Filhinhos da Mamãe

Guia Sobre Infância
MENU

Zika causa surdez em bebês com microcefalia

Tags:, ,

Zika e surdez

A infecção congênita pelo Zika, quer dizer, durante  a gestação, causa microcefalia. No dia 30/8 foi divulgado no site CDC (Center of Disease Control – Centro de Controle de Doenças dos EUA) um estudo feito no Brasil que mostrou que 5,8% das crianças com microcefalia tinham também perda auditiva sensorioneural.

Como foi feito o estudo

Um estudo retrospectivo com 70 bebês de 0 a 10 meses com microcefalia e evidências laboratoriais de infecção pelo vírus Zika foi realizado no Hospital Agamenon Magalhães.

Como recomendado pelo American Academy of Pediatrics´Joint Committee on Infant Hearing, a avaliação auditiva foi feita com testes de screening e diagnósticos com BERA.

A perda auditiva é um aspecto estabelecido de outras infecções congênitas, como citomegalovirose, rubéola, toxoplasmose, herpes simples e sífilis. Nessas infecções a perda auditiva é sensorioneural, geralmente bilateral e profunda. Muitas vezes é indetectável ao nascimento, e algumas vezes é progressiva ou flutuante.

Lesões oftálmicas e ortopédicas já foram descritas na síndrome da infecção congênita pelo  Zika.

 

O estudo afirma que todos os bebês nascidos de mães com evidências de infecção pelo vírus Zika durante a gravidez deve ter sua audição testada, inclusive os bebês que parecem normais ao nascimento.

 

 

Fonte: http://www.cdc.gov/mmwr/volumes/65/wr/mm6534e3.htm

Luciana Novellino

Luciana Novellino

Médica, mãe de dois. Apaixonada pela família e buscando vivenciar a maternidade com alegria, mais leveza e menos cobrança.
Luciana Novellino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *