Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Meningite B – Tudo sobre a vacina: É necessária? Quem precisa? Tem que fazer reforço? Quanto custa?

Tags:, , , , ,

vacina mening B

Alguns assuntos causam tanta dúvida, que, como médica e mãe, me sinto impelida a tentar ajudar. É o caso da nova vacina que acaba de chegar ao Brasil, a vacina contra meningite B, cujas dúvidas mais comuns tentei responder nesse post.

Esta vacina é mesmo importante? É contra um tipo novo de meningite?

A bactéria não é nova. A vacina que é nova em nosso país. A meningite por meningococo tipo B não era tão comum no Brasil, mas com a redução dos casos de doença causados pelo por meningococo tipo C (pela introdução da vacina contra essa bactéria no calendário de vacinação do Ministério da Saúde para menores de 2 anos) o meningo B pulou do segundo lugar (responsável por 20% dos casos) para o primeiro como causa de doença meningocócica nessa faixa de idade.

Essa bactéria é responsável por cerca de 60% dos casos nos menores de 1 ano, cerca de 100% nas crianças entre 12 e 23 meses e 58% nas crianças entre 2 e 5 anos. Ou seja, é importante sim.

Funciona?

No Brasil, a vacina  permite prevenir contra 81% dos meningococos B que circulam em nosso país.

Quem pode ser vacinado?

A vacina está indicada a partir de 2 meses de idade contra doença meningocócica invasiva causada por Neisseria meningitidis do grupo B. Está licenciada para indivíduos até 50 anos de idade.

Como ocorre a transmissão das meningites bacterianas?

A disseminação das meningites bacterianas é de pessoa para pessoa, principalmente por meio de gotículas e secreções expelidas pelas vias respiratórias. Mas um dado importante (e assustador): Os adultos podem ter a bactéria na garganta e transmiti-la sem que a doença se manifeste. Por isso, o ideal (mas infelizmente muito caro!) é que todos os contactantes mais próximos da criança sejam vacinados e que se evite estar com a criança em aglomerações.

Quanto custa?

Varia de clínica para clínica. Mas o produto custa para as clínicas por volta R$340 a dose. A quanto vão vender é outra coisa. Mas uma coisa é certa: É caro. Bem caro.

Vacina contra Meningite B

Vacina contra Meningo B, só na rede particular. Dói também no bolso.

Qual a composição da vacina? Quem não pode usar?

Quem já teve anafilaxia a algum componente ou a dose anterior da vacina não pode ser vacinado. A vacina possui quatro antígenos (proteínas subcapsulares) do meningococo B.  É produzida por  DNA recombinante  a partir de células de E. coli. Os excipientes são: cloreto de sódio, histidina, sacarose, hidróxido de alumínio, heparina água para preparações injetáveis. Você pode dar uma conferida na bula completa aqui .

Pode administrar a vacina contra meningococo B junto com outras vacinas?

Pode ser administrada concomitantemente (em sítios separados) com as vacinas difteria, tétano, coqueluche, Hib, pneumocócicas conjugadas, polio, hepatite B, triplice viral, tetra viral e varicela.

Quais os efeitos colaterais mais comuns? Tem como evitá-los?

Pode ocorrer febre alta, principalmente em lactentes e crianças menores de 2 anos de idade, com pico nas seis primeiras horas após a vacinação, regredindo em até 72 horas. Manifestações locais incluem dor, eritema (vermelhidão) e edema (inchaço) no local de injeção.

Como mãe, nos meus filhos, pouco antes da vacinação ou logo após, ofereço um medicamento analgésico/antitérmico. Como médica não posso indicar que seja feita medicação sem ver o paciente, e que fique claro que não é isso que estou fazendo, mas para informação: consta na bula que “a utilização profilática de paracetamol reduz a incidência e gravidade da febre sem afetar a imunogenicidade da Bexsero ou das vacinas de rotina”.

Quando vacinar? Precisa de reforço?

A orientação da Sociedade Brasileira de Imunizações é que a vacinação deve iniciar-se o mais precocemente, visto o risco da doença no primeiro ano de vida.

Lactentes, crianças e adolescentes ainda não vacinados devem iniciar a vacinação com MenB assim que possível, respeitando-se o número de doses do esquema primário e os intervalos mínimos para cada faixa etária:

doses-e-reforcos-meningite-B

Quais vacinas contra meningoco estão disponíveis no Brasil?

São 5:

Imagemmeningo B Meningo C Meningo w meningo y

Existe o risco de contrair meningite com essas vacinas?

Não, pois nenhuma destas vacinas é feita com microrganismos vivos, apenas com parte ou fragmentos deles, capazes de desencadear a resposta imunológica com produção de anticorpos, mas incapazes de provocar doença.

Já vacinei meu filho (com ACWY ou só com a C). Como fica o calendário vacinal  juntando todas as vacinas contra meningite?

esquema-de-vacinacao-contra-menigococo

 

Estando com o esquema todo completo não há risco nenhum de ter meningite, não é?

Infelizmente Não. O que você vai fazer é reduzir muito as chances de ter a doença. Meningite pode ser causada por muitos agentes, como vírus, tuberculose, fungos e outras bactérias. Muitos vírus acometem o sistema nervoso e causam meningite, não existindo vacina contra eles.

Ainda tem dúvida? Escreve nos comentários!

 

Carla Torres

Médica (Universidade Federal Fluminense – 2004) e mãe. Atua nas duas funções em tempo quase integral e é apaixonada pelo que faz.

234 respostas para “Meningite B – Tudo sobre a vacina: É necessária? Quem precisa? Tem que fazer reforço? Quanto custa?”

  1. Flávia disse:

    Boa Noite Dra Carla, gostaria de saber quantos dias
    a vacina da Meningite B leva para imunizar a criança
    uma vez que em 40 dias viajaremos para os EUA e vou
    vacinar meus filhos de 2 e 4 anos antes da viagem.
    Obrigada desde já!

  2. Flávia Avelar disse:

    Bom dia Dra Carla. Gostaria de saber quantos dias leva para meus filhos ficarem protegidos com a primeira dose da Meningite B uma vez que viajaremos para os EUA daqui 40 dias.

  3. Vanessa disse:

    Boa noite Dra! Posso dar a vacina meningo acwy e a meningo B no mesmo dia?
    Obrigada

  4. Vanessa disse:

    Já me disseram que todas as vacinas precisam de um intervalo de 30 dias entre elas.
    Hoje meu bebê tomou as vacinas da rotina de 2 meses atrasadas e me informaram que quando ele fizer 3 meses, semana que vem, já pode tomar a da meningite.
    Pode mesmo ou tem que esperar 30 dias? Qual o motivo?
    Obrigada

  5. Miriam disse:

    Cara Dr.
    tenho uma dúvida crucial. Pedi a Bexsero de Portugal porque cá em Angola não há! No entanto chegou no dia 1 de Abril e ficou na minha geladeira até hoje será que a vacina estragou? O meu bebe tem 5meses e essa será a segunda dose da bexsero a primeira tomou em Portugal

  6. Vanessa Lage Bellazzi disse:

    oi Dra! Preciso dar intervalo entre a vacina de gripe e da meningite b? de quantos dias? se der separada

  7. Fernanda disse:

    Posso dar a vacina de meningite B junto com a de febre amarela?

  8. Tamires disse:

    Olá, boa noite, estou com uma dúvida talvez boba de mãe, dei vacina hj contra meningite, minha filha tem 5 meses, dei antitérmico 30 minutos antes de leva – lá ao posto, não teve febre, e quando vi que estava ficando com dorzinha eu dei novamente antitérmico/dor pra ela, bom tem mais de 12 hrs de vacina, é normal não sentir febre ou dar reação ? É um alívio, mas tbem fico preocupada !

  9. Robertson disse:

    Boa tarde Dr. apliquei na minha quando tinha dois anos a primeira dose da vacina contra meningite b e com dificuldades de achar a segunda,acabei esquecendo e ja se passaram um ano e dois meses,pós do dar a segunda dose agora ou terei q fazer todo o ciclo novamente,muito obrigado pela atenção!

    • Carla Torres disse:

      É normal. Os meus só tiveram reação na segunda dose. Tomara que a sua não tenha de novo. Abraço.

      • Cinthia Weiss disse:

        Dra.
        Você deu antitérmico para seus filhos logo após a vacina, mesmo sem saber se teri reação? Pode fazer isso?
        Eu dei para minhas filhas logo após a vacinação por indicação da Enfermeira da Clinica, ela me disse que para essa vacina em especial era aconselhável dar até antes da vacinação e que não interfere em nada na eficácia.
        Certo isso?

      • Maria Gomes disse:

        Olá Dra! Minhas gemeas tomaram a primeira dose da meningocócica B aos 7 meses. Elas já irão completar 1 ano e ainda nao consegui aplicar a 2 dose, mesmo sabendo que o intervalo recomendado é 2 meses, existe um intervalo máximo? Obrigada

  10. Raquel Gomes disse:

    Meu filho tomou a vacina acwy em 2014 o reforço é em 2020 hoje ele tomou no posto a meningo c não tinha no cartão dele,pois ele nasceu em 2003 e ainda não dava no posto está correto? Mesmo ele tendo tomado a conjugado acwy ele tem que tomar a meningo c? Obrigado!

  11. Claudia Marques disse:

    Olá
    Meu filho tem 11 anos e até hoje sempre achei que a Caderneta dele estivesse certa. Sempre fui preocupada com vacinacao, nunca atrasei. Mas fiquei perplexa em ver que até agora meu filho não foi vacinado em qq tipo de meningite. Na cartela dele nao tem esse campo e em todas as vezes que levei ele ao posto e ao pediatra, nunca me disseram q faltava.
    Minha pergunta: preciso aplicar a ACWY e B . Ele pode receber as 2 no mesmo dia? Se tiver que dar separado, começo por qual?

  12. Valéria disse:

    Boa noite!minha filha tem 12anos e darei a vacina da febre amarela hoje. Posso dar a vacina da meningite B que está agendada após 24 h de ter dado a vacina da febre amarela . Ou espero 15 dias? Obrigada Att Valéria

  13. GENEVIERE disse:

    Dra.
    Bom dia
    Minha filha tomou duas doses da meningococica c quando tinha 3 e 5 meses respectivamente, já com 9 e 11 tomou outras duas doses de acwy. Agora ela acabou de completar um aninho e vejo que na sua caderneta está que ela precisa tomar o reforço da meningococica c. Queria saber se é realmente necessário, já que em abril ela já precisa tomar nova dose da acwy.
    Gostaria de saber para evitar mais uma picada. Obrigada

  14. Rubens Bravo Felício disse:

    Tenho três netos. O mais velho com 8 anos tomou a vacina há 4 meses. De lá para cá constantemente sente enjoos, dores de cabeça, que são reações dá vacina. Já fez vários exames e está tudo normal, graças a Deus. Eu pergunto: pode ser ainda resíduo dá reação dá vacina? Ele é uma criança Ativa e saldavel.

    • Carla Torres disse:

      Oi Rubens, desculpe a demora. Sinceramente desconheço a persistência de sintomas por tanto tempo. Acredito que não há relação, mas é importante frisar esta suspeita para os médicos que venham a atende-lo para que façam toda a investigação necessária. Abraços para você e melhoras para ele.

  15. Nathália disse:

    Olá doutora, meu filho de 2anos e 11 mesa tomou a vacina da meningite b na perninha ,não ta conseguindo nem coloca o pezinho no chão seria normal ,posso fazer compressa fria ou morna obrigada .

    • Carla Torres disse:

      Nossa! Coitadinho. Faz compressa de água fria e ofereça um analgésico que ele esteja acostumado. Deve melhorar, se demorar para melhorar, leve-o ao pediatra. Abraços. Melhoras para ele.

      • Tácia Fontes disse:

        Olá doutora, boa noite!
        Tenho uma bebê de 3 meses, hoje ela foi vacinada ACWY porem a responsável pela aplicação aplicou a vacina para crianças acima de dois anos. Estou apavorada, a pediatra me disse pra ficar em observação, você já viu alguma situação assim? Aconteceu alguma coisa? Devo me preocupar de mais?

      • Valéria disse:

        Dra minha filha de 2 anos e 9 meses tomou a segunda dose da meningite B ontem sábado com a hepatite A .. está tendo febre alta .. estou preocupada.. poderia ter dado às duas juntas..??? A enfeira do local onde apliquei me falou que não tinha problema..estou apreensiva pq na 1 dose ela tomou com a Varicela e quase não teve alteração ..tomou na perninha a 1 dose .. e agora a 2 foi nos bracinhos ..outra duvida posso medicar a febre com Alivium ou só tylenol??aguardo sua resposta .. obrigada

        • Carla Torres disse:

          Oi Valéria, podem ser feitas no mesmo dia sem problemas. Quanto a medicação, não posso prescrever pelo site. Converse com seu pediatra.
          Abraços.

  16. Ana Flávia Brito Melo disse:

    Boa noite! Venho perguntar e relatar um acontecimento pós vacinar meu filho de 3,9 meses com a Meningo acwy em clinica particular em Belém do Pará .A vacina foi aplicada no braço,em uma segunda feira l arte da tarde, teve febre a noite, mediquei, teve pela manhã de terça, essas idas e voltas foram até a quinta feira, ele ficou bem dormiu sem febre e acordou gritando que não conseguia ANDAR!!! Meu filho parou de andar!!! Os médicos falaram para aguardar!!’ Fizemos exames e tb falaram que poderia ter s vacinado com alguma virose.Sei que, não me recomendaram fazer as outras, o exame para detectar se foi a vacina é o LCR que tira o líquido da coluna! Caso ele não voltasse a andar! Ele voltou a trocar passos de noite passou 3 dias como se estivesse reaprendendo a andar!!! Tenho Videos!!! Fiquei louca,osmedicos que fui falam que ele ficou perfeito e seria muito invasivo fazer o exame ou outro exame mais sério.mandaram aguardar e observar . Ele está perfeito, mas fiquei apavorada, coMuniquei a clinica, o responsável diz que nunca passou por isso,
    Fiquei apavorada e estou compartilhando minha experiência com a vacina!

    Q

  17. Eduardo Frollini disse:

    Bom dia,

    Minha filha tomou a vacina da meningite C no posto de saúde com 3 meses, semana que vem ela completa 5 meses, como vamos viajar para Espanha no fim de janeiro, gostaria de saber se preciso dar as vacinas da meningite ACWY e B? Se sim, como faço com a dose que já dei da meningite C no posto de saúde.

    Muito obrigado desde já,

    Eduardo.

    • Carla Torres disse:

      Oi Eduardo, se tiver condições, vale a pena vacinar sim. Eu vacinei os meus com a ACWY e com a B. Desconsidere a dose da Meningo C isolada que fez no posto. Não há problemas em vacinar novamente (ACWY). Abraços e boa viagem para vocês.

  18. Everson disse:

    Bom dia. Encontrei esse blog ao procurar informações sobre aos efeitos dessa vacina e achei muito interessante porque é feito por mães E médicas, o que faz toda a diferença. Meu filho tomou a vacina contra meningite B e durante uns 5 dias teve febre e ministramos antitérmicos. Além disso, ficou sem apetite e por fim apareceu uma alergia na barriga. Não encontrei na minha busca, inclusive na bula da vacina esses sintomas. Poderia considerar como efeitos colaterais. ? Desde já agradeço. Everson

    • Carla Torres disse:

      Obrigada Everson. Desculpe a demora. Olha, esses sintomas não são clássicos. Podem até ser efeitos colaterais, mas bem incomuns. Você levou seu filho ao pediatra? Inclusive é muito importante que tenha sido bem avaliado porque se for considerado como efeito adverso, o médico deve notificar aos órgãos competentes de Vigilância Epidemiológica. Abraços.

  19. Natalia Rodrigues disse:

    Bom dia Doutora, estava procurando informações sobre vacinas e me deparo com esse site maravilhoso, quanta generosidade em dividir tantas informações para nossos bebês! Obrigada! Doutora, eu não moro no Brasil, e estou indo de férias com minha filha de 6 meses passar uma temporada aí, irei em janeiro e só retorno a lisboa em abril, e minha dúvida é, se posso fazer a vacina da meningite B nesse tempo que estarei aí.

  20. Anayama Gomes disse:

    Olá, Dra.!
    Minha bebê tem 5 meses, aos 3 dei a primeira dose da meningo C e agora queria dar a ACWY. Posso dar a ACWY como segunda dose, no lugar da C? Tenho que dar 3 doses caso dê a ACWY?

  21. Amanda disse:

    Dra. Estou aguardando minha resposta !!! Já mandei dois posts.
    Obrigada.

  22. Amanda disse:

    Oi Dra. Boa noite. Tenho gêmeos de 7 anos e sempre dei todas as vacinas que existem e sempre foi um processo tranquilo. Ano passado quando chegou no Brasil a vacina da meningite b, coincidiu com minha mudança de SP para o Rio e com a chegada de uma síndrome do pânico específica para doença e medicação. Esperei um monte de gente tomar para só então vacinar os meninos…só que o tempo foi passando e fui ficando mais noiada. Hoje luto internamente para ter coragem de dar a vacina. Coloquei na cabeça a possibilidade de um choque anafilático (mesmo eles nunca tendo tido nenhuma reação em outra vacina) e quando penso na vacina, me vem a cabeça uma cena desesperadora.
    Qual a chance real disso acontecer? Fico pensando: será que é intuição de mãe? O pediatra disse que não é intuição, que é maluquice de mãe rs. Quero muito vacinar logo, mas preciso quebrar essa barreira do medo.
    Seu blog é excelente !!! Descobri através desse post da vacina, mas já li vários e adorei. Parabéns !!!

    • Carla Torres disse:

      Oi Amanda, desculpe a demora. Obrigada pelos elogios. Olha, medicina não é matemática. Bem difícil estipular uma faixa bem confiável de segurança. Mas uma coisa tenho certeza: o risco de tomar a vacina é muito menor do que o de adquirir a doença. Sugiro que você faça o seguinte: aplique a vacina nas crianças em um dia de semana, pela manhã, em um horário que o pediatra esteja facilmente ao alcance para avaliação caso você tenha alguma dúvida. Abraços para você e seus gêmeos! 🙂

  23. caio disse:

    ola, obrigado pela informacao. Duvida: minha filha tomou a meningococia C aos 3 meses , 6 meses e um ano. Agora o pediatra falou q ela tem q tomar a meningo B C ACWY… ela tem 3 anos e meio. Fui procurar para dar a vacina mas achei um absurdo o preco q estao cobrando. pergunta 1 – se ela ja tomou a C , é necessario tomar novamente ou apenas a B ACWY? e pergunta 2- quem é carente, nao vacina os filhos nesse País ? porque me cobraram 570 reais pela vacina e acredito q ela seja feita em duas doses pelo que li na sua materia. Pode me dar uma luz?! obrigado

    • Carla Torres disse:

      Oi Caio, dureza mesmo esses valores. Sempre me pergunto isso, não só em relação a vacinas, mas educação, alimentação… tudo muito caro. Nosso povo trabalha muito mas isso não é suficiente para oferecer condições de prover bem as necessidades básicas de quem ama 🙁 Infelizmente o sistema público sempre fica atrás do privado na oferta de vacinas novas (apesar de já ser muito melhor do que já foi no passado). Bom, vc já fez a meningo C, não tem porque repetir a C isolada, mas se tiver condições, seria bom sim fazer a B e a ACWY (que vai repetir a C de qualquer modo, não tem jeito). Abraços.

  24. Isabela Pereira disse:

    Olá Dra. Tenho um filho de 5 e 7 meses. Já dei a meningo e a ACWY. Acha necessário dar a B nessa idade? Outra pergunta é com relação à pneumo23. Vi q a Sra aconselhou outro leitor a dar a pneumo13 no lugar da 23. Meu filho tomou a 23, indicada pelo médico. Fiz mal?

    • Carla Torres disse:

      Oi Isabela. Com vai: Se tiver condições financeiras, seria bom sim fazer a meningo B. Se o pediatra indicou a pneumo 23 ele deve ter tido um motivo específico, não se preocupe com isso. Abraços.

  25. Maria Luciana Lopes Damasceno disse:

    Olá Doutora minha filha tem 6 anos. Ela já tomou a meningococica C tem necessidade de tomar a B?

  26. Pamela GM disse:

    Agradecida de sua atenção.

  27. Pamela GM disse:

    Olá….onde moro atualmente não tem a vacina contra meningite B e C, somente a ACWY na rede particular para bebês a partir de 9 meses. Minha dúvida é: vacinei minha filha contra meningite C (primeira dose) aos 8 meses em uma ida ao Brasil, queria saber se posso aplicar agora a ACWY, aos 12 meses, sem dar a segunda dose da meningite C? Dando essa dose da ACWY agora ela terá que tomar uma segunda dose da meningite C?

  28. Marcel dos Santos Biondo disse:

    Dra. parabéns por essa matéria sobre a vacina da meningite B.
    Tenho algumas perguntas…
    Minha filha de 2 anos e 5 meses teve um problema com leite convencional logo nos primeiros meses, devido a isso, hoje ela toma o Aptamil por orientação médica. Ainda não fizemos o exame para ver se ela é a alérgica a lactose ou proteínas do leite.
    1- A vacina tem algum componente que minha filha possa ter restrição?
    2- Não há risco da vacina virar a meningite?
    3- Quantos dias após o uso de Corticoíde para dar a vacina?
    4- Dra. vou dar o Novalgina antes da vacina. Dou a dose inteira ou meia?

    Agradeço desde já.

    Marcel

    • Carla Torres disse:

      Oi Marcel, obrigada. como vai?
      Se sua pequena está bem com o aptamil, provavelmente não tem intolerância a lactose nem alergia a proteína do leite, mas de qualquer modo, estas não são contra-indicações desta vacina. Como disse no texto, não tem como a vacina causar meningite porque é feita a partir de elementos mortos. Sobre o corticite, depende da dose e tempo que ela usa. Converse com o pediatra. A dose do analgésico precisa ser inteira, caso contrário não se atinge o efeito. Abraços.

      • Vanessa Marques disse:

        Olá Dr!!!
        Boa noite!
        Estou com uma dúvida. ..
        Minha bebê completou 1 aninho e vou dar amanhã as vacinas da rede pública… inclusive a meningoC..
        Gostaria de saber se posso dar depois a ACWY mesmo ela já tendo tomado no posto a C….
        E se precisa ter um intervalo entre elas….

        • Carla Torres disse:

          Oi Vanessa. Pode fazer a ACWY sim, sem problemas. Não ha necessidade de intervalo não, a não ser que voce tenha feito alguma outra vacina de vírus atenuado. Aí precisa de 30 dias de intervalo. Abraços.

    • Marcel dos Santos Biondo disse:

      Dra. Carla … Boa tarde !

      Obrigado pelas dicas que você passou.
      Gostaria de relatar minha experiência com a vacina Meningo B para os outros pais que estão com o mesmo medo que eu tive.
      Minha filha tomou a vacina no dia 21/09, a Meningo B da Novartis, no dia seguinte ficou com a temperatura em 37º o dia todo e dor na perna.
      Mas para a Glória de Deus na quinta ela já estava bem e hoje, uma semana depois, está ótima.
      Agora é esperar a 2º dose.

      Detalhe…. paguei R$ 530,00 na vacina.

      Desde já agradeço.

      Marcel

  29. Andreia disse:

    olá …na carteira de vacinação de meu filho tem 3 doses da meningo C …
    Dei algumas no sus e outros na rede privada…
    Tem problema dar a ACWY e a B….tenho medo das reações.

    Um abraço.

    • Carla Torres disse:

      Se aplicar as demais (ACWY e B) aumenta a cobertura, diminuindo o risco contra meningite. Mesmo tendo feito só a C inicialmente, vale a pena completar com as demais. Abraços.

  30. Paula disse:

    Bom dia!! Minha bebê tomou a primeira dose da vacina meningite B aos 5 meses. Tomará aos 7… Depois, deverá tomar aos 9 , ou somente o reforço com 12 meses? Obrogada!!! Deus abencoe.

  31. mariana disse:

    minha filha tem 3 meses, ela não tomou a primeira dose da pneumogococica aos 2 meses ( pq no posto estava em falta). tem problema se der junto à da meningite?

  32. Tmai disse:

    Liguei para a da minha cidade para saber preço da vacina meningocócica conjugada acwy pois estou vendo muitos casos de meningite por aqui, e a mesma me passou o preço de 450,00 e disse que só precisaria de outra dose com 11 anos já que minha filha fez 4 anos agora, mas pelo que li aqui ela precisaria tomar uma dose agora e outra daqui a 2 meses, é isso ? Além da vacina de meningite B?

    • Carla Torres disse:

      Ola. O esquema da segunda dose em dois meses se refere a vacina contra meningite B. A ACWY é isso mesmo, fez agora e só faz de novo aos 11 anos. Abraços.

  33. GISELE disse:

    Ola minha bebe tem 7 meses e meio ela tomou todas as vacinas pela rede publica, agora no particular me falaram que o certo é dar a B e a ACWY mas nao sei qual dar primeiro, realmente as 2 sao importantes?? Qual eu dou primeiro nela, ela vai na escolinha entao tenho que proteger, quantas doses da B ela teria que toomar e quantas doses da ACWY ela teria que tomar???? Obrigada Beijos..

    • Carla Torres disse:

      Olá Gisele. Se você tiver condições financeiras, acho que vale a pena administrar essas vacinas sim. Eu sugiro, que se tiver que escolher, faça primeiro a contra meningite B. O ideal é que converse com o pediatra de sua bebezinha para ajudar a definir. A quantidade de doses está no post. Abraços.

      • Alessandra Ramos Boldt disse:

        Olá Dr.
        Ano passado meu filho contraiu a meningite , o Médico receitou 3 vacinas.
        Anti pneumo 13
        ACWY
        Anti meningo B
        As duas primeiras ele ja tomou, mas a anti meningo B ainda não pq estava em falta na rede privada.
        Minha dúvida é a seguinte, meu filho pode correr risco de contrair a doença novamente mesmo sendo imunizado? Tenho muito medo de mesmo vacinado ele tenha esse risco.

        • Carla Torres disse:

          Olá Alessandra, o risco é mínimo, mas existe, como expliquei no post. Mas não fique preocupada demais com isso. Faça todas as vacinas como o pediatra disse, mantenha seu pequeno bem alimentado, tomando Sol, fazendo atividade física regular (tudo isso pra ajudar na imunidade) e tudo certo. Provavelmente vc nunca mais vai passar por este sofrimento de ver seu filhote com meningite não. Abraços.

  34. claudia disse:

    Boa tarde Doutora,
    Muito explicativo seu blog, parabéns. Doutora estou muito preocupada, pois tenho três filhos(10, 07 e 01) e irei viajar para a Bahia em um resort, perto de Salvador no mês de outubro. No entanto, li sobre o surto na Bahia de meningite. Todos são vacinados, eu e meu esposo ainda não. Isso nos causa algum risco? Você acha que não deveríamos ir?Estou muito preocupada.OBrigada

    • Carla Torres disse:

      Ola Claudia, obrigada pelo elogio. Me desculpe, mas não sou a pessoa mais indicada para te responder. Sei que há algum tempo houve um surto na Costa do Sauipe. Foi Meningite C. Mas completamente controlado há anos. Tente se informar melhor, busque fontes confiáveis, como um contato com a Secretaria de Saúde de Salvador. Boa sorte e, se possível, dê um retorno aqui. Pode ajudar outras pessoas. Abraços.

  35. Luciana disse:

    OI, outra dúvida que tenho é a seguinte, meu filho não tomou reforço com 4 anos (DPT e tríplice viral) – não tinha nada marcado no cartão dele. Eu posso dar as duas juntas?

    • Carla Torres disse:

      Poder pode sim, não tem contraindicação nesta combinação especifica. Mas sinceramente não acho muito boa ideia não. Principalmente porque a DTP, é muito dolorida. Acho q pode ser muito sofrido pra ele.

  36. Luciana disse:

    Oi Carla, obrigada por tirar as dúvidas da gente!
    Vacinei meus filhos (3 anos e 5 anos) contra meningite B, mas não concordei muito com o local de aplicação, pois foi dada nos bracinhos e minha filha é magrinha. Ela está sentindo dor demais. A segunda dose deveria ser dada na perninha?
    Outra coisa, meu filho fez 5 anos em abril e nunca tomou a pneumo13 (tomou a 10), eu deveria dar uma dose da 13 para ele ou seria melhor a pneumo23? Esses 3 tipos que faltam (pneumo 10 x pneumo 13) são muito prevalentes?

    • Carla Torres disse:

      Oi Luciana. O local da administração pode ser modificado sim. O importante é que seja intramuscular, converse com a enfermeira antes da aplicação. Sobre a administração da pneumo 13 (a 23 não seria a melhor opção), acho bom vc conversar com o pediatra. Ao meu ver não vale a pena fazer agora não. Abraços para vc e seus filhinhos.

  37. Aline disse:

    Bom dia!! Meu filho tem 2 anos e está indo pra escolinha por orientação médica. Estou preocupada pois o número de crianças internadas com meningite, estou com a ideia fixa de dar a vacina nele, porém não compreendi a diferença da B para a ACYW, qual delas tenho que dar primeiro?

    • Carla Torres disse:

      Oi Aline. A diferença é que a ACWY protege contra meningite A, meningite C,meningite W e meningite Y e a outra protege contra meningite B. Podem ser feitas as duas vacinas no mesmo momento. Como disse no post, ambas só estão disponíveis na rede privada. Abraços.

      • Renata Ávila disse:

        Meu filho teve uma reação fortíssima à primeira dose da vacina da meningite b, parou no ho, febre, forte dor de cabeça e vômito. Não dei a segunda dose.

        • Carla Torres disse:

          Oi Renata, isso realmente sempre nos deixa muito tensas. No seu lugar, como mãe, teria a mesma dúvida. Vale a pena conversar com o pediatra, ele vai te ajudar a definir a relação risco-benefício nesta situação especifica (por exemplo ele vai avaliar o estado geral de saúde, o local onde vivem, a idade, os comportamentos -exemplo, se frequenta creche, e muitos outros parâmetros). A partir daí você decide se faz ou não a segunda dose. Abraços pra vc e seu filhinho.

      • Aline disse:

        Conversamos com o pediatra dele que aplica a vacina e ele aconselhou dar primeiro a ACWY daqui há 2 meses daremos a segunda dose e se eu tiver condições pagarei a vacina para a B também, este assunto, Meningite, tem me deixado bastante preocupada pois aonde eu trabalho 3 filhos de funcionários estavam internados por causa dessa doença. Graças a Deus meu filho não teve nenhuma reação dessa vacina. Ele está na fase de adaptação da escolinha, o que tem sido bastante choroso….

  38. Emanuela disse:

    Bom dia Dra. Meu filho têm 9 meses e 3 semanas e ainda não apanhou nenhuma vacina de meninguite. Só tem a de meninguite C no calendário. hoje encontrei e quero aplicar como tenho que fazer. Nao sei as doses que tenho que dar. Eu vivo em Angola. Ajude

    • Carla Torres disse:

      Olá, de acordo com o calendário da Sociedade Brasileira de Pediatria, nesta idade o seu bebê deveria fazer a de meningite B, mas sugiro que converse com o pediatra que o acompanha em Angola. Ele vai saber te orientar sobre o que é ideal pela área geográfica que vocês estão. Abraços.

  39. Emanuela disse:

    Bom dia Dra. Meu filho tem 9 meses e 3 semanas e ainda não apanhou nenhuma vacina de meninguite. Ms ele so tem a de meninguite C no calendário. Hoje eu encontrei e quero aplicar como tenho que fazer. Eu Vivo em Angola.

  40. cyntia disse:

    bom dia ,posso dar tylenol antes da vacinacao?

    • Carla Torres disse:

      Oi Cyntia, na bula consta que o uso do Tylenol não interfere com a eficácia da vacina, então pode fazer sim. Abraços.

      • Cinthia Weiss disse:

        Olá Dra. Carla! Muito grata pelas informações, ontem levei minhas filhas de 9 e 5 anos para vacinar, nunca havia dado remédio antes, nem logo após a vacina, somente em caso de febre. Mas logo após a aplicação a enfermeira mesmo me deu o Alivium e falou para que eu dar as gotinhas naquele momento, aparentemente uma enfermeira muito bem orientada e profissional, e eu dei. As meninas não tiveram febre, estão com dor no local. Então veio a “bomba” uma amiga me falou que não deveria ter dado o remédio, nem antes, nem após, pq cortaria a eficácia da vacina, não 100% mas que gostaria boa parte! Eu quase surtei! Então pesquisando na internet achei MUITA gente e MUITAS matérias falando a mesma coisa, me senti a pior mãe do mundo, até achar sua matéria. Agora estou um pouco mais tranquila.. 🙂

        • Carla Torres disse:

          Oi Cinthia, pior mãe do mundo? Por favor, vc tem duas filhas, isso já é muito trabalho! Vc não pode se permitir se culpar não, menina. Fica tranquila. Não é bem assim de cortar o efeito. A idéia de não se administrar anti-inflamatórios é que a vacinação desencadeia uma resposta inflamatória, que levará a produção de anticorpos para conferir a imunidade desejada. Então, evitar esta inflamação diminuiria a capacidade de imunização da vacina. Mas vc administrou uma dose só, de uma medicação que não tem uma ação anti-inflamatória tão potente. Então, relaxa. Abraços.

  41. Maria Flavia Guerta disse:

    Boa noite Dra! Estou com uma dúvida. Meu filho tem um ano e um mês. Ele tem que tomar as vacinas de 13 meses que estão um pouco atrasadas por causa da vacina de gripe. Acontece que dentre as de 13 meses está a acwy. Porém vejo que acontecem mais casos da meningo b. Será que é melhor dar logo a primeira dose da meningo b e atrasar um pouco mais as de 13 meses!? Ou é melhor seguir o esquema de vacinação?

  42. Aline disse:

    Bom dia!! Estou muito preocupada e nervosa, ao meu redor estou vendo acontecer alguns casos de meningite, inclusive a filha de uma amiga e o filho do meu primo ficaram internados por isso. Qual a diferença da vacina da meningite B para a ACWY, ambas são dadas na rede privada, correto? e qual das duas devo dar no meu filho. Ele tem 2 anos e começará na escolinha este mês.

    • Carla Torres disse:

      Oi Aline. A diferença é que elas protegem contra tipos diferentes de meningite (a ACWY contra os 4 tipos – A, C, W e Y) e a B contra o tipo B. O ideal seria vacina-lo com os dois tipos de vacina, mas converse com seu pediatra para te ajudar, caso precise escolher qual fazer no momento. Abraços.

  43. Fatima Santos disse:

    Olá Dra! Obrigada pela ajuda!
    Tenho um casal de gêmeos de dois anos, quero fazer a vacina contra Meningite B e A,C,W,Y. Como ficaria o reforço neste caso?
    Obrigada!

    • Carla Torres disse:

      Oi Fatima, gémeos de dois anos? Boa sorte pra vc (rs) Tenho um menininho de dois que me deixa de cabelo em pé!
      O esquema é assim: duas doses, com intervalo de dois meses entre elas. Parece ser suficiente para ter imunidade duradoura, sem necessidade de reforços (ainda bem, já que essa vacina é cara pra caramba). Abraços.

  44. Daniely disse:

    Olá Dra, parabéns pelo trabalho, muito valioso para quem é mãe!!!

    Meu filho tem 3 anos, tomou as vacinas dadas na rede pública (3 doses da meningite c) o ideal é que eu dê a ACWY e as duas doses da B ou apenas as duas doses da B, já que ele fez as outras na rede pública? sabe informar sobre algum caso de meningite B no Brasil?

    • Carla Torres disse:

      Oi Daniely, obrigada! Acho que o mais importante seria fazer a Menino B. Teve casos no Brasil sim. Quanto a ACWY, não há problemas em aplicar, mesmo já sendo vacinado contra meningite C. Mas o ideal é conversar com o pediatra, eu fiz nos meus principalmente por conta de viagens ao exterior. Abraços.

  45. Cibele Meireles disse:

    Oi Gostaria de saber quantas doses da vacina de meningite B tem que ser dada e qual o intervalo, minha bb tem 1 ano e 10 meses

  46. Gabrielli Fagundes disse:

    Dra Carla, boa tarde!

    Obrigada pelas orientações aqui compartilhadas que são de grande valia para as mamães de plantão.

    Minha pergunta é a seguinte, meu filho tomou a meningo B com 2 anos em 23/07/2015, de lá prá cá a vacina tem estado em falta e quando chegou em alguma unidade ele estava num ciclo de medicação e não podia tomar, quando saia da medicação a vacina acabava… 🙁

    Já estou em fila de espera em algumas Unidades, aguardando chegar, minha pergunta é: Por essa questão do tempo que ele ficou sem tomar essa segunda dose, ele está descoberto? Outra: Qdo ele for tomar, terá que repetir o ciclo com mais duas dose?

    Ah, ele tomou a ACWY a 2 semanas, existe algum intervalo específico para tomar a Meningo B?

    No aguardo…
    Mto obrigada, e que Deus abençoe a vc e sua família cada dia mais e mais

    • Carla Torres disse:

      Oi Gabrielli, desculpa a demora. Sem a segunda dose a resposta imunológica pode não ser tão eficaz, não há como garantir que esteja imunizado. Não precisa repetir o ciclo não. Basta fazer a segunda dose, mesmo com o atraso. Pela demora da minha resposta, ele tomou a ACWY há um mês, mas como as duas vacinas (Meningite B e ACWY) são de elementos mortos, não há necessidade daquele intervalo de 30 dias entre as vacinas não. Abraços.

  47. Niceleo disse:

    .meu filho tem 8 anos tomou duas doses. Da vacina meningococica c no primeiro ano de vida mas n tomou o reforco no segundo ano de vida.na epoca era paga e agora e gratuito .ele pode tomar esse reforco agora ? e quais outras vacinas contra essa doenca ele pode estar tomando agora?

  48. Tatiane disse:

    Boa tarde!

    Tenho um bebê que hoje está com 3 meses e 9 dias e ficamos internados de 30/05/16 a 09/06/16 ele teve meningite bacteriana, meningocócica! A pediatra recomendou a vacina contra meningite B!
    A vacina de 3 meses ele só poderá tomar a partir do dia 26 pois já terá passado 15 dias do fim do antibiótico!
    Gostaria de saber se dou no posto ou se já aplico a particula ACWY?

    Quase perdi meu bb e estou morrendo de medo! Eu também preciso tomar alguma vacina? na alta médica informaram que não, porém li em alguns sites que o recomendado é que familiares que tenham contato próximo também precisaria se vacinar!

    Aguardo e obrigada

    • Carla Torres disse:

      Oi Tatiane. Que desespero vcs passaram com esse bebê. Este é guerreiro, com certeza. Se você tiver condições financeiras, o ideal seria que fizesse o esquema com todas as vacinas disponíveis. Isto inclui optar pela ACWY, ao invés da Menigo C. Do mesmo modo, falei no texto, os adultos podem ser portadores sãos e contaminar pessoas que não tenham o sistema imunológico tão desenvolvido. Fica caro, mas se puder vacinar as pessoas que tenham contato direto com o bb, é válido. Mas fica tranquila, o seu bebe teve uma infecção muito grave, mas isso não o torna mais suscetível que os outros. Deus proteja toda sua família. Boa sorte pra vocês.

  49. Leonardo disse:

    Dra. Carla, boa tarde! Li uma matéria que achei válido compartilhar.

    “Secretaria de Saúde de São Paulo reforça resultados de um estudo que revela que a cobertura da vacina pode ser menor quando esse tipo de antitérmico é usado como prevenção de febre após vacinação.”

    http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI99841-15154,00.html

  50. Bom dia dra, em 2015 meus filhos tiveram contato com uma criança que faleceu após contrair meningite B. Foi feita quimioprofilaxia neles com o rifanpicina, há algum impedimento de receberem a vacina contra a meningite b atualmente?

  51. Niceleo disse:

    Oi .meu filho tem 8 anos tomou duas doses. Da vacina meningococica c no primeiro ano de vida mas n tomou o reforco no segundo ano de vida.na epoca era paga e agora e gratuito .ele pode tomar esse reforco agora ? e quais outras vacinas contra essa doenca ele pode estar tomando agora?

  52. Eneliza Minussi disse:

    Ola Dra.

    Meu filho tomou uma dose da vacina contra meningite B quando tinha 3 meses. Depois disso, a vacina ficou em falta. Hoje ele está com 9 meses. Quantas doses tenho que dar? Essa primeira dose que ele tomou está valendo ou foi perdida?

    Obrigada

  53. Renato Freitas disse:

    Boa tarde! Tenho um menino de 9 anos e 9 meses e uma menina de 13 que teve meningite há 1 ano devido à herpes zoster. Vamos mudar daqui há 2 meses para Portugal. Devo vaciná los contra Meningite B ACWY ?

    • Carla Torres disse:

      Olá, obrigada pela visita. Se tiver condições, acho que deve vacinar os dois. Vírus e bactérias hoje são realmente globalizados. Abraços.

  54. viviane disse:

    Boa noite! Dra. a criança tendo tomado a vacina meningococica C combinada-pelo Sus, não influencia a tomada da ACWY? minha filha se 1 ano e 8 meses tomou os dois tipos(tomou as do esquema do Sus e esta semana tomou a ACWY). Não tem problema?

    • Carla Torres disse:

      Fique tranquila, Viviane. Nao tem problema nenhum. Você só está aumentando a cobertura de proteção de sua pequena. Não faz mal ja ter sido vacinada com o tipo C previamente. Abraços.

  55. Gabriela disse:

    Olá, Dra. Meu filho tem 3 meses e a pediatra receitou a meningo Acwy porque ele vai em seguida pra escola. Quando fui vacinar disseram que no Brasil ainda não está liberadas pela Anvisa pra crianças menores de 1 ano mas que podem vacinar com prescrição médica pois nos Estados Unidos e nos países da Europa ela é libertada a partir de 2 meses. Eu acabei vacina do ele, você acha que pode dar algum problema? Aguardo seus comentários. Muito obrigada!

    • Carla Torres disse:

      Oi Gabriela, obrigada pela visita. Fique tranquila, ele não vai ter nenhuma reação além das normais não. As clínicas só podem administrar conforme a bula indica e para isso precisam de estudos científicos específicos para a faixa etária e quanto mais nova a criança, menos estudos temos ainda. Mas seu médico tem competência para fazer a indicação, já que é treinado e habilitado para fazer avaliações sobre risco/benefício e certamente considerou que esta é a melhor opção para seu bebê. Um grande abraço.

  56. Michelle disse:

    Meu filho que vai completar 2 anos no final de maio tomou 1 dose da vacina da meningite b em janeiro porem nos mudamos para santiago e aqui nao tem essa vacina… com uma dose é suficiente ou qual o intervalo max para nao perder “imunidade” so c a primeira dose?
    Nao temos previsao de retornar ao brasil.

    • Carla Torres disse:

      Oi Michelle, as vacinas de virus mortos geralmente requerem reforços para conferir imunidade adequada. Então, se não for feito o reforço não tem como estabelecer a segurança contra infecção. Mas Vacina dada nunca é perdida. O ideal é q o intervalo conforme recomenda o fabricante seja respeitado, mas mesmo que demore para fazer o reforço, terá boa resposta.

  57. janaina de paula machado disse:

    Estou com dificuldade para encontrar a vacina aqui em Curitiba alguém pode me ajudar?

  58. Vanessa Tardem disse:

    Minha filha completa 6 meses semana q vem e com isso vai tomar a hexavalente ( acho q equivale a penta + vip do publico) no particular, para n ter reação… E gostaria de dar tbm a de meningite b. Qual o intervalo q tenho q fazer entre as duas? Vc acha q vale a pena eu dar a de meningite b antes mesmo faltando apenas uma semana p ela completar 6 meses?
    Obrigada desde já!!!!

  59. Liliane disse:

    Boa tarde Dr. Carla!
    Dei a vacina meningococo acyw dia 06/03 e hoje dia 12/03 dei a vacina meningococo b, pois a mesma estava em falta semana passada. Não me informaram que deveria ter um intervalo de 30 dias no laboratório. Tem algum problema? A eficácia está comprometida, pode prejudicar meu filho? Ele tem 5 anos e 2 meses. Aguardo, obrigada.

  60. Raquel disse:

    Dra. Carla, boa tarde! minha filha de 2 anos será vacinada sábado contra a meningo B. A recomendação é para que a vacina seja dada no braço ou na perninha? Grata!

  61. Daniele disse:

    Boa noite . minha filha tem 2 anjinhos, tomou hoje pela manhã a vacina de meningite b (1dose). Ela está com muita dor na perninha não quer pisar está sem febre mas não quer comer, está querendo só colo. Isso é normal acontece. Estou um pouco preocupada e tão ruim ver minha pequena assim.

  62. Lilia Nunes disse:

    Olá Dra, minha filha está com 1 ano e 5 meses e devido a mudanças de convênio ela acabou passando em dois pediatras diferentes, um indicou as duas vacinas a B e a ACWY, o outro só a ACWY, fiquei na dúvida se devo dar as duas ou só uma?
    Além disso minha filha teve reação (convulsão) com a vacina pentavalente (DTP) do SUS aos 6 meses, depois disso morro de medo de vacinas, ela pode ter essa mesma reação com essas vacinas?
    grata,

    • Carla Torres disse:

      Oi. Desculpe a demora. Ela deve fazer a Contra meningite B também. Essas vacinas são todas com vírus mortos. Pelo fato de ter apresentado reação grave a DTP tem que fazer a acelular, disponível no SUS pra quem tem indicação comprovada, como é o caso da sua. Mas não há contraindicação para fazer as de meningite ACWY nem
      a B. Abraços.

  63. Renata Cascardo disse:

    Olhando seu site aqui e a carteira de vacinação tem também a meningo B (2 doses). Tem que dar as duas?

  64. Renata Cascardo disse:

    Bom dia, Dra. Carla!

    Amei o site, achei muito esclarecedor mas gostaria que você pudesse sanar uma dúvida quando a vacina Meningo ACWY. Minha filha tem 2 anos e 7 meses e a pediatra recomendou a aplicação da vacina mas como é nova fiquei meio receosa e ainda existe muitas dúvidas sobrea a vacina. Alguns pediatras concordam e outros não. Não sei o que fazer. Ouvi dizer que a vacina só tem validade de 6 meses? Não sei o que fazer! Ela já tomou tomas as vacinas, só falta essa. Me ajude, por favor!
    Obrigada,
    Renata

  65. Cinthia disse:

    Olá Dra, estou num dilema!!!
    Dei a primeira dose da meningite B no meu filho de um ano e cinco meses, no segundo dia começou a dar muita febre que não cortava nem com antitérmicos sendo preciso intercalar dipirona e paracetamol de 3/3 como subiu muito corri p hospital c ele, médico me disse ser gripe !!! Voltei p casa tendo que voltar correndo c ele a noite seguinte novamente pro hospital, a Dra pediu exames e constatou que ele estava c uma infecção, mas n descobriu onde!!!
    Sendo assim prescreveu axetilcefuroxima pra ele e eu fiz o tratamento e acompanhamento c exames de 2/2 dias até sarar por completo!!
    A médica me disse que n seria da vacina, e que n afetaria a eficácia da mesma pelo antibiotico ministrado!!!
    Mas aí agora fica as dúvidas, ser que foi a vacina??? Será que o antibiotico afetou a eficácia da vacina??? Devo fazer a segunda dose???
    Ele tomou a vacina na quinta, começou antibiotico no domingo, e a febre seguiu forte até na segunda ficando mais suave e terminando na terça!!!!
    Enfim To preocupada!!!
    Os médicos disseram que essa vacina quase n tem reação, mas é essa infecção sem saber onde foi???
    Pensa nuns dias sofridos de uma mãe rezando!!!
    Agradeço dsd então a atenção e parabéns pela excelente ajuda que nos dá!!!

  66. Vanessa Cavalcante disse:

    Olá!
    Parabéns pelo site! Tenho uma dúvida, essa vacina contra a meningite B é a mesma administrada na Europa? Essa vacina é administrada desde quando? Pessoas falam que é nova e que estão testando no Brasil! Procede? Obrigada!

    • Carla Torres disse:

      Oi Vanessa, obrigada pela visita!
      Pelo que eu saiba, essa é a mesma vacina usada na Europa desde o início de 2013. Aprovada por toda a União Européia. Sempre existem teorias da conspiração em volta das vacinas. Mas eu optei por vacinar os meus amores maiores.

  67. Boa Noite Dra, meu filho tem 3 anos e 5 meses e tomou a primeira dose da vacina contra meningite B e teve os seguintes sintomas: no dia da vacina teve por 2 vezes um quase desmaio, ficou completamente pálido, cabeca mole, boca sem sangue bem branquinha e sentia muita dor no braço. No local da vacina não ficou vermelho, nem roxo , nem inchado, só reclamava de muita dor. Na segunda vez do episódio de quase desmaio, coloquei uma pitada de sal na língua e dei água e melhorou. Após esperei uns 40 minutos e dei paracetamol para a dor. Ficou outra criança, se alimentou e dormiu a noite inteira e acordou no outro dia brincando já. Agora tenho medo de dar a segunda dose.

    • Carla Torres disse:

      Oi Letícia. Que susto você passou, hein? É uma reação bem atípica. Inclusive, deve informar na clínica ou ao pediatra que o atende para fazerem a notificação (todas as reações adversas devem ser notificadas para controle da vigilância epidemiológica). Eu só faria a segunda dose em um local onde houvesse a possibilidade de manter a criança em observação. Converse com seu pediatra. Abraços.

  68. Juliana disse:

    Boa tarde Dra. Carla, parabens pelo site muito util para nós mamaes. Uma dúvida vacinei minha filha da meningo acwy no dia 26/01/2016 e a meningo b estava em falta tb, hoje dia 01/02/2016 a moça da clinica me ligou informando que vai chegar uma remessa amanha a tarde, e que mesmo eu tenha vacinado no dia 26 ja posso estar indo vacinar no dia 03/02/2016, isso precede? Estou com medo de ficar novamente em falta e em março vou pra Europa entao estou na duvida! Obrigada

    • Carla Torres disse:

      Oi Juliana, como vão? Vão viajar? Isso sempre me anima!
      O intervalo de no mínimo 30 dias é necessário quando usamos vacina com agente vivo (enfraquecido). As vacinas inativadas (que é o caso das contra meningite) não interferem com a resposta imune a outras vacinas inativadas ou vivas, podendo ser administradas simultaneamente ou a qualquer tempo antes ou após a administração de outras vacinas. Pode fazer sim. É só vc certificar que sua filha com nenhuma vacina viva nesses últimos 30 dias. Abraços.

  69. Carolina disse:

    Meu filho tomou o reforço da meningite C, mas deveria ter tomado acwy. Ainda posso dar? Depois de quanto tempo?

  70. Cynthia disse:

    Boa tarde! Estava pesquisando sobre meningite e vim parar aqui! Tenho um bebê de 3 meses, quando fui leva-lo pra fazer a vacina da meningite, me informaram que ele havia tomado aos 2 meses, que isso estava anotado em sua carteirinha. E que a penta, que Ele deveria ter tomado, nao estava anotada. No posto me disseram que podia ser só erro de anotação Mas que não tinham como garantir e que eu teria que falar com a enfermeira que aplicou aos 2 meses (que esta de ferias). Minha pediatra tbm está de ferias e eu nao sei o que fazer… na carteirinha e no sistema esta anotado até o numero do lote da vacina meningite, mas como ele deveria ter tomado a penta (junto com as outras vacinas de 2 meses) eu nao sei se autorizo que façam a penta (correndo o risco de tomar 2 vezes ) ou que façam a da meningite ( correndo o mesmo risco, de tomar duas vezes) ou se pior ainda, ele ficar sem tomar a meningite e acabar pegando a doença posteriormente. Sinceramente não sei como agir! Agradeceria muito uma opinião medica! Obrigada

    • Carla Torres disse:

      Oi Cynthia. Que coisa, hein? Isso não é comum. Imagino que o mais provável, seja que o que está anotado no cartão (se estiver batendo certinho com o lote) seja a vacina que tenha sido feita no seu filho. Uma coisa que pode te ajudar a investigar isso é saber se o bebê teve muita reação ou não. Geralmente a penta dá muita reação de dor, febre (isso por conta do componente pertussis, que protege contra coqueluche) e a de meningite dá bem menos reação. Mas certeza mesmo, não tem como ter. O intervalo mínimo entre as vacinas tem que ser de 30 dias. Se não descobrir com certeza o que foi feito,o mais seguro é fazer as duas, a penta e meningo (no mesmo dia) agora aos três meses. Sei que é muito chato ter que furar mais uma vez seu bebezinho tão pequeno, mas me parece ser o mais seguro. Não tem problema o fato de repetir uma das vacinas. Espero ter te ajudado. Abraços para vocês.

      • Cynthia disse:

        Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site, eu não conhecia e entrei por acaso… achei todo o conteúdo que li ate agora muito bom e esclarecedor! Quero também agradecer pela resposta! Só quem é mãe entende o desespero e preocupação de outra mãe, não é? !
        Sobre a reação da vacina, tbm me perguntaram isso no posto… ele teve muita dor nas perninhas e um pouco de diarreia, febre não teve.
        Mas o enfermeiro responsável disse que não iria fazer nem a penta nem a meningo pq não queria “arriscar” e foi isso que me deixou preocupada.
        Enfim, vou seguir o seu conselho e conversar com a enfermeira que fez aos dois meses…se ela nao conseguir me dar certeza de qual foi feita, vou pedir que faça as duas juntas! !!
        Novamente agradeço pela resposta e deixo meus parabéns pra vcs!!!
        Muito obrigada

  71. Nayara disse:

    Bom dia , Dra., sou de Recife PE Meu bebê está com 4 meses, e o pediatra dele passou a vacina meningo b para ele tomar aos 3 5 7 meses e depois com 12 meses, com 3 meses a vacina estava em falta e ele me orientou a dar esse mês então,mas ouvir dizer que as reações são horríveis vômitos,diarréias, febres altas um sofrimento que dura mais de semanas,e ele tomou as de 4 meses que ja são bem doloridas, posso dar no mesmo dia? Ou devo esperar e quantos dias…estou com muita dúvidas se dou pq ouvi muita gente falar que não tem necessidade e é cara que só a do posto a c já é suficiente. ..

    • Carla Torres disse:

      Oi Nayara, sobre a importância, foi o que expus no texto, mas a decisão cabe mesmo a vc. Converse com o pediatra novamente e ouça o que ele acha. Das reações, são variáveis. Meus filhos não tiveram reação na primeira dose, mas sentiram dor e febre na segunda, passou no segundo dia. A gente fica arrasada com as picadas neles, sei como é. Ainda mais assim, tão pequenos. Nos dois primeiros anos tem tanta vacina, mas são mesmo essenciais. Se for esperar, precisa ter um intervalo de 30 dias entre as vacinas. Abraços pra vcs.

  72. Fabi disse:

    Olá! Adorei seu post! Meu filho já tomou a B e a C, mas não a ACWY. Tomou reforço da C com 1 ano e o reforço da B com 1 ano e 3 meses. Posso dar a ACWY mesmo ele já tendo tomando a C? Quando posso dar? (que falam que tem que dar um intervalo entre uma vacina e outra)
    Obrigada!

    • Carla Torres disse:

      Oi Fabiana, obrigada pela visita. Pode dar a ACWY sim, sem problema. Isso do intervalo é assim: ou faz as vacinas no mesmo dia ou, se for fazer separado, tem que esperar 30 dias entre uma vacina e outra. Abraços.

  73. Ana Carla disse:

    Dra, tenho uma filha de 1 ano e vou viajar pra Costa do Sauípe. Não consigo encontrar a vacina meningo B para aplicar nela. Como faço , porque aquela região costuma ter surto

    • Carla Torres disse:

      Oi Ana, que delícia essa viagem!
      O surto que teve na Costa do Sauípe foi de meningite C. Mas já foi controlado. Não tem surto de menino B não. O ideal é que vacine, mas se você não está encontrando, fazer o que? Mas não se preocupe demais. As chances lá não são muito maiores do que em qualquer outro local do Brasil. Fique tranquila. Abraços para vc e sua filhinha.

  74. Ana Lúcia N. Mendes disse:

    Olá Dra , meu filho tomou a vacina A,C,W,Y ( 1 dose ) em novembro de 2011 com 14 anos, agora ele tem 18 anos, é necessário reforço dessa vacina A,C,W,Y ??? Me falaram que teria reforço 5 anos apos tomar a 1ª dose.. A vacina meningo B ele já tomou as 2 doses em junho e agora em novembro. Minha duvida é somente quanto a necessidade de reforço da meningo A,C,W,Y
    Aguardo sua resposta, muito obrigada pela atenção .

  75. mariane disse:

    boa noite , meu filho tem 15 anos e tomou a vacina menino A e C em 2002 , depois em 2005 e em 2009 tomou meningo C . gostaria de saber se ele deve tomar a vacina conjugada menino acwy ? pergunto isso por conta da adolescência( muitas festas, baladas, beijos …) obrigada

  76. elizabeth disse:

    boa noite .

    meu filho tem 7 e ja tomou meningo c tambem acwy ,gostaria de saber se precisa da a meningo b
    meu filho ja teve menigite 3 vezes mas foi a viral , e fiquei muito curiosa sobre essa doença

    • Carla Torres disse:

      Oi Elizabeth. Que desespero você deve ter vivido. Seu menino é um guerreiro! Deus o proteja sempre. Pela idade, ele já não faz parte do grupo de maior risco, mas você sabe, isso é estatística. Se tiver condições financeiras, entendo que vale a pena sim. Você já ouviu a opinião do pediatra que o acompanha?
      Abraços pra você.

  77. Daiane disse:

    Oi Dra. tudo bem?
    Tenho um filhinho de 2 anos e 2 meses,em dezembro vamos viajar para Gramado/ RS,estou com duvidas se preciso fazer a vacina da Meningo por causa da viagem,ele fez todas as vacinas pelo SUS,e como a vacina é bem cara aqui(Curitiba),estou bem na duvida,claro que se eu tivesse condições já teria feito.

    • Carla Torres disse:

      Oi Daiane. Acabei de voltar de Gramado com os meus pequenos. Amamos muito! Vou ver se consigo postar algo.
      Por conta da viagem não há essa necessidade de vacinar não. Não temos notícia de surtos por lá. Abraços.

  78. Josiane disse:

    Boa tarde
    Meu filho foi vacinado pela rede pública…
    Vamos viajar para o exterior e me indicaram para fazer a ACWY
    isso procede?
    vou fazer a B tambem
    Abraços.

    • Carla Torres disse:

      Oi Josiane, procede sim. Vale a pena fazer. Se vocês forem para a Europa, é importante que vocês sejam vacinados contra sarampo (seu filho deve estar em dia, mas é bom conferir se vocês precisam de repouso).

  79. Adriana disse:

    Oiii meu filho tem um ano e meio esta semana tomou. tétano. coqueluxe e caxumba.e a enfermeira veio e me disse q ele nao tinha tomafo com 15 meses a meningite c fiquei nervosa.pq agora eles nao sabe se ele tomou sim ou não. sera q eu posso dar essa conjungada e esquecer essa ultima de 15 meses.pq agora fico comedo d dar esse reforço ele ter tomado. o que faço

    • Carla Torres disse:

      Oi Adriana, não entendi muito bem sua pergunta; conjugada você quer dizer C pura ou ACWY? Essa da Meningite B é sobre outro tipo de bactéria. De qualquer modo, não há problemas em repetir a dose da vacina, mas seria bom poupar o pequeno de uma picada desnecessária. Vc já conferiu bem se não está registrado mesmo na carteirinha ou no sistema da unidade de saúde? Conversou com o pediatra?

  80. louise disse:

    bom dia , venho acompanhado as postagens de todos e gostaria de saber se por acaso nenhuma dessas vacinas já chegou na rede pública? ou se não tem previsão de chegar.

  81. Daiane disse:

    Olá Dra. Carla! Meu filho de 3 anos e 9 meses fez ontem a segunda dose da vacina meningo b, ele está com muita dor no braço em que foi feito a vacina, está vermelho no local e inchado, inclusive onde tem a marquinha da bcg também está vermelho. Gostaria de saber se é normal? Estou muito preocupada.
    Desde já agradeço!

  82. Daniela disse:

    Olá,adorei o site ,parabéns!Me tire uma duvida por favor,minha filha tomou todas as vacinas na rede publica,e nos ultimoa meses estou com plano de saúde e levei ela a um pediatra particular,porem a doutora nem chegou a olhar a cadernete de vacinaçao e disse q eu teria q dar a vacina da meningococo Acyw,ela tomou todas as doses da meningo C da rede publica,porem agora fiquei na duvida em qual dar pois lendo aki alguns comentarios vi q ela tem q tomar a meningo B tbm,ela esta com 3 anos,e agora o q devo fazer doutora?

    • Carla Torres disse:

      Olá Danny, o ideal seria fazer as vacinas contra ACWY e a meningite B, que infelizmente só tem na rede particular. Converse com a pediatra para te ajudar a escolher a prioridade, conforme o local onde vocês vivem. Abraços.

  83. VIVIANE SCHIARA disse:

    Tenho uma dúvida com relação as vacinas dadas pelo SUS e pelas clínicas particulares.
    Sempre vacinei meu filho pelo calendário do SUS.
    Gostaria da sua opinião como médica.
    Quais vacinas devo dar, que não são fornecidas pelo SUS ?
    Gostaria de ter meu filhote protegido ao máximo contra doenças, sei que é impossível proteja-los de tudo , mas ficaria mais tranquila sabendo que fiz tudo ao meu alcance.

    que Deus te abençoe.

    • Carla Torres disse:

      Oi Viviane, obrigada pela visita. Desculpe a demora. O calendário do SUS é muito bom, mas nós mães sempre queremos O melhor! Não basta ser bom, não é? Mas converse com seu pediatra para ele te orientar quanto a prioridades dependendo do histórico da criança, do local onde vocês vivem, do padrão de viagens…
      Eu fiz nos meus as da meningite que só tem mesmo no particular (ACWY + meningo B), as contra pneumococo (no SUS é 10-valente, ou seja, contra 10 tipos de bactérias, na rede particular é 13) e gripe (tetra na rede privada e trivalente no posto).
      Abraços.

  84. Aline Dias disse:

    Boa noite
    Muito obrigada pelos esclarecimentos. Tenho um filho de 5 anos e uma filha de 1 ano e 3 meses. Quero fazer as duas vacinas (ACWY e B). A dúvida está em relação ao fazer o reforço da meningo C com 15 meses na rede pública ou NÃO FAZER O REFORÇO e FAZER a ACWY. Pois se fizer o reforço da meningo C e depois a ACWY estarei “duplicando” a vacina “C”. Grata. Um abraço, Aline.

    • Carla Torres disse:

      Oi Aline, desculpa a demora. Eu optei por não fazer a C isolada, fiz a ACWY, então não fiz esse reforço. Não há grandes problemas em “duplicar”a vacina – a não ser pelo desconforto das picadas e das possíveis reações da vacina. Se vc tiver condições, sugiro que faça como eu fiz. Abraços.

  85. karem disse:

    Tenho um filho de 3 anos e 6 meses, aqui no R.S. Existem casos de óbito por meningite, que, segundo informações são de adolescentes. O laboratório daqui está fazendo a Acwy e a meningo B no mesmo dia, meu filho fez . Dizem que a produção da meningo B terminou, e a previsão é de que,em setembro a segunda dose esteja disponível,mas não garantem. Em outras cidades existe a meningo B? Esta informação procede?
    Meu filho fez todas vacinas da rede publica e privada, mas foi a primeira vez que teve reação: Febre e bastante dor no braço em que foi aplicada a meningo B.
    Obrigada por esta publicação em um momento de muitas opiniões leigas sobre um assunto tão importante.
    Conheço 3 pessoas que perderam seus filhos por meningite, em diferentes fases da vida, então,como leiga, sei que, é uma doença rápida,silenciosa e letal, portanto sempre que houver formas prevenção farei,e penso que os pais que tem condições deveriam fazê-lo.

    • Carla Torres disse:

      Oi Karen, obrigada! É uma pena que a vacina não seja disponibilizada para todos.
      Não sabia que a vacina está em falta. No RJ parece que a distribuição está normal.
      Não há contraindicação de fazer as duas vacinas no mesmo dia, eu pessoalmente prefiro fazer separado para reduzir os riscos de reações. Aqui em casa todos fizemos, mas meu marido e eu sentimos muita dor na ACWY e as crianças nada (ainda bem, antes nós do que eles). Abraços para você e obrigada pela contribuição.

    • Carla Torres disse:

      Obrigada pelo seu relato, Karem. A primeira dose da Meningo B foi super tranquila para os meus. No reforço eles dois tiveram febre e bastante dor. Ouvi na clínica que vacinei que estava mesmo em falta. Não estavam fazendo a primeira dose, estavam guardando as unidades que tinham para os clientes que precisariam do reforço, tomara que esta distribuição se normalize logo. Abraços.

  86. Danusa Castro disse:

    Olá Dra. Minha filha tem 10 anos e estou pensando em vacinar ela, gostaria de saber se tem alguma contra indicação pois ela toma remédios para pressão alta e para diabetes. E se posso dar da meningite B e da ACWY e da gripe H1N1… Juntas porq andei pesquisando e fiquei mais confusa… Muito obrigada

    • Carla Torres disse:

      Oi Danusa. Obrigada pela visita. Não tem contraindicação não. As vacinas podem ser feitas todas de uma vez, mas sugiro que não o faça para minimizar as chances de efeitos colaterais. Converse com o pediatra para te ajudar a priorizar qual deve ser feita primeiro. Abraços.

  87. Patricia disse:

    Olá Dra tenho 2 filhos um de 6 e um de 7 anos, fuinha situação financeira não está muito boa com essa crise, será que eles estão na faixa etária do grupo risco? obrigada

    • Carla Torres disse:

      Oi Patrícia, obrigada pela visita. Não se aflija demais, não se cobre tanto. A vacina é importante mas seus meninos já estão um pouquinho maiores, não há tanto risco. Se onde vocês vivem não foram identificados casos, você pode esperar até as coisas melhorarem para você. Abraços.

  88. letícia disse:

    Olá Dra Carla, nossa como é gratificante ler um post tão explicado, e de grande valor para nós mamães.
    Minha filha completou 3 anos, eu dei todas as vacinas e paguei umas 2 particulares, mas nao foi essa Acw e nem men b, na verdade nem sabia, obrigada!!
    Gostaria de saber uma coisa, eu li numa matéria sa revista acho q foi Crescer q as vacinas do Sus e as particulares tem diferença, é verdade?

    • Carla Torres disse:

      Oi Letícia, obrigada. Ser mãe é difícil demais. Temos que nos ajudar umas às outras, não é mesmo?
      Ainda tem bastante diferença sim entre as vacinas do SUS e da rede privada. Algumas são absolutamente iguais, como a Febre Amarela e a meningocócica C simples, mas algumas como rotavírus e pneumococo há muita diferença.

  89. Carla disse:

    Quanto tempo a criança fica imunizada fazendo a vacina??

  90. Fernanda disse:

    Olá Dra.!! Primeiramente gostaria de parabeniza-la pela iniciativa, o post excelente!! Bem meu filho tem 8 anos, ele fez a vacina menigo c e a acwy. Estou com receio em dar a B, pois na clínica q o vacino, fui informada q essa vacita tem dado muita e fortes reações, inclusive eles não aplicam junto com outra vacina no mesmo dia. Gostaria de saber sua opinião, e se essa idade dele está no grupo de risco? Obrigada.

    • Carla Torres disse:

      Oi Fernanda, obrigada.
      Eu prefiro realmente fazer as vacinas sempre separado. Seu filho já não está entre o maior grupo de risco, mas se houver condições financeiras, acho que vale a pena fazer. Quanto às reações e risco-benefício, converse com o pediatra. Meus dois (1 ano e 3 anos) fizeram as duas doses e não tiveram nenhuma reação, mas isso é mesmo muito individual. Não encontrei informações oficiais de quão graves e frequentes são essas reações aqui no Brasil.

  91. Ana disse:

    Boa tarde.
    Achei o blog maravilhoso.
    Eu dei a vacina de cachumba em meu filho há quinze dias.Eu não havia feito o reforço aos 4 anos.
    Rle acabou de completar 9 anos . Já dei a contra miningite C e agora na próxima quarta quero dar contra miningite , pois no Rio está ocorrendo uns casos e vários de cachumba.
    Qual indica para eu dar primeiro ?
    A contra tipo B nova ou a Acwy ?
    Qual a reação de cada ?
    Pode não ter reação? !

    • Carla Torres disse:

      Obrigada, Ana. A prioridade no RJ é realmente a de caxumba, que vc já fez. Como você já vacinou contra meningo C, e se não for viajar para o exterior, sugiro que faça a de meningite B. Essas são as duas principais causas, no momento. Abraços pra vc.

  92. manu soares disse:

    Olá,meu filho tem 8 anos,faz 9 em Outubro.
    Ano passado dei a vacina de meningite e catapora,na minha cidade tem casos de meningite,tenho que vacinar novamente esse ano?
    Obrigada!

    • Carla Torres disse:

      Olá, Manu. Ano passado ainda não tínhamos a vacina contra meningite B, então essa você não fez nele. Se você tiver condições financeiras, seria bom vacinar sim. Mas o ideal é tentar descobrir qual o tipo de meningococo (B, C, W, Y…) está causando esses casos na sua cidade. Tem que ver na carteira de vacinação qual o tipo da vacina você fez: Meningo C (que é a única disponível no SUS) ou a Meningo ACWY (que só tem na rede privada) para ver contra quais tipos seu foi imunizado.

  93. Helena disse:

    Dr. Tenho dois filhos um de 9 e um de 18..
    Acha que deveria vacina- los? Estou com a minha situação financeira muito apertada, será que tem muita necessidade para a idade deles? Obrigada

    • Carla Torres disse:

      Olá, Helena. a pela visita. Essa vacina pesa mesmo no orçamento. Seus filhos não estão na faixa etária de maior risco. Não se aflija tanto. Acho que pode investir em outras prioridades.
      Abraços para você.

  94. Renata miranda disse:

    Meu filho teve febre alta, fortes dores de cabeça e nas costas, e vômito, após tomar as vacinas (B e ACWY). Fiquei desesperada com ele berrando de dor, corri para o hospital, e ele foi medicado com dipirona, tomou soro, e aos poucos, foi melhorando. Isso significa que não pode tomar a segunda dose?

    • Carla Torres disse:

      Oi Renata. Imagino a sua insegurança em revacinar seu pequeno. Os médicos que o atenderam ou o pediatra que o acompanha suspeitaram fortemente de hipersensibilidade a algum componente da vacina? A reação que ele apresentou não é típica, mas a contraindicação à segunda dose estaria se os médicos assim tiverem diagnosticado.
      Esse quadro que ele teve seria de suspeitar até do caso de meningite, mas isso é descartado porque, como disse no post, a vacina não tem elementos vivos e não poderia causar a doença.
      Converse com o pediatra para que tente esclarecer a principal hipótese diagnóstica (por exemplo: ele pode ter tido a falta de sorte de ter uma infecção que, por acaso, ocorreu após a vacinação) para avaliar o risco-benefício de fazer a segunda dose.
      Por favor, depois dê retorno dizendo se fez o reforço ou não. Sua experiência pode ajudar muitas outras pessoas.
      Abraços para você.

  95. Danielle disse:

    Olá, gostaria de saber quanto tempo após ministrar a vacina ela começa a fazer efeito. Tenho uma viagem para Salvador e ainda não vacinei meu filho, não sei se eu der a vacina antes de ir irá funcionar. Obrigada

    • Carla Torres disse:

      Olá Danielle, obrigada pela visita. Para a imunidade ser idealmente alcançada, tem que fazer as duas doses, que tem o intervalo de 1 – 2 meses entre as doses, dependendo da idade. Mas fato é: melhor ter feito pelo menos uma das doses do que nenhuma. Quanto antes você o vacinar, mais tempo dará ao organismo para produzir anticorpos para a defesa. Abraços.

  96. Graziele Selan disse:

    Olá Dra. Meu filho tem 1 ano e fiz à meningite b na terça passada. Ele teve febre de 37.9 e mediquei com tylenol bebe. A febre passou e no dia seguinte quãnfo a febre ia voltar mediquei com dipirona infantil xarope a questão é que desde então a temperatura dele está baixa e fixa oscilando o tempo de todo. Chegou a ficar com 34.2 e os 35.5 atualmente é a temperatura que ele mais fica. Chegou também ontem a subir novamente com 37 mas logo caiu. Você conhece alguma relato sobre este tipo de reação da vacina?

  97. Olá Dra. Muito obrigada pelas informações disse:

    Olá Dra. Muito obrigada pelas informações.
    Tenho uma dúvida: tomar a vacina não quer dizer que está protegido da meningite por que tem vários tipos…OK, mas a dúvida…
    A vacina que protege contra a meningite tipo B bacteriana isenta a criança de ter essa mesma doença 100%? No caso, a do tipo bacteriana?

    • Carla Torres disse:

      Olá, obrigada pela visita. Infelizmente na Medicina (como em quase tudo na vida) nada é 100%. A vacina contra Meningite B protege contra mais de 80% das bactérias que circulam no Brasil, o que reduz demais as chances de ser contaminado.

  98. Patricia Gonçalves disse:

    Cara Marcia, boa noite! A minha filha tem 6 anos e desde os 3,infelizmente, passou a ter convulsões febris. Li que a vacina contra a meningite B causa febre num grau moderado e que o paracetamol é o antitérmico indicado. Também já li em sites de notícias que ele interfere na eficácia da vacina. A minha dúvida é: ela pode tomar dipirona ou o ibuprofeno como antitérmicos caso eu dê a vacina da meningite B?

    • Carla Torres disse:

      Olá, Patrícia, obrigada pela visita. Na bula do próprio fabricante consta que o paracetamol não interfere com a atividade da vacina. Este tipo de afirmação requer experimentação prévia, como você pode imaginar. Este parece que foi o antitérmico testado. Não constam outros. Mas por minha experiência prática (que não tem nenhum valor dentro da medicina baseada em evidências), uso a dipirona com boa resposta.

  99. Thaís Priscila de Sousa e Silva Depieri disse:

    Gostei muito do seu post. Muito esclarecedor, pois além dos dados científicos, sua opinião como mãe é como médica nos dá maior segurança para tomarmos nossa própria decisão. Já tinha decidido dar a vacina contra a Meningite B na minha pequena, mas agora farei issocom muito mais confiança. Obrigada.

  100. Valéria disse:

    Olá Dra!!
    Muito legal o post!!! A pediatra do meu filho receitou a ACWY há 1 mês para o meu filhote, que já tem 2 anos. Ainda não levei ele para vacinar, mas aqui no Sul tem uma epidemia recente da doença, já com 10 mortes confirmadas, por isso acho que vou levá-lo logo, e agora com a vacina do tipo B, acho que vou vaciná-lo das duas. Dra, será que existe alguma contra indicação para quem faz imunoterapia? Meu filho faz imunoterapia porque tem muita alergia a ácaros. Obrigada!!!

    • Carla Torres disse:

      Olá, Valéria. Eu também vacinei os meus com ACWY e depois com a B. Não tem contraindicação não. Mas é bom avisar ao médico alergista para que use esses dados ao interpretar determinados exames que por ventura venha a solicitar.

  101. Andressa disse:

    Boa tarde! Li seu post e achei bastante esclarecedor mas em meio a tantas coisas q li fuçando os sites em
    Busca de respostas, vim aqui pra finalizar de vez minhas dúvidas….
    Minha filha está c 18 meses e com as vacinas todas em dia! Dei todas as fornecidas pela rede pública, mas particular nenhuma até agora! Nem a meningo acwy… Mas para todos os efeitos, ela está imunizada e só precisaria retornar nas campanhas ou aos 4 anos! Porém 3 amigas com
    Filhos na faixa etária da minha, tiveram indicação de suas pediatras a fazer a meningo b, porém a da minha filha disse q n haveria necessidade por enquanto! Q n é uma epidemia e q n garante a infecção, q está em
    Seu nr normal de casos no período, n havendo necessidade de alarde! Mas a saúde dela está em
    Primeiro lugar! Se houver realmente a necessidade de administração da vacina, me apertarei e farei (como vc disse é mto caro: 1200,00 p as 2 doses)! Até agora ela só me indicou do particular a pneumo 13! Q farei… Mas preciso saber sobre a meningo b! Aguardo seu posicionamento e agradeço desde já! Abçs…

    • Carla Torres disse:

      Oi Andressa, obrigada pela visita. O que acontece é que em termos financeiros na saúde pública é inviável imunizar toda a população. Nosso calendário do Ministério da Saúde já evoluiu muito, mas sempre está atrás das clínicas particulares. Até recentemente a pneumo do SUS era a 7 e da rede particular era 10; o SUS agora é 10 e particular 13 valente.
      Não tenho vínculo com qualquer clínica de vacina ou laboratório. Mas acho válido complementar o que falta ainda no SUS. Nós médicos precisamos usar taxas como incidência de doenças para calcular riscos e traçar orientações, coisa que como mãe é difícil, já que se imagino que meu filho tem um risco de 10% de adoecer de algo que eu poderia ter evitado, isso passa de peso de 10 para 90% na minha consciência.
      Não sei se te confundi mais (rs), mas minha penso que não temos como garantir que não há riscos (infelizmente nem estando com todas as vacinas disponíveis em dia podemos); fiz nos meus filhos e indico para meus pacientes, mas a decisão é só sua. Se apodere das experiências e conhecimentos de quem confia e tome sua decisão. Abraços.

  102. odete t eislfeldt disse:

    Meu filho tem 13 anos e fez vacina em outubro 2014. Mas fez somente uma dose. Ele teria que fazer outrs? Por quantos anos fica imunizado?
    Levei clinica Iguatemi. Paguei R$ 320,00.
    Desdr ja agradeco

  103. Parabéns pela publicação. Como otorrino e mãe de 2, tirei minhas dúvidas! !! Um beijo

  104. Adriana disse:

    Olá Dra. Tenho dois filhos, um de 10 anos e um de 3 anos. Ambos estão com as vacinas em dia, inclusive as de Meningite, devo vaciná-los com esta nova vacina também?
    Obrigada

    • Carla Torres disse:

      Oi Adriana, as vacinas anteriores não protegem contra esse tipo específico de meningococo. Pelo que mostrei no post, a importância é maior nas crianças pequenas. Acho válido vacinar sim, principalmente o filhinho menor.

  105. Greice disse:

    Olá Dra! Gostei muito da matéria, mas fiquei com uma dúvida. Gostaria de saber se a vacina contra Meningite B pode ser aplicada no mesmo dia que a da Meningite C, uma vez que vice não citou no texto. Meu bebe tem 2 meses.
    Obrigada
    Greice

  106. Neiva Fabiana disse:

    Excelente informação.
    Grata pelo seu compartilhamento Dra Carla.

  107. Karla disse:

    No sábado fui a uma clínica particular e vacinei minha filha contra a meningite B, ACWY e pneumocócica. Há algum problema em dar as duas vacinas de meningite juntas, a clínica me garantiu que não, por isso dei as 3. Minha filha tem 1 ano e 2 meses. Obrigada

  108. Ada Noriega disse:

    Eu dei a primeira dose da Meningo B no meu filho, mas foi aplicada, no mesmo dia a ACWY. Eu perguntei no laboratório e eles falaram que podiam ser aplicadas no mesmo dia (lugares diferentes).
    Segundo o post, não poderia. O que pode acontecer? Perde efeito?
    Obrigada!

    • Carla Torres disse:

      Oi Ada, obrigada pela visita. Fique tranquila. Não tem problema não e as vacina não interfere com o efeito da outra nesse caso não.
      Eu citei as outras vacinas mais comuns de serem aplicadas simultaneamente, mas não disse que a da meningite não poderia. Vou rever a forma que escrevi. Sua dúvida pode ser a de outras pessoas. Abraços para você.

  109. Cristiane disse:

    A muito tempo não lia algo tão esclarecedor sobre um tema tão importante. A propósito, tenho um blog sobre maternidade e gostaria de saber se você me permite postar com os devidos créditos é claro. Obrigada! Um beijo, Cris

    • Carla Torres disse:

      Oi Cristiane, obrigada. Fique à vontade, pode usar sim. Quanto mais gente informada, melhor. Manda o link do seu blog. Abraços para você.

  110. Antonio disse:

    Minha filha tem artrite reumatóide infantil e está com 12 anos. Em 2007 ela tomou a vacina para meningo C. É recomendável tomar a ACWY?
    E sobre a B, como a vacina é biológica tenho receio.
    tenho consulta com a pediatra na próxima semana, mas gostaria de uma outra opinião.
    Obrigado
    Antonio

    • Carla Torres disse:

      Olá Antônio, obrigada pela visita.
      Todas essas vacinas são com elementos mortos, mesmo para quem está em tratamento imunossupressor, não teria contraindicação. Mas é muito importante avaliar o custo-benefício de cada medida quando estamos no tratamento de uma condição crônica. Depende muito de onde vocês morem (para avaliar o risco epidemiológico), dos medicamentos que ela está em uso… Felizmente ela está em uma faixa etária onde a B não tem tanta importância. Eu consideraria a ACWY, mas indicaria só depois de uma avaliação cuidadosa. Ninguém melhor para te ajudar a tomar esta decisão do que o médico que a acompanha. Abraços para você.

  111. Márcia disse:

    Olá Dra.
    Gostei muito do seu post, mas confesso que estou com medo de dar essa vacina, fiz uma enquete com amigas e conhecidas e ninguém deu essa vacina, digo ninguém!!! A grande maioria não sabia que a vacina existia e as pessoas que sabiam dessa vacina, ao consultarem o seu Pediatra, foram informadas que não deveriam dar a vacina, por se tratar de uma vacina nova e que não tem comprovação de eficácia (segundo palavras dos pediatras) sinceramente, estou com medo, meu Pediatra mandou dar a vacina, mas até a secretária dele, disse que não vai dar a vacina e aí Dra? O que VC me diz disso, porque não são todos os pediatras que recomendam essa vacina? Obrigada…

    • Carla Torres disse:

      Olá, Márcia. Obrigada pela visita. Vacinação é um tema que sempre levanta polêmica, inclusive entre os médicos. A vacina é nova no Brasil, mas já existe há tempos na Europa. A decisão termina cabendo mesmo aos pais. Estas informações que estão no meu texto são todas respaldadas cientificamente. Eu me vacinei e levei meus amores maiores junto comigo. Sugiro que você converse com o pediatra, que acredito seja um profissional de sua confiança, e exponha a ele seus receios. Diga a ele o que te preocupa. A opinião de alguém em quem confiamos sempre deve ter mais peso do que a de pessoas que falam sem comprometimento ou sem embasamento. É o que eu faço. Também tenho dúvidas, principalmente no que se refere a meus filhos, sempre escuto quem entende do assunto e depois tomo a decisão seguindo meu coração. Tem dado certo. Abraços.

    • Luiz disse:

      Márcia. Sou pai de uma menina de 4,5 anos. Já demos a primeira dose e este mês daremos a segunda. Veja só, muita gente não sabe da vacina porque ela é nova, foi lançada no Brasil em maio deste ano. E brasileiro costuma ser mal informado. Além disso, nenhuma vacina é disponibilizada sem ter sido testada e aprovada. O que te falaram é besteira. Escute seu pediatra e a dra. Carla aqui. Aliás, excelente post dra.

  112. Kayte disse:

    Amei as informações!
    Obrigada por compartilhar sua experiência e ajudar o próximo.
    Bjs

  113. Cris disse:

    Olá ,minha filha tem 4 anos e nove meses,a caderneta de vacinação está em dia mas nunca fiz em clínica privada somente em postos públicos, gostaria de saber quais vacinas em postos privados posso dar a ela ,e como dar,algumas juntas?obrigado.Cris.

    • Carla Torres disse:

      Oi Cris, obrigada pela visita. Infelizmente tem sempre esse atraso comparando a rede pública com a privada. Se você tiver condições financeiras, tente associar as que só estão disponíveis nas clínicas, como é o caso da MeningoB.

  114. Elaine Santos disse:

    Excelente a informação prestada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *