Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Uma questão de atitude

Tags:, ,

pais

Foi na véspera de Natal do ano de 2011 que ouvi o coração da minha filha, Isabela, pela primeira vez. Eu sei que é cliché, mas, ali, nasceu um pai, o pai da Isabela.

Eu tenho a sensação que o nascimento de um pai não vem com o nascimento, mas surge com a resposta para a inevitável pergunta: “E agora? ”. É a partir desse momento, da maneira como o homem deve se portar ao encarar a paternidade, que o seu espírito se transforma.

Sim, é uma questão de atitude.

Dúvidas, medos, alegrias, esperanças e, muitas, ansiedades não são comuns para todos os homens. Deveriam ser. Mas há aqueles que não dão a mínima, e não sabem porquê.

Se o pai não se interessa pelo filho enquanto ele ainda está no ventre materno, é provável que ele também não se interesse pelo filho quando bebê, quando criança, quando adolescente, etc.

Particularmente, fui a todas as consultas e ultrassonografias da minha esposa. E, depois de um aborto espontâneo, cada espera de ultrassonografia era uma tortura. Poderia ter escolhido dizer que tinha muito trabalho, dizer que a consulta é da mãe ou falar que, simplesmente, não queria ir. Porém, além de querer saber se está tudo bem, sabia que a tortura psicológica acontecia também com a mãe. Eu quis estar lá, eu precisava estar lá.

Sim, é uma questão de atitude.

Quando eu conto isso, não tenho o intuito de dizer que sou melhor que os outros, claro que não, mas alertar. Infelizmente, para a maioria das pessoas as quais eu conto atitude de ir a todas as consultas, o choque é geral.

Mesmo choque quando conto que faço questão de ir a todas as reuniões da creche ou que vou a todas as consultas na pediatra. E não, isso não é natural em mim. Eu cresci na mesma cultura de que a “responsabilidade é da mãe” e, se eu relaxar, vou querer ficar em casa, no trabalho, com os amigos.

Então nesse dia dos pais, e dos futuros papais, não se importem com a resposta, se importem com a atitude de pai.

Feliz Dia dos Pais a todos.

Felizes filhos para nós.

 

Adriano Vinagre

Adriano Vinagre

Servidor público e pai apaixonado da Isabela.
Adriano Vinagre

Últimos posts por Adriano Vinagre (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *