Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Privação do sono e memória

Tags:, ,

Privação-sono-612x250

Nós, mães, sabemos muito bem dos efeitos de noites mal dormidas e da relação entre privação do sono e memória 🙁 . Especialmente porque são meses assim, até que nossos bebês cresçam um pouco e passem a dormir melhor. E se vier um segundo filho, então, são anos dormindo mal!

A importância do sono para o funcionamento cerebral

O sono é indispensável para a manutenção das atividades regulares diárias e é fundamental para a performance cognitiva. A privação do sono pode afetar a capacidade de aprendizado e diminuir a capacidade de lembrar de fatos recentes, a chamada memória recente. É o que mostra o estudo publicado pela revista Clinical & Experimental Neuroscience, da Universidade de Murcia, Espanha. Outro artigo publicado pela Universidade da Pensilvância, nos Estados Unidos, confirma isso afirmando que a privação do sono resulta em dificuldade de aprendizado e memorização, por afetar uma região do cérebro chamada hipocampo.
memoria
Uma mamãe seguidora do site certa vez contou que passou por isso mas não sabia o que estava acontecendo: “Me chamou a atenção a primeira reunião que participei no fim da licença, eu tinha que fazer uma apresentação e tinham pessoas estrangeiras participando. Em português não conseguia fazer concordância direito e meu inglês simplesmente fugiu da mente. Muito estranho, eu queria procurar um médico, daí fui para o Google e descobri essa relação. Não sabia que o impacto podia ser tão grande“.
Mas e agora, o que fazer?
 Outros estudos sugerem que a prática regular de exercícios pode melhorar o aprendizado e a memória nesses indivíduos. Assim, se comprova o que percebemos na prática. Durante os primeiros anos de vida de nossos filhos o cansaço é inevitável, e para driblar isso precisamos praticar alguma atividade física regular.
Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *