Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Perda auditiva comum em crianças tem tratamento

Tags:, ,

Perda auditiva

Há diversas causas para perda auditiva em crianças, mas vamos falar de uma causa muito comum e que tem tratamento: a otite média secretora ou serosa.

 

O quê é a otite média secretora?

É a presença de secreção no ouvido médio sem sinais ou sintomas de otite aguda. Quer dizer, sem febre ou dor intensa. A criança pode ter dor em alguns momentos, mas não como numa otite média aguda. Quando é uma criança menor, que não consegue se expressar ainda, pode passar despercebida. A criança maior, que consegue se expressar, pode colocar as mãozinhas nas orelhas, e reclamar de barulho no ouvido, decorrente da secreção dentro do ouvido. Porém essa secreção não sai pelas orelhas, quer dizer, os pais não conseguem visualizá-la. Muitas vezes só o médico otorrino ou pediatra conseguem observá-la no exame físico.

 

É um problema comum?

Sim, é uma causa frequente de perda de audição em crianças.

 

Quais as causas da otite média serosa?

A otite média serosa pode estar associada a outros fatores comuns como adenóide aumentada, disfunção tubária, alergias, otite média aguda de repetição. A disfunção tubária parece ser um importante fator causal nesses casos, já que as crianças são mais susceptíveis à essa disfunção por ter a tuba auditiva mais estreita, horizontalizada e pelo sistema imune ainda imaturo. Até refluxo gástrico tem sido estudado como possível fator para o surgimento dessa doença. É importante saber que a mucosa nasal é contínua à mucosa da orelha média, logo alterações nas narinas podem afetar as orelhas.

 

Isso pode atrapalhar o desenvolvimento do meu filho?

Se demorar a tratar, sim. Essa secreção dificulta a condução do som e atrapalha a audição. O tratamento e a cura devem ser feitos o mais rápido possível para evitar problemas auditivos e de fala, que podem causar atraso no desenvolvimento da criança.

 

Qual o tratamento?

Inicialmente o médico deve tratar clinicamente, com medicamentos indicados para o caso. Ele vai analisar os fatores associados ao problema, e deverá tratar todos eles. Caso esse tratamento não seja suficiente para reverter a otite média serosa, pode-se indicar cirurgia para colocar tubo de ventilação na membrana timpânica ( o chamado “carretel”). De qualquer forma, esse pequeno paciente precisa ser acompanhado pelo otorrinolaringologista até que o caso esteja resolvido. Após a cirurgia, ainda precisará fazer consultas regulares com seu médico por alguns meses.

 

Dra Luciana Novellino Pereira. Médica Otorrinolaringologista. Tel: 21 3646-6050, 21 2512-6870, 21 3369-8600

 

Fontes:

The Efficacy of Nasal Steroids in Treatment of Otitis Media with Effusion: A Comparative Study. El-Anwar MW, Nofal AA, Khazbak AO, Sayed AE, Hassan MR. Int Arch Otorhinolaryngol. 2015 Oct;19(4):298-301

[Otitis media with effusion in children younger than 1 year]. Di Francesco RC, Barros VB, Ramos R. Rev Paul Pediatr. 2015 Oct 14.

 

 

 

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *