Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Porque não devemos super proteger nossos filhos

proteger filhos Filhinhos da mamae

 

 

Como pais, o que mais desejamos é poupar nossos filhos de qualquer sofrimento. Mas é importante que façamos isso com equilíbrio, porque nossos filhos precisam do aprendizado das frustrações e dificuldades. Além disso, o excesso de controle e interferência dos pais pode causar ansiedade nas crianças, como falamos neste post.

Esse texto foi retirado do site http://www.revistapazes.com//criancasamadas e expressa bem o que queremos dizer:

“O estresse é um dos grandes inimigos da infância. Entretanto, é um inconveniente com o qual elas têm que conviver, por isso protegê-las em excesso é uma das piores coisas que podemos fazer. devem aprender a enfrentar estas dificuldades naturais de tal forma que desenvolvam novos caminhos neurais que as permitam se adaptar ao meio no qual vivem.

Não podemos tentar criar nossas crianças em um mundo da Disney de inocência e ingenuidade. O estresse e a inquietação fazem parte do mundo real e da experiência humana, tanto quanto o amor e o cuidado.
Se tentarmos eliminar esses obstáculos, impediremos que elas tenham a oportunidade de aprender e desenvolver capacidades realmente importantes que as ajudem a enfrentar desafios e decepções que são inevitáveis na vida.”

Como vemos, criar, educar e proteger nossos filhos requer muita dedicação, discernimento e equilíbrio. Para que nossos filhos sejam saudáveis, é preciso que tenham o nosso exemplo diariamente, proteção na dose certa, estímulos e amor, muito amor.


 

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *