Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Serra gaúcha (Gramado, Canela e Bento) – TODAS as dicas em um post só

Tags:, , , , , ,

filhinhos da mamãe
Estivemos na Serra Gaúcha, passando por Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves. Fomos em outubro, no primeiro fim de semana do Natal Luz. Realmente muito bonito.
Pena que o tempo não ajudou tanto e nossa viagem foi curta. Mas o lugar é muito legal!! Lembra muito a Europa. Vou fazer um resumão do que achei mais importante para ajudar quem pretende ir para lá.

Antecedência

Gramado é uma  cidade  MUITO turística. Por isso, reserve tudo com antecedência. A cidade é cara e tem muita procura. Hotéis, vôos e carros devem ser reservados o quanto antes para não pagar caro demais (ou pelo menos achar disponível). Chegamos pelo aeroporto de Porto Alegre, que fica a menos de 200 km de Gramado. Fiz a reserva do carro um mês antes, peguei boas taxas mas já não tinha nenhuma cadeirinha disponível para as crianças. Todas esgotadas. Precisamos levar os dois assentos de carro gigantes na bagagem. Trambolho total.

Hospedagem

Em Gramado é bem cara. Quanto mais no miolo da cidade, mais cara. Reservei um hotel muito bom, gostei mesmo, era perto, mas precisava estar de carro para se chegar a todas as atrações. Para nós, de forma algum foi problema; mas concluí que teria sido muito mais barato se tivéssemos nos hospedado em Canela, que fica a poucos Km de Gramado, já que precisaríamos mesmo pegar o carro para tudo. Portanto, se não tiver (ou não quiser, porque é realmente muito caro) como pagar para ficar bem perto das atrações, minha dica é que se hospede em Canela.
No site Viajando com Pimpolhos, da Sut Mie, perita em viagens com crianças, tem uma lista bem legal de 31 Hotéis acolhedores para crianças em Gramado.

Estrada

Existem várias formas de se chegar de Porto Alegre a Gramado, mas por motivos de obras na estrada, escolhemos ir pela BR 116. E na verdade acho que fizemos muito bem. Apesar de ser mais demorado, a estrada é muito linda. Conhecida como Rota Romântica. Muito bonita mesmo. Começa por São Leopoldo, passa por Nova Hamburgo, Dois irmãos, Picada café e Nova Petrópolis (aliás, bem fofinha) e, finalmente, Gramado. Pelo caminho vários restaurantes Coloniais, entre eles o alemão  Colina Verde, que conhecemos e gostamos.
gramado

Rota Romântica da serra gaúcha

Esticadas

Gramado é muito linda, tem várias atrações (quase tudo pago, é verdade) e amei caminhar pelas ruazinhas do centro. Mas Canela é encantadora e fica ao lado. Não pode ficar fora do roteiro.
Também gostei de ter conhecido Nova Petrópolis, a praça central tem um labirinto que as crianças se divertem. Nada muito demorado. Também conhecemos o Parque dos Imigrantes, bem bonito e preservado. Muito espaço  livre pra criançada curtir. Bem no estilo alemão.
Mas a esticada, um pouco mais longe, que não deve ficar de fora mesmo é Bento Gonçalves. Gramado, Canela e Nova Petróplis tem forte influência alemã. Já em Bento você se sente bem pertinho da Itália, ali pela Toscana. Gostei demais!  Lá ficamos hospedados no Hotel Villa Michelon, tudo de bom e mais um pouco. Perfeito para quem está com ou sem crianças.
filhinhos da mamãe

Catedral de Pedra de Canela – uma maravilha

 

tour por Nova Petrópolis - filhinhos da mamãe

tour com carro antigo – Nova Petrópolis com estilo

 

labirinto verde - nova petróplis - RS - filhinhos da mamãe

Labirinto verde na praça central de Nova Petrópolis

 

Parque dos Imigrantes - Nova Petrópolis - RS

Parque dos Imigrantes – cultura alemã e muito verde em Nova Petrópolis

 

spa do vinho - bento gonçalves - filhinhos da mamãe

De carro pelo Vale dos Vinhedos – esse aí é o Spa do Vinho – Bento Gonçalves

 

programação - casa da ovelha - Bento Gonçalves RS - filhinhos da mamãe

Programação – Casa da Ovelha em Bento Gonçalves

 

playground interno - Villa Michelon - Bento Gonçalves

Hotel Villa Michelon em Bento Gonçalves – Playground interno.

paisagem - Estrada dos Vinhedos - Uvas e araucárias.

Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves – paisagem linda. Plantações de uva, ao estilo da Toscana e araucárias, totalmente Brasil.

Comida na Serra Gaúcha

Viagem para mim necessariamente precisa incluir as comidas boas do local. Sou até mão fechada para conhecer algumas atrações turísticas, mas comer bem é preciso.
O que reina na região são os rodízios de galeto. Fomos a dois, um na estrtada entre Canela e Gramado (Mamma Mia) e um em Bento Gonçalves: Casa di Paolo – Esse aqui é demais!! Indico sem qualquer medo de errar. Muito bom! Comida excelente mesmo, bem servida e deliciosa.
filhinhos da mamãe

Macarronada na Casa di Paolo – de lamber os beicinhos! Bom demais!

Rio Grande do Sul sem chrurrasco? Não pode. Escolhi logo o matador: da Churrascaria Chama de Fogo. Muito boa. Padrão (e preço) perto do Porcão Rios.
O que gostei demais foi de uma hamburgueria em Canela, Me Gusta. Sí, me gustas mucho! Muito bem servida. Um hamburguer artesanal, de carne de verdade, com o pão mais fofinho do mundo, molhos artesanais e saladinha no capricho. Delicioso! Todos amamos. De entrada pedimos batatas rústicas. Super macias por dentro e mega crocantes por fora. Essa dica também, não tem erro.
serra gaucha

Hamburger artesanal – delícia suculenta

batata rústica - mi gusta - canela RS

Batata rústica – Me gusta – Canela

Em Nova Petrópolis comemos no Colina Verde, alemãozão mesmo! Com direito a joelho de porco (o maridão aprovou – eu confesso que nem provei). Tudo bem gostoso e com uma vista legal.
Juro que tentei ir no Cara de Mau, aquela pizzaria temática que dizem ser maravilhosa para quem está com crianças. Mas às vezes que fomos, ou estava fechada, ou tinha uma fila gigante de espera. Outro que não conheci foi o Berga Motta, que fica em parque ecológico lindo e dizem que tem uma comida excelente; o tempo não ajudou e não fomos.
Outros restaurantes que ficaram fora da nossa viagem foram 3 de Bento Gonçalves: o  Mamma Gema e o Pizza Entre Vinhos, que ficavam bem ao lado do nosso Hotel, o Villa Michelon, e estavam fechados no dia que estivemos por lá e o o Valle Rústico, um dos meus sonhos de consumo de experiências. A equipe estava de férias, mas mesmo que estivesse aberto, acho que não iria com meus filhos com medo de incomodar os outros clientes; lá é aquele estilo low food. Mas está na minha lista.
Mas legal mesmo é a cervejaria artesanal local, a Taberna e Biergargen – MF, comidinha deliciosa e cervejas perfeitas!!! O papai surtou. Pena que tinha agendado um compromisso com o Papai Noel (fomos ao Desfile de Natal na Expo Gramado) e não pode provar tantas cervejas quanto queria. São 30 tipos de cerveja.
filhinhos da mamãe

MF – Biergarden – A melhor cerveja de Gramado. 30 tipos para escolher.

Ouvi do gerente que o mestre cervejeiro deles é super rigoroso com a qualidade e não faz mais do que 1000 litros de cada receita por vez, por isso tudo o que é produzido, é consumido ali. Eu provei a belgium. Deliciosa! Frutada, leve. Perfeita. Não sou entendida em cerveja, conversei com o garçon e disse que a minha cerveja preferida é a Leffe blond, aquela belga. Aí ele escolheu esta pra mim. Gostei demais. Fica a dica!
filhinhos da mamãe

Chocolates

Vários!!! Gostosos. O meu preferido foi mesmo o Caracol, o mais famoso. Inclusive fomos na fábrica, que fica entre Gramado e Canela, na fofíssima estrada das Hortênsias.

chocolate - gramadochocolate lugano - grmadochocolate - Planalto - gramadochocolate gramadense

caracol - fabrica de chocolate - gramad0

Caracol – fabrica de chocolate

 

estrada das Hortensias - Gramado - Canela - filhinhos da mamãe

Estrada das Hortênsias Ligando Gramado e Canela Ali na frente um vendedor de Pinhão

Cervejas

Como disse, a cervejaria artesanal Taberna e Biergargen – MF em Gramado é o que há! 30 tipos de cervejas exclusivas e artesanais. Mas por lá tem várias marcas boas.
filhinhos da mamãe

Taberna MF – a melhor cerveja de todas em Gramado

cerveja gramado - edelbraucerveja gramado - pecado

Vinhos

Gramado - serra gaúcha

Vinho local bom – Pizzato Bento Gonçalves

Bento Gonçalves tem mais vinícola do que gente. Algumas gigantes, como a Aurora, Salton, Miolo e Casa Valduga e muitas outras menores e familiares. Vinho bom é fácil. Visitamos a Miolo e a Casa Valduga, compramos várias coisinhas nas lojas das vinícolas. Provei alguns locais também. Gostei muito do merlot da Pizzato.
Casa Valduga

Casa Valduga – Muito vinho (e suco de uva) bom.

Atrações

Gramado tem muita coisa legal pra se fazer. Infelizmente o clima e a falta de tempo não permitiram que fizessemos várias que estavam na minha lista.  Conhecer o  Mini Mundo,  curtir o Lago Negro, visitar a Aldeia do Papai Noel, mas o que queria mesmo era andar no teleférico no Parque do Caracol em Canela.
Fomos a dois espetáculos pagos do Natal de Luz, que ficam na Expo Gramado: o Natal pelo Mundo e Grande Desfile de Natal. Bem legais, com uma ótima produção.
natal de luz - gramado - grande desfile de natal

Grande desfile de Natal – espetáculo na Expo Gramado

Mas se fosse de novo, escolheria ir a só um (provavelmente o Grande Desfile de Natal). É meio caótico para estacionar na ExpoGramado (estacionamento 20 Reais) e os espetáculos são caros. Comprei com bastante antecedência nesse site aqui.
Em Bento Gonçalves, passear pelo Vale dos Vinhedos e pela  Estrada Caminhos de Pedras é demais.
A Casa da Ovelha fica na Caminhos de Pedra, pertinho da Casa da Erva Mate, ambas ótimas pedidas para a criançada.

Casa da Ovelha - Bento Gonçalves RS

Gramado - serra gaúcha

Casa da Erva Mate – Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves

Tem mais dicas? Deixa aí nos comentários!

Antes de ir, vi várias dicas boas em vários blogs de viagem. Tem muita coisa legal.  Gostei muito das do Vou Viajar, confere lá.

Carla Torres

Médica (Universidade Federal Fluminense – 2004) e mãe. Atua nas duas funções em tempo quase integral e é apaixonada pelo que faz.

2 respostas para “Serra gaúcha (Gramado, Canela e Bento) – TODAS as dicas em um post só”

  1. Olá Carla,
    Obrigada pela menção ao nosso blog e de forma tão carinhosa! 😉
    Adorei o post, super completo!
    Bj grande

    • Carla Torres disse:

      Olá, bom te ver por aqui. Pois é Sut-Mie, não podia deixar de mencionar vcs, esse seu post de hotéis é demais; comigo é assim (rs) só dou dica boa! Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *