Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Oficina de arte em casa

Tags:, , ,

filhinhos da mamãe

Há muitas opções de jogos e brincadeiras para a família que podem ser feitos em casa, livrando os filhos de horas na frente da TV ou jogos de computador e os pais de muito stress, como uma oficina de arte, por exemplo.

Lembre-se que quanto mais atividades para as crianças, menos estresse para você. Além disso, enquanto brincam com você, elas farão tudo para chamar a sua atenção fazendo coisas que te fazem rir: cantar, dançar.

Vamos compartilhar a atividade que fizemos em casa no final de semana e que deixou nossa filha muito entusiasmada (e bastante tempo ocupada): criamos um espaço  (a nossa “oficina de arte”) com materiais recicláveis, giz de cera, lápis de cor e guache, dando a ela como inspiração o tema praia (que foi a nossa última viagem).

Não deixe a limpeza virar um obstáculo!

Todos nós sabemos que criatividade, diversão e arte com crianças combinam com sujeira. Se você já ficou preocupado com a limpeza depois, você não está sozinho, nós também nos preocupamos.  Por isso, antes de mais nada, temos algumas dicas para evitar a desorganização e para  a limpeza após as artes do seu filho. Não deixe de envolvê-lo nessa parte também!

[alert style=”info”] # Organize o ambiente: tenha um lugar para guardar cada coisa. Caixas ou potes recicláveis servem para organizar. Deixe visível e ao alcance das crianças.

#Lixeira:  tenha lixeira ou saco de lixo e um pano de limpeza no ambiente, limpando enquanto brinca. Isso vai tornar a limpeza mais fácil. [/alert]

 

Preparando o espaço

Papel pardo no chão e materiais que sobraram do aniversário dela (palitos e canudos), giz de cera, guache, tesoura e cola. Esses aventais foram feitos com TNT  e EVA reutilizados, também sobra da festa de aniversário. Super fácil de fazer, não tem costura, é só cortar e colar as alças com cola quente.

foto 1 oficina

 

Estimulando a criança

Avatar? Não, é a mamãe no maternal em casa! Brincar, criar, fazer arte, são formas da criança se comunicar,  pensar, sentir, se expressar. Vale a pena aproveitar esses momentos não apenas para reforçar a afetividade, como também para conhecer melhor o seu filho. A criança se sente valorizada, o que cria uma base forte para a formação da sua personalidade.

foto 2 oficina

 

Com o tema “praia”, pudemos explorar as memórias da nossa última viagem e criar as nossas historias. Ela logo lembrou dos picolés, olha aí o resultado: sabores limão e uva.

foto 4 oficina

 

O resultado

Uma grande criação! Será? O resultado final não é o foco principal. O importante é permitir a criança praticar suas habilidades, se expressar…é o processo de criar ideias, resolver problemas e estar em ação que uma atividade como essa proporciona, isso é que é importante. Ah, e olha como nem fez tanta sujeira fora do papel!

foto 3 oficina

Aproveite para colocar para fora a criança que há em você, brinque, ria, conte piadas…isso relaxa,  limpa a mente e o coração.

O resultado não é uma obra de arte, mas não tem preço!

Luciana Vinagre

Luciana Vinagre

Pedagoga e mãe canguru. Tem paixão pelo mundo infantil e descobriu a sua verdadeira vocação na maternidade. Ama fazer tudo com a família.
Luciana Vinagre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *