Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

O poder do amor de irmãos em tempos difíceis

Tags:, , ,

IMG_8396

Minha mãe teve um problema de saúde durante sua vida que causava alucinações e a tirava do ar por 1 ano, aproximadamente, em cada crise. Ela teve 5 crises antes de falecer, há 16 anos. Dessas 5, a única crise que eu tenho lembrança é a última, que aconteceu quando eu já estava na faculdade. Quer dizer, 4 delas aconteceram e eu não tenho a menor lembrança negativa delas. Como? Tenho uma irmã mais velha que blindava a mim e a meu irmão de tudo. Tive também uma tia que nos proporcionava o refúgio de tudo aquilo nos finais de semana e férias.
Hoje, convivendo com crianças, tenho dimensão do que foi a proteção da minha irmã. O que foi uma criança de poucos anos de vida ouvindo que sua mãe não a queria por perto (fruto das distorções que a doença causava, óbvio, mas mesmo assim, foi uma criança ouvindo isso da mãe …) E essa mesma criança, que aos 5 anos chegou a arrumar sua malinha depois de mamãe dizer para ela ir embora, passou por cima de suas dores e começou a proteger os irmãos.

A 4a crise aconteceu quando eu tinha 12 anos. Não era tão pequena, já poderia entender. Mas o que lembro dessa época é minha irmã de 15 anos me levando para tomar sorvete, batendo papo no quarto enquanto comíamos bombons, como se nada acontecesse lá fora. Como se na sala não houvesse nossa mãe dizendo que sabia dos nossos planos de matá-la. Seu amor e compaixão formavam um manto protetor.
Eu atendi no consultorio um menino de 12 anos que foi adotado com sua irmã de 5. O que a rejeição fez com essas crianças, ainda não sabemos. Eu vi um menino inseguro mas com toda força do mundo para sorrir diante dos adultos, buscando aceitação, ao mesmo tempo em que olhava sua irmã o tempo todo da consulta. Seus olhos mostravam sua alma vulnerável, mas a criança mantia o foco em proteger sua irmã.
Hoje eu tenho certeza que irmãos podem ser enviados de Deus para nos proteger. Podem citar vários casos contrários. Mas eu tenho certeza do que o amor de um irmão é capaz.

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *