Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Os bebês sabem mais

Tags:,

filhinhos-da-mamãe-600x250

Fazendo meu filhinho dormir percebi que ele sabe mais… Os bebês têm uma sabedoria que parece se perder com o tempo.

Respirar Profundamente

Já observou um bebê respirando? A barriguinha e o tórax abaixam e levantam conforme se inspira e expira. Nós adultos temos um padrão de respiração puramente torácico, com movimentos respiratórios curtos,  fruto de um ciclo vicioso de pressa e ansiedade. Parece que sobre nosso peito repousa um peso de 20 kg; com o tempo esquecemos que o oxigênio é a fonte da vida.

Viver o Presente

Capacidades cognitivas que incluam antecipação de ações, elaboração de múltiplas hipóteses, planejamento do futuro e previsão de consequências são funções cerebrais sofisticadas, que o cérebro do bebê ainda está desenvolvendo. Essa inabilidade neurológica dos bebês impede que suas mentes fiquem presas a “pré ocupações”, permite que eles vivam intensamente o presente.

Apreciar calmamente a companhia de quem amamos

Enquanto cantava (infelizmente mal), acariciava, balançava tentando lhe fazer dormir, percebi que parecia que meu pequeno lutava contra o sono. Não estava agitado… Tive a impressão que ele queria prolongar o tempo em minha companhia, curtindo calmamente aquele nosso momento. Adultos estão sempre atrasados, apressados. Não nos permitimos muitas vezes apreciar um abraço, um carinho de quem está ao nosso lado.

Cada vez mais percebo o valor da simplicidade. Os bebês sabem mais…

Carla Torres

Médica (Universidade Federal Fluminense – 2004) e mãe. Atua nas duas funções em tempo quase integral e é apaixonada pelo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *