Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Por que não usar xaropes para tosse por conta própria

Tags:, , ,

image

Quando nossos filhos começam a tossir ficamos chateadas… É muito ruim ver nossos pequenos com esse incômodo que atrapalha a hora de comer, de brincar e principalmente de dormir. Tosse é sinônimo de noite mal dormida… E com isso muita gente acaba dando um xarope para tosse para os pequenos melhorarem logo. Mas isso é arriscado e desaconselhável. Sabe por quê? Vou explicar…

A tosse pode ser causada por várias doenças. É um sintoma comum a problemas respiratórios e até de estômago. Há vários tipos de xarope à venda nas farmácias, com substâncias diferentes. Alguns são compostos por fluidificantes, outros por antialérgicos, sedativos da tosse… Então fica claro que não são todos iguais e não podem ser indicados genericamente a qualquer causa de tosse.

Fique atento a essas 5 situações em que o uso de xarope pode atrapalhar mais do que ajudar:

1- Sinusite aguda: um dos sintomas pode ser a tosse, além de obstrução nasal, secreção amarelada ou esverdeada, mau-cheiro, gosto ruim na boca, pressão na face, dor nos dentes. Um xarope com antialérgico pode piorar o quadro porque faz a secreção ficar mais grossa, dificultando sua eliminação (como falamos nesse post sobre o excesso de uso de antialérgicos). Um xarope com fluidificante pode ajudar, mas não é o único tratamento, e usando um xarope o paciente pode achar que está sendo tratado e não procurar atendimento médico, o que é um erro.

2- Refluxo gastroesofágico: pode causar tosse além de pigarro, dor de garganta, rouquidão, além dos sintomas gástricos. É claro que um xarope para tosse não vai melhorar essa causa… Viu como não é a solução para todos os casos de tosse?

3- Alergia: pode causar tosse além de coriza, secreção nasal (tipo clara de ovo), espirros, coceira nas narinas e nos olhos. Um xarope simplesmente não vai resolver a alergia.

4- Asma: é uma doença que pode ser grave e precisa ser tratada corretamente, sempre!!! Nunca relaxe com o tratamento da asma. É um perigo achar que está sendo tratado com um xarope e não procurar um médico. Nem tente se automedicar, procure atendimento médico.

5- Pneumonia: a tosse é um sintoma marcante dessa infecção que requer muitos cuidados. Pode ser gravíssima e precisa ser diagnosticada e tratada sempre!! Muitas pessoas começam a apresentar o sintoma de tosse e nem imaginam que está com pneumonia…

Então, em caso de tosse persistente, fique atento a outros sintomas e na dúvida, sempre procure atendimento médico. Nas crianças, a presença de chiado no peito, esforço para respirar, coloração azulada dos dedinhos e lábios indicam gravidade e urgência no atendimento. Nesse caso, leve à emergência o mais rápido possível.

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *