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Guia Sobre Infância
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Quanto tempo a criança precisa se exercitar por dia para ser fisicamente ativa?

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A atividade física durante a infância e a adolescência pode contribuir para o combate à obesidade (e das condições associadas, como pressão alta, diabetes tipo II, risco cardíaco, lesões de articulações…) ao menos por três caminhos:

  • A prática de atividade física na infância e adolescência auxilia no equilíbrio do balanço energético. Ou seja, aumenta o  gasto da energia adquirida pela alimentação.
  • Crianças ativas tendem a se tornar adultos ativos, e isso resulta em aumentar o gasto energético durante todo o ciclo de vida;
  • Crianças ativas têm menor probabilidade de desenvolver obesidade e doenças relacionadas à obesidade na fase adulta.

Quanto tempo por dia a criança precisa se exercitar para ser fisicamente ativa?

De acordo com Colégio Americano de Medicina Esportiva crianças e adolescentes devem ser instigados a praticar ao menos 60 minutos de atividades físicas moderadas a vigorosas por dia, ao passo que, para adultos, recomenda‐se um mínimo de 30 minutos por dia 5 dias por semana (ou 150 minutos/semana). Ou seja: a recomendação para crianças e adolescentes é o dobro desse valor!

As atividades físicas para crianças e adolescentes devem ser agradáveis e apropriadas ao crescimento/desenvolvimento. Podem incluir caminhadas, brincadeiras ativas/jogos, danças, esportes e atividades de fortalecimento dos músculos e dos ossos.

 

 

dra Carla Torres

Referências:

A.M. Craigie, A.A. Lake, S.A. Kelly, A.J. Adamson, J.C. Mathers  Tracking of obesityrelated behaviours from childhood to adulthood: a systematic review – Maturitas., 70 (2011), pp. 266–284

Carla Torres

Médica (Universidade Federal Fluminense – 2004) e mãe. Atua nas duas funções em tempo quase integral e é apaixonada pelo que faz.

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