Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Shake calmante para amansar sua ferinha

Tags:, , , ,

Shake calmante

Vou passar uma receita funcional deliciosa e cheia de elementos que vão ajudar a acalmar sua ferinha (e serve perfeitamente para você também).

Ingredientes

  • 1 banana madura
  • 1 xícara de chá verde frio (ideal usar a erva, se não for possível, prepare usando sachê em 1 xícara de água bem quente)
  • Metade de um maracujá pequeno  Shake calmante

Modo de Preparo

  • Bata o chá com a polpa do maracujá no liquidificador por 45 segundos. Coe este suco e retorne ao liquidificador.
  • Adicione a banana e bata bem. Se achar indispensável, adoce (usando a menor quantidade possível de açúcar ou mel – mel se o bebê tiver mais de 12 meses). Prontinho.

  • Quanto mais amarelo e com a casca enrugada, mais doce costuma ser o maracujá (os bonitões de casca lisa são mais ácidos).
  • A combinação com banana madura, por ser uma fruta bem doce, diminui a necessidade de adoçante para a bebida. Quanto maior e mais doce a banana, menos açúcar precisa.
  • Se possível, opte por elementos orgânicos.
  • Mamães que amamentam podem passar boa parte destes princípios ativos para seus bebês se ingerirem a bebida (como ocorre com tudo o que a mãe consome).
  • Se estiver calor, você pode picar a banana e congelar. Ao bater tudo, a consistência vai ficar mais firme, tipo um sorbet.
  • Para bebês que já estão no estágio de misturar alimentos, o shake não tem contraindicações.
  •  Indicado a partir dos 8 meses.

mamãe sabida

Por que esses alimentos ajudam a acalmar?
  • Por diminuir a atividade cerebral
     O GABA  é o principal neutrotrasmissor inibitório do cérebro (aqueles famosos remedinhos de tarja preta tipo Diazepan agem no GABA).  O chá verde é rico em teanina, um aminoácido que aumenta os níveis de GABA. A banana e as frutas cítricas também aumentam a produção do GABA.
  • Por ser rico em triptofano
    O tempo que a pessoa leva para dormir (latência do sono) é diminuído com triptofano, um aminoácido necessário para a síntese de serotonina. A banana é um alimento muito rico em triptofano.
  • Por ser rico em maracujina (ou passiflorina)
    O maracujá é famoso por seus efeitos sedativos. Seu princípio ativo, a passiflorina é amplamente utilizada por suas características calmantes. Além disso, o maracujá é rico em elementos que reforçam a produção do GABA, como é o caso de vitaminas do Complexo B.

 

Gostou? Fique por perto. 

Já viu nossas receitas funcionais para imunidade? 

SEGREDOS DE IMUNIDADE

5 bebidas para fortalecer a imunidade

quinoa

5 pratos para turbinar a imunidade

Carla Torres

Médica (Universidade Federal Fluminense – 2004) e mãe. Atua nas duas funções em tempo quase integral e é apaixonada pelo que faz.

6 respostas para “Shake calmante para amansar sua ferinha”

  1. Angela Maria Velasque disse:

    Chá verde pra criança pode,não agride o estômago,poderia chá de erva doce ou camomila

    • Carla Torres disse:

      Oi Angela, obrigada pela visita. De modo geral, não devemos oferecer muito chá ou suco para bebês, mas não há qualquer problema com o chá verde. As opções que vc falou são excelentes. A camomila é calmante e a erva doce tem boa ação digestiva. Falei do chá verde justamente porque é menos comum. Abraços pra vc!

  2. marvus Leitão disse:

    Para o meu filho vou precisar acrescentar gotas de rivotril para funcionar. Kkkkkk brincadeira.
    Boa dica.

  3. Juliana disse:

    Adorei, Carlinha!
    Mas minha princesa, acredite, é alérgica a banana!!! 🙁 terei que modificar a receita!!!!

    • Carla Torres disse:

      Que pena. Banana é tão gostosa… mas você tem várias opções. O damasco seco também é muito gostoso e tem bastante triptofano. Tenta ele nessa receita e depois conta. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *