Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Tocar um instrumento pode ajudar no estudo de matemática

IMG_6736

Foi publicado na revista Time sobre os benefícios de tocar um instrumento durante a infância. Os efeitos positivos para o cérebro em desenvolvimento são inegáveis.

Estudos já mostraram que quando as crianças aprendem a tocar música, seus cérebros começam a escutar e processar sons que anteriormente não podiam. Isso ajuda a desenvolver a “distinção neurofisiológica” entre alguns sons que pode ajudar na alfabetização, que se traduz em um melhor desempenho acadêmico em crianças.

Porém, é necessário que a criança aprenda a tocar um instrumento, não apenas ouvir música ou ficar assistindo alguém tocar o instrumento. O “efeito Mozart” não funciona. Um estudo feito na Universidade de Northwestern* mostrou que assistir uma aula de música não traz os benefícios cognitivos, não melhorou o processamento neural.

Veja 10 motivos para estimular seu filho a tocar um instrumento:

1- Aumenta os recursos para memória – veja nesse vídeo do TED-Ed

2- Ensina perseverança e cria um senso de conquista

3- Melhora a coordenação

4- Melhora as habilidades em matemática – tocar um instrumento pode parecer um ato criativo, mas tem muitas semelhanças com matemática. Música e matemática são altamente interligadas. Pela compreensão da batida, ritmo e escalas, as crianças estão aprendendo a dividir, criar frações e reconhecer padrões. “Parece que a música faz o cérebro da criança entender melhora outras áreas de matemática.”, diz Lynn Kleiner, fundadora de Music Rhapsody em Redondo Beach, California.

5- Ajuda na leitura e compreensão

6- Ajuda a criar responsabilidade

7- Expõe a criança a cultura e história

8- Ajuda a criança a se expressar

9- Melhora a capacidade de escutar

10- Ajuda nas habilidades sociais

 

Muitos bons motivos para que as crianças aprendam a tocar um instrumento, não é? 🙂

 

 

*Esse estudo foi feito por nina Kraus, diretora do Laboratório de Neurociência Auditiva, Jane Hornickel, Dana L Strait, Jessica Slater e Elaine Thompson, da Universidade de Northwestern.

 

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *