Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Qual a diferença entre leite em pó e fórmula infantil?

Tags:,

qual-a-diferença-do-leite-em-pó-e-fórmula-612x250

Que o leite materno é o alimento mais perfeito do mundo para bebês até 6 meses já parece que não há dúvidas. Mas e quando o aleitamento materno  não é possível ou a complementação é necessária?

As fórmulas infantis (Aptamil, Nan, Enfamil…) têm a intenção de copiar funcionalmente o leite materno. Isso está longe de ser possível, mas conhecimentos em nutrição funcional (que estuda o impacto do alimento na saúde do indivíduo e no desempenho físico e mental, além de seu valor nutritivo intrínseco), como o reconhecimento da importância dos prebióticos, parecem passos importantes neste sentido.

Fórmulas são muito caras. Posso dar leite comum ou leite em pó para o bebê?

O leite de vaca em natureza é profundamente desequilibrado, não deverá ser introduzido antes dos 12 meses de vida. É um dos grandes responsáveis pela alta incidência de anemia ferropriva em menores de 2 anos no Brasil.

O ideal é que, se possível, as fórmulas lácteas infantis sejam usadas para além dos 12 meses e até aos 24 a 36 meses de vida.

Veja por que:

Gorduras

O leite de vaca contém baixos teores de ácidos graxos essenciais, como o ácido linoleico (dez vezes inferior às fórmulas), sendo necessário o acréscimo de óleo vegetal para atendimento das necessidades do recém-nascido.

veja o post: Gorduras essenciais, o alimento para o cérebro

alimento para o cérebro

Carboidratos

Sua quantidade é insuficiente quando o leite é diluído, sendo necessário o acréscimo de outros açúcares frequentemente mais danosos à saúde, como a sacarose (você viu nosso post: 10 motivos para não dar açúcar para seu filho?).

Proteínas

O leite de vaca fornece altas taxas de proteínas, com consequente risco de lesão renal (o sistema renal ainda imaturo nos bebês) e de desenvolvimento de obesidade no futuro. Tem muita caseína, uma proteína de mais difícil digestão.

Minerais e eletrólitos

Fornece altas taxas de sódio, contribuindo para a elevação da demanda sobre os rins, o que pode ser especialmente grave em recém-nascidos de baixo peso.

Vitaminas

Apresenta baixos níveis de vitaminas D, E e C.

Oligoelementos

São fornecidas quantidades insuficientes no leite de vaca e com baixa biodisponibilidade (ou seja, pouco do que é ingerido vai ser absorvido pelo organismo) de todos os oligoelementos, principalmente o ferro (muito importante para evitar anemia) e o zinco (essencial para a imunidadade).

Resumindo: Tem diferença entre fórmula e leite em pó?

Além da diferença óbvia que é o preço, tem muitas outras.

diferença-entre-leite-em-pó-e-fórmula-infantil

Prefiro dar fórmulas à base de soja ao invés de leite. Tudo bem?

Em termos de qualidade nutricional, a proteína do leite é superior à da soja. Por isso as fórmulas infantis a base de soja não devem ser uma opção como substitutas da fórmula infantil em bebês que não tenham intolerância ou alergia ao leite. Se os pais decidem por uma alimentação estritamente vegetariana e  fazem a opção por soja, devem estar cientes que, principalmente em bebês, esta decisão requer cuidados, como a suplementação de vitamina B12, ferro e DHA.

Também não há nenhuma evidência que recomende a utilização de fórmulas de soja na prevenção da Alergia a Proteína do Leite de Vaca (APLV).

alergia a proteína do leite de vaca

Eu, meu filho e a Alergia à proteína do leite de vaca

brebióticos-nas-fórmulas-infantis

 

Você viu nosso post em que falamos sobre a importância da microbiota intestinal em nossa série de imunidade?

imunidade - post 3 - segredos

06 nutrientes essenciais para a imunidade

Para as crianças que usam fórmulas infantis, a introdução de alimentos não lácteos deverá seguir o mesmo padrão preconizado para aquelas que estão em aleitamento materno exclusivo, ou seja, a partir dos 6 meses de idade.

 

 Achou interessante? Compartilhe.

http://www.sbp.com.br/pdfs/14617a-PDManualNutrologia-Alimentacao.pdf

ESPGHAN Committee on Nutrition: Complementary feeding: a commentary by the ESPGHAN Committee on Nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2008 Jan;46(1):99-11

 

 

Carla Torres

Médica (Universidade Federal Fluminense – 2004) e mãe. Atua nas duas funções em tempo quase integral e é apaixonada pelo que faz.

8 respostas para “Qual a diferença entre leite em pó e fórmula infantil?”

  1. Carol disse:

    Olá!
    Minha filha só mama no peito e já tem 1 ano e 1 mês.
    Tenho uma lata do leite enfamil 2, fechada e gostaria de saber se posso utilizá-la em receitas de alimentos que vão leite? Substituindo…
    Caso tenha alguma receita para me passar eu agradeço.
    Obrigada!

  2. tamires disse:

    Minha filha tem 1 ano e7 meses e não tomar leite come pouco como faço pra que ela passe a comer bem se posso da algum suplemento

    • Carla Torres disse:

      Oi Tamires. Nessa idade, chegando perto dos dois anos, a velocidade de crescimento da criança diminui e alguns deles começam a comer menos. Mas se você acha que ela está mesmo comendo muito mal, precisa conversar com o pediatra e, se possível, passar por consulta com uma nutricionista que tenha experiência com crianças. O que é definido de suplementação para bebês aqui no Brasil é dar ferro, acredito que o pediatra da sua filha tenha prescrito. Fora isso, cada caso precisa ser avaliado individualmente para ver se há necessidade de prescrição de suplemento. Abraços e boa sorte para vocês.

  3. Brunna disse:

    Olá, minha filha tem 5 meses .. gostaria de saber se posso dar Leite ninho 1+ pra ela .. Aptamil esta mt caro 🙁

    • Carla Torres disse:

      Oi Brunna, eles tem uma composição muito parecida. Se você puder manter o Aptamil pelo menos até 6 meses, seria melhor. Um mês na vida de um bebê faz muita diferença em termos de maturação do sistema digestivo. Mas se a grana estiver curta, não se culpe. Ofereça o melhor alimento, cheio de amor, que estiver ao seu alcance. Abraços para vocês.

    • Eliane Cardoso disse:

      Tenta dar nestogeno eu dou pra minha filha deis dos seis meses ela está com 10 meses agora é ainda toma ele ela se deu com o nestogeno já o nan eu não aconselho pq resseca a criança, a lata do nestogeno grande eu pago 25 reais

    • Eliane Cardoso disse:

      Tenta dar nestogeno eu dou pra minha filha deis dos seis meses ela está com 10 meses agora é ainda toma ele ela se deu com o nestogeno já o nan eu não aconselho pq resseca a criança, a lata do nestogeno grande eu pago 25 reais,espero ter ajudado vc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *