Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Rinite alérgica x resfriado: você sabe a diferença?

Tags:, , , , , , ,

rinite
Rinite alérgica e resfriado são tão parecidos, qual a diferença?
Rinite alérgica é causada por um processo inflamatório imunológico, quer dizer, pelo organismo da própria pessoa, em resposta à poeira, fungos, ácaros, produtos químicos, etc. A duração dos sintomas pode ser de semanas a meses. Já o resfriado é causado por um vírus, geralmente o rhinovírus ou coronavírus. Os adultos podem ter de 2 a 4 episódios por ano, enquanto as crianças podem ter de 6 a 8. A duração pode ser de 1 semana.
Meu filho está sempre com o nariz escorrendo, é rinite alérgica ou resfriado?
Muitas vezes a rinite alérgica é chamada de resfriado por ter sintomas parecidos: secreção nasal, nariz entupido, espirros. Mas a rinite não tratada pode durar mais tempo, a criança fica meses com esses sintomas. Já o resfriado é autolimitado, quer dizer, fica alguns dias e some sozinho.
A rinite alérgica tem cura?
Não, mas pode ser controlada. Quando o paciente é acompanhado por um médico experiente, pode ficar sem sintomas por meses. A vida do alérgico  melhora muito com esse tratamento.
Um irmão pode pegar rinite alérgica do outro?
Não, a rinite alérgica não é contagiosa. Mas tem caráter genético, ou seja, se os pais têm os filhos têm chances de ter também.
Há 20 anos eu era tratado com injeções e comprimidos de antialérgicos que melhoravam rapidamente minha alergia. O médico do meu filho trata diferente. Está certo?
O tratamento da rinite alérgica avançou muito nos últimos anos, e com isso os medicamentos com efeitos colaterais mais fortes foram substituídos por outros mais seguros. De acordo com a intensidade e frequência dos sintomas, o tratamento varia bastante. É preciso ter persistência no tratamento para que o resultado seja satisfatório.
E se eu não tratar a rinite, tem algum problema?
Sim, a rinite não tratada pode levar a rinossinusite, amigdalite, otite média aguda, otite média serosa e disfunção tubária. Essas doenças do ouvido podem causar perdas auditivas. Além disso, muitas vezes a asma está presente e piora com a rinite não tratada.
Rinite alérgica resfriado

Rinite alérgica e resfriado

 

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Últimos posts por Luciana Novellino (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *