Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Saiba como fazer a festa do seu filhinho sem gastar muito

Tags:, , , , , , , , , , , ,

Festinha: pouco investimento de $, mas muita diversão e carinho

Seja em que fase da maternidade/paternidade você estiver, em algum momento pode pensar em fazer uma festa mais em conta, ou mais do seu jeitinho. O seu chá de bebê, aniversário do seu filhote, o seu próprio… Então, por onde começar?
Esse texto foi feito em conjunto com minha grande amiga e agora colaboradora oficial do meu blog, a Luciana Novellino, que também é médica e mãe de uma menininha e grávida de um garotinho.
  • Primeira coisa: quantos convidados? Isso vai definir a quantidade de pratos, copos, talheres, guardanapos, além da comida, claro.
  • Comprar os descartáveis: já comprei em alguns sites e recomendo os seguintes – Magazine25 e Descartaveis DeliveryChegou antes do prazo e sem problemas. Geralmente escolho comprar descartáveis de boa qualidade, aqueles mais firmes, tipo acrílico. Dá para lavar e usar novamente em outras festinhas. Bom para o meio ambiente e para os bolsos!

Quantidade sugerida por pessoa:  4 copos, 2 pratos e 4 guardanapos por pessoa. Quanto aos talheres, depende do que for servir. Se for sanduíches e pastinhas só precisa de 1 garfo e 1 colher por pessoa para o bolo. Se servir quiche ou comida vai precisar de 2 garfos e 1 colher por pessoa.

Tamanho dos copos: 200 ml é o ideal, para não haver desperdício.

 

Na compra dos descartáveis, algumas peças funcionam até como decoração.
Na festa de fazendinha, fiz esses amendoins confeitados e essas forminhas de estrelinhas deram um charme.
  • Decoração –  Nesse item, seu orçamento é o limite. Se você começar a procurar, vai ver que tem muita coisa legal para comprar, alugar… Uma dica para economizar é usar coisas da casa para enfeitar o local e liberar a criatividade. Nesses sites há muitas opções de kits de festa em vários temas. Mas muita gente prefere olhar nas lojas para analisar ao vivo. Nossas dicas:

Compre alguns guardanapos decorados. São bem mais caros, mas em pequena quantidade não pesam tanto no orçamento.

Toalhas para cobrir as mesas: em TNT funciona bem. Você compra por metro em lojas de tecido e é bem barato, tipo R$ 1,00 o metro. Outra opção é aluga-las no mesmo local do aluguel de cadeiras (falarei a seguir).

Ainda nas lojas de tecido, dá pra comprar o material para fazer um painel improvisado e personalizado ao tema da sua festa.

 

Festa Fazendinha

Comprei um metro e meio de tecido com estampa de vaquinha para o painel. As letras foram feitas com E.V.A. Na mesa, toalha de TNT marrom com um outro tecido que comprei por metro (reaproveitado da festa Frozen da irmã). No piso, tapetes da minha cozinha, vaso de bambu e flores da minha sala. Para dar um estilo caipira, garrafas de suco de uva como vasos para as flores.

Uma coisa que costumo fazer é comprar alguns apliques e colar com cola quente em palitos, potinhos para dar uma vida à produção. Rápido e sem precisar de muita habilidade.

 

Porquinhos: colei nos palitos com cola quente para decorar os bolinhos de fubá com cobertura de goiabada

Colei os porquinhos também nos potinhos de acrílico. Dentro dos potinhos, balas de coco

Vaquinhas, também coladas nos palitos de acrílico com cola quente, decorando os docinhos

 

Nas mesas dos convidados geralmente tem uma lembrancinha da festa que já faz parte da decoração. 

Para a mesa dos convidados da Festa Fazendinha: caixinhas com guloseimas (bombons, balas de amendoim e torrone)

 

Na Festa Frozen decorei as mesas dos convidados com flores naturais. Usei potes de vidro (molho de tomate, palmito…) e água com corante alimentício

 

  • Aluguel de mesas e cadeiras: no RJ conheço o Teleporto (telefones: 21 2293-0679, 2504-1246). Já contratei o serviço deles 8 vezes, e sempre deu certo. O chato é que eles não têm hora certa para a entrega, dão um prazo de 2 dias. Também alugam toalhas de tecido. Pagamento só em dinheiro.
  •  Bebidas: calculo 4 copos de bebida (refrigerante ou suco) por pessoa, total de 800 ml e 1 copo de água por pessoa, 200 ml. Sempre sobra, mas não é bom economizar nisso. A quantidade de cerveja vai depender se você vai optar por bebida alcoólica na festa e de quantas pessoas bebem. Em média 2 – 3 latinhas por pessoa é uma boa quantidade.
  • Gelo: compro 3 sacos de gelo filtrado para 80 pessoas. Uso o gelo para os coolers e para colocar dentro dos copos.
  • Garçons: existe a opção de contratar pessoas para ajudar a servir e arrumar as comidinhas. Dois profissionais para 80 pessoas é o ideal.
  • Se não quiser garçons, prepare baldes ou coolers para colocar as bebidas junto às mesas de comidas, para os convidados se servirem. Funciona muito bem. A comida neste caso deve ser bem prática para o estilo self-service.
  • Comidas: você pode contratar um Buffet ou providenciar tudo você mesmo. Geralmente não contrato buffet porque acho muito caro para o que oferecem. Sugiro o seguinte:

 

Comprando os sanduíches:

encomendo numa boa delicatessen 4 mini sanduíches por pessoa, 2 sabores. No RJ gosto do Talho Capixaba, Casa dos Sabores, padaria Arte do Pão.

Fazendo você mesmo: compro baguetes e recheio em casa. Opções legais de recheio: queijo prato ou gouda com mel, peito de peru com geléia de figo/laranja. Para 80 pessoas faço 3 baguetes de cada sabor, e compro 1 kg de queijo, mel a gosto, 1 kg de peito de Peru e 1 vidro de geleia. Depois fatio e disponho em tábuas de madeira ou pratos.  Para mini sanduíches, recheio com pasta de ricota com cebolinha picada (recheio cremoso demais para as baguetes) e queijo com peito de peru. Dessa forma, agrada adultos e crianças.

 

Mesa de sanduíches feitos em casa.  O preferido foi o de mussarela de búfula, tomate seco e rúcula

 

Outras boas sugestões são quiches: compro 4 para 80 pessoas. Melhor encomendar os sabores mais básicos, tipo queijo, presunto, cebola.
 
Pastinhas: compre ou faça os sabores que mais gostar, acompanhados de torradas e pães.
Docinhos
Não podem faltar! 4 unidades por pessoa. Esses dão um certo trabalho, por isso costumo encomendar de doceiras indicadas. Mas se você quiser tem a receita de docinho de tapioca, que é um delícia e simples de fazer. O brigadeiro de copinho é pouco trabalhoso, dá para fazer 4 latas para 80 pessoas e rende bastante (receita abaixo). Na última festinha fiz doce de leite (aquela receita que toda mãe fazia: colocar a lata de leite condensado dentro da panela de pressão por 30 minutos e pronto! Doce-de-leite de copinho). Pão de mel também fica legal na mesa. E confetes em copinhos coloridos ficam super bonitos e muito simples de fazer.

 

Confetes nos copinhos: pouca produção e muito efeito. Existe algo mais fácil?

Uma coisa que acho que vale o investimento é escolher algumas forminhas especiais para os docinhos. Não precisa ser para todos, mas já funcionarão como boa parte da decoração da mesa. Veja abaixo:
Docinho de tapioca. Receita aqui.

 

Forminhas de patinhos na Festa Fazendinha

Forminhas em xadrez valorizando o docinho de queijo e goiabada

Até aquelas paçocas de rolha ganharam forminhas especiais

Doce de leite no copinho. Quem não gosta? Fácil de fazer e de agradar os convidados

Doce de leite no copinho

 

A receita? Coloque a lata de leite condensado fechada por 30 minutos na panela de pressão com água.

Pirulitos de chocolate são um sucesso entre os pequenos. Eu acho bem difícil temperar o chocolate para que ele não derreta depois de feito, e aquele chocolate fracionado, embora não necessite essa temperagem, é de qualidade bem inferior e cheio de gordura hidrogenada. Então inventei esse jeito fácil de fazer os pirulitos. Para isso eu achei melhor usar da marca garoto porque tem os quadrados do tamanho que eu queria. Ah, e chocolate ao leite porque muitos pequenos não podem e não gostam de crocantes no pirulito. Veja o passo a passo:
1- Corte o chocolate na própria embalagem em quadrados
Pirulito de chocolate
2- Aqueça levemente o chocolate para que você consiga inserir o palito do pirulito. Eu coloquei sobre o equipamento de tv a cabo 😂
3- Introduza o palito nos quadradinhos de chocolate
Pirulito de chocolate
4- Coloque na geladeira para endurecer de novo
5- Arrume nas embalagens de plástico e feche com a fita da sua preferência
Pirulitos de chocolate Pirulitos de chocolate Pirulito de chocolate
Fico impressionada como servem tanta comida imprópria para crianças em festas infantis. Não precisa obrigar que todos sejam veganos, lights ou coisa assim, mas vai contra meus princípios oferecer só batata-frita ou refrigerante para crianças. Geralmente faço um cardápio baby/kids. Algumas coisas que não dão muito trabalho e geralmente agrada aos pequenos: pão de queijo, batatinhas smile assadas, salada de macarrão de lacinho (farfalle) com frango desfiado servido em potinhos, queijo minas em quadradinhos, pipoca. De doce, geralmemte eles adoram gelatina (principalmente quando na festa tem bebês, faço as sem conservantes manga, uva…), picolés e danoninhos. Para beber: suco.

 

O cardápio vai mesmo depender do estilo que você quer, da sua disponibilidade de tempo, boa vontade de cozinhar e orçamento. Sou uma exagerada por natureza. Morro de medo de faltar comida na festa. Sempre me organizo e vou fazendo tudo que é possível com antecedência e congelo. Na festa de um ano do meu filhinho, fiz no tema fazendinha. Dessa vez nem me dei ao trabalho de fazer um cardápio kids porque a comida que ofereci podia ser dada para os pequenos tranquilamente. De entrada tinha pão de queijo e tortinha (estilo empada) de frango com milho. Além disso só teve espetinhos de carne com linguiça feitos na churrasqueira (contratei uma pessoa que cuidou do churrasco) e arroz de carreteiro (servido no pratinho) com salada de rúcula e tomate e molho de mostarda e mel (servi em um potinho – a pessoa pegava seu prato de arroz e um potinho de salada, aí se servia dos espetinhos). Todo mundo gostou. Não ficou muito caro. Fiz um panelão gigante de arroz com muita carne seca e temperos frescos.

– mesa de guloseimas: chocolates, bis, confetes, paçoquinha… Uma mesa só para doces é comum e tem efeito forte na decoração.

– bolo: tenho uma receita mega simples de bolo para festa, que está descrita abaixo.

Receita de bolo simples e rápida. Veja abaixo!

 

Gosto de fazer o bolo e geralmente contrato alguém mais habilidoso do que eu para fazer alguns detalhes para ajudar na decoração.

No bolo da fazendinha o cachorrinho foi feito pela Marina Opah 
Usei kit kat para a cerca, fiz umas arvores com marshmallow enfiado no palito, molhei e passei no granulado verde. Também fiz uma casa torta de biscoito.
  • Lembrancinhas: para o chá de bebê, pão de mel embrulhado com fita, vidrinho com brigadeiro de colher decorado com fita. Para aniversário, o vidrinho também fica legal, além de kits com giz de cera, bola de sabão, bola, que você pode comprar no site dos descartáveis.

Lembrancinhas para as crianças

Essa foi lembrancinha da Festa Fazendinha. Recheio das caixinhas: biscoitinhos de nata

  • Música: um aparelho de som ou iPod dão conta. E em festas infantis não é necessário colocar música tão alta como as pessoas fazem, até incomoda os convidados. Gosto de fazer umas seleções de músicas mista. Colocar umas músicas adultas, que a criançada também curta (como da Katy Perry, Psy…) intercalada com as músicas infantis, para não maltratar demais os adultos com aquela galinha onipresente.
  • Entretenimento para os pequenos: uma opção de baixo custo é colocar um tapete com brinquedos do seu filho. Outra bem bacana é contratar um grupo de animação infantil. Eu já contratei algumas vezes o “quem conta um conto aumenta um ponto” e fiquei muito satisfeita, são pacientes com as crianças, pontuais e tem muitas atividades para todas as idades. Uma mesinha com cadeirinhas  e um monte de giz de cera também é legal. Você também pode alugar piscina de bolinhas e cama elástica. Eles amam. Sugiro que pague pela presença dos monitores para ajudar a vigiar as crianças nesses brinquedos.

 

 

Uma das várias imagens do site pintarecolorir.com
É só imprimir e a diversão está garantida

Sabe qual o segredo de uma festa boa? Comida gostosa e pessoas felizes. Você não precisa gastar uma fortuna. Convide pessoas legais, escolha gastar o $ em comida boa, tenha capricho para cuidar dos detalhes, organize para que as crianças se divirtam e não tem erro!

Receitas

A Luciana é perita em brigadeiro de colher. Eu amo o brigadeiro que ela faz! Ela deixou a receita aqui:

Brigadeiro de colher

  • 4 latas de leite condensado
  • 8 colheres de sopa de chocolate em pó (não fica tão bom com achocolatado)
  • 2 latas de creme de leite

Cozinhe o leite condensado e o chocolate em pó numa panela grande e no fogo mínimo, até desgrudar do fundo. Não pode aumentar o fogo, isso altera a caramelização do açúcar e o sabor final. Quando estiver pronto, misture o creme de leite. Coloque nos copinhos (rende 80 unidades), e o que sobrar coloque num pote de vidro com uma colher ao lado. Fica bem simpático escrever: “Brigadeiro de colher – sirva-se à vontade!”.

Bolo de festa super simples para pais ocupados
  • 3 pacotes de mistura para bolo de festa Dona Benta
  • 3 latas de leite condensado
  • 3 latas de creme de leite
  • 3 tabletes de chocolate meio-amargo
  • 500g de bolinhas crocantes de chocolate (chocoball), ou confetes

Asse cada pacote da mistura para bolo separadamente, numa forma retangular ou redonda. Para agilizar, forro a forma com papel manteiga (e deixo um pedaço sobrando para os lados, para pegar o bolo depois de assado), assim quando o bolo ficar pronto posso retira-lo imediatamente e partir para a próxima leva de bolo. Faça os 3 bolos, e então faça o recheio, que deve ser colocado ainda quente em cada camada do bolo.

Para fazer o recheio: no fogo baixo, cozinhe o leite condensado todo de uma vez, até começar a ferver. Recheie o bolo.

Para fazer a cobertura: no fogo baixo, misture o creme de leite e as barras de chocolate, até ficar homogêneo. Cubra o bolo. Quando esfriar, coloque as bolinhas de chocolate. Dá para fazer o bolo, rechea-lo e congela-lo coberto com papel alumínio. No dia da festa, descongele e coloque a cobertura e as bolinhas.

Carla Torres

Médica (Universidade Federal Fluminense – 2004) e mãe. Atua nas duas funções em tempo quase integral e é apaixonada pelo que faz.

4 respostas para “Saiba como fazer a festa do seu filhinho sem gastar muito”

  1. Paula Cristina disse:

    Muito bom o artigo! Obrigada por compartilhar suas idéias. Acho muito bacana seu jeito de escrever… agente lê como se estivesse conversando mesmo!
    Vou fazer a festa de 2 anos da minha filha com tema Fazendinha também e vou aproveitar muito do que vc mostrou. Obrigada!

  2. […] falei no post FAZENDO A FESTA DO SEU FILHINHO, a festa começa fazendo seu planejamento de quantas pessoas irá convidar. Vamos imaginar 50. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *