Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Quando a criança tem dor de cabeça

Enxaqueca dor de cabeça

Crianças pequenas têm dificuldade em expressar certas situações, e a dor de cabeça pode ser uma delas. Este sintoma pode deixar a criança irritada e abatida.

Alguns casos de dor de cabeça são diagnosticados como enxaqueca. A enxaqueca é um dos sintomas de dor mais comuns nas crianças. Uma grande parte dos adultos que sofrem com enxaqueca dizem que sofreram com dor de cabeça recorrente na infância.

A incidência de enxaqueca tem aumentado significativamente nos últimos 30 anos, provavelmente devido ao aumento do diagnóstico da doença e mudanças no estilo de vida das crianças.

 

Quais os sintomas de enxaqueca?

As crianças apresentam crises de dor por vários minutos ou horas, várias vezes no ano. Os sintomas típicos de enxaqueca, como desconforto com luz e barulho, enjôo, alterações na visão, podem estar ausentes na criança. A enxaqueca prejudica a qualidade de vida das crianças, e pode representar um risco maior de desenvolver dor de cabeça crônica na vida adulta. Pode ser relacionada com depressão e ansiedade.

Enxaqueca dor de cabeça

Há alimentos que causem crise de enxaqueca?

Sim, como alimentos que contêm cafeína (chocolate, mate, café, guaraná), além de álcool (mais raro, felizmente). Além disso, a obesidade, dificuldades familiares, pouca atividade física, abuso físico ou emocional, problemas na escola e pouco tempo para o lazer parecem estar fortemente ligados ao início ou piora da da enxaqueca.

Você viu nosso post sobre como a atividade física influencia na inteligência? Veja aqui.

 

Qual o tratamento?

A crise aguda pode ser tratada com medicamentos, pois causa grande dano à atividade escolar e social da criança. Fora da crise, pode ser indicada psicoterapia. Além disso, há medicamentos que podem ser usados, sempre de acordo com a avaliação do neurologista e pediatra. Para prevenção, deve-se identificar os fatores associados à enxaqueca, como falamos acima, e evitá-los.

 

Fontes:

Lifestyle Factors and Migraine in Childhood. Russo A, Bruno A, Trojsi F, Tessitore A, Tedeschi G. Curr Pain Headache Rep. 2016 Jan;20(2):9

 Psychological Therapy in Adolescents with Chronic Daily Headache. Chiappedi M, Mensi MM, Termine C, Balottin U. Curr Pain Headache Rep. 2016 Jan;20(1):3

Management of Pediatric Migraine Headache in the Emergency Room and Infusion Center. Kabbouche M. Headache. 2015 Nov;55(10):1365-70.

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *