admin disse:

    Anônimo27 de maio de 2013 16:22
    Vou usar muito as dicas das comidinhas. Na semana que vem, minha princesa fará 4 meses. Luci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *