Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Não puxe a criança pelos braços!

Tags:, ,

 

Muita gente já ouviu falar desse tipo de acidente: uma pessoa puxa a criança pelos braços e “quebra” o braço. Mas o quê é isso? O nome técnico é luxação da cabeça do rádio.
É também conhecido como pronação dolorosa.

O quê causa?

É decorrente de um pequeno deslocamento da cabeça do rádio em relação ao ligamento anular. Pode acontecer em crianças até 5 anos, pela consistência mais elástica dos ligamentos e desenvolvimento ósseo incompleto. Ocorre quando a criança é puxada pelas mãos ou pelo antebraço.

nao-puxe-seu-filho-pelo-braco

Como saber se isso aconteceu com meu filho?

Em alguns casos é possível ouvir um pequeno estalo no momento do acidente. A criança chora imediatamente e fica com o braço imóvel ao lado do corpo, com o cotovelo dobrado. Depois de um tempo para de chorar, desde que fique com o braço imóvel e ninguém encoste no cotovelo.

O quê fazer?

Leve à emergência imediatamente.

 

Fonte: www.sbot.org.br

Dra luciana novellino pereira

 

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

6 respostas para “Não puxe a criança pelos braços!”

  1. Letícia Caroline disse:

    Meu filho ficou com o braço imóvel. Levei ao hospital , fizeram o raio x , disseram que não tinha nada, depois fui ao médico partcular e ele passou um remédio para dor, e depois ele voltou a movimentar o braço, mais acontece de vez em quanto a mesma situação, dou um remédio para dor e pronto, o médico disse que tinha sido um nervo. Devo procurar um especialista ???

    • Luciana Novellino disse:

      Oi Letícia, que situação angustiante né? Leve sim ao especialista, pois ele pode estar com alguma instabilidade na articulação. Espero que fique tudo bem! Abraços, Luciana.

  2. Renata disse:

    Outra dúvida, tenho recomendação da meningite b,porém tenho ouvido de médicos mesmo, comentários ,tipo que por se tratar de uma vacina nova, vão esperar para vacinar seus filhos, que a mesma tem apresentado muitas reações, que é bom esperar um ano de novos medicamentos para ver realmente sua eficácia,e eu acabei não dando ainda é estou insegura, o que pode me dizer a respeito destes Comentários que relatei?
    Obrigada!

    • Carla Torres disse:

      Olá Renata. Vacina pode ser um assunto muito controverso, mesmo entre médicos. A vacina contra Meningite B é recente aqui no Brasil, mas já está no mercado há tempos na Europa. Eu pessoalmente optei por vacinar logo, já que os meus são pequenos, bem na faixa de maior risco; fiz nos meus filhos e tiveram muito pouca reação.

  3. Renata disse:

    Doutora,eu já dei na minha filha de 2 anos e seis meses a vacina pneumo 10 na rede pública, a pediatra recomendou a pneumo 13 que irei dar na rede privada, eu posso no mesmo dia dar também a de varicela, ou tenho que esperar que pode dar reação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *